A escola e a educação patrimonial: perspectivas de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maria
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Cardoso, Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/299
Resumo: No presente artigo analisa-se a importância da educação patrimonial e o papel eterminante que a escola pode desenvolver nesta área. Nos últimos tempos tem-se verificado uma progressiva consciencialização da sociedade pela preservação e divulgação do património cultural, enquanto elemento aglutinador e fundamental da nossa identidade como povo. Porém, os processos de sensibilização e divulgação devem ser iniciados desde muito cedo, acompanhando o desenvolvimento e a formação dos indivíduos. É nesse sentido que consideramos fundamental a criação de situações favoráveis que levem ao desenvolvimento dos valores culturais nas camadas mais jovens da população.
id RCAP_69996a8407a1c9b469db25474ced9ab8
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/299
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A escola e a educação patrimonial: perspectivas de intervençãoEscolaEducação patrimonialIdentidade culturalAcção educativaNo presente artigo analisa-se a importância da educação patrimonial e o papel eterminante que a escola pode desenvolver nesta área. Nos últimos tempos tem-se verificado uma progressiva consciencialização da sociedade pela preservação e divulgação do património cultural, enquanto elemento aglutinador e fundamental da nossa identidade como povo. Porém, os processos de sensibilização e divulgação devem ser iniciados desde muito cedo, acompanhando o desenvolvimento e a formação dos indivíduos. É nesse sentido que consideramos fundamental a criação de situações favoráveis que levem ao desenvolvimento dos valores culturais nas camadas mais jovens da população.Instituto Politécnico de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuPereira, MariaCardoso, Ana Paula2010-12-03T15:00:53Z2010-062010-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/299por1647-662Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:24:11Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/299Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:39:49.825316Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escola e a educação patrimonial: perspectivas de intervenção
title A escola e a educação patrimonial: perspectivas de intervenção
spellingShingle A escola e a educação patrimonial: perspectivas de intervenção
Pereira, Maria
Escola
Educação patrimonial
Identidade cultural
Acção educativa
title_short A escola e a educação patrimonial: perspectivas de intervenção
title_full A escola e a educação patrimonial: perspectivas de intervenção
title_fullStr A escola e a educação patrimonial: perspectivas de intervenção
title_full_unstemmed A escola e a educação patrimonial: perspectivas de intervenção
title_sort A escola e a educação patrimonial: perspectivas de intervenção
author Pereira, Maria
author_facet Pereira, Maria
Cardoso, Ana Paula
author_role author
author2 Cardoso, Ana Paula
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Maria
Cardoso, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Educação patrimonial
Identidade cultural
Acção educativa
topic Escola
Educação patrimonial
Identidade cultural
Acção educativa
description No presente artigo analisa-se a importância da educação patrimonial e o papel eterminante que a escola pode desenvolver nesta área. Nos últimos tempos tem-se verificado uma progressiva consciencialização da sociedade pela preservação e divulgação do património cultural, enquanto elemento aglutinador e fundamental da nossa identidade como povo. Porém, os processos de sensibilização e divulgação devem ser iniciados desde muito cedo, acompanhando o desenvolvimento e a formação dos indivíduos. É nesse sentido que consideramos fundamental a criação de situações favoráveis que levem ao desenvolvimento dos valores culturais nas camadas mais jovens da população.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-03T15:00:53Z
2010-06
2010-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/299
url http://hdl.handle.net/10400.19/299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-662X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130861612826624