O computador Magalhães na sala de aula novas práticas e processos de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, José Júlio Moreira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2246
Resumo: A actual sociedade da informação e do conhecimento, exige aos professores a tomada de posições esclarecidas e reflexivas no que se refere aos aspectos que condicionam a maneira de ser e de pensar. Desta forma urge que se fomentem atitudes e actuações pedagógicas que rentabilizem as novas potencialidades das Tecnologias de Informação e Comunicação. No âmbito da presente dissertação, elaborou-se um estudo que pretende analisar o impacto do Programa e.escolinha na renovação e melhorias das práticas educativas dos professores do Agrupamento de Escolas de Resende, com a utilização pelos alunos de um computador pessoal – ―O Magalhães‖. Na primeira parte do estudo, componente teórica, começámos por abordar a relação entre a Sociedade da Informação e a Escola, seguiu-se uma descrição da tecnologia educativa nas suas múltiplas dimensões e encerramos a parte teórica com uma breve análise à integração das TIC no currículo do 1º ciclo. Na componente empírica foi desenvolvido um plano de intervenção junto do agrupamento de escolas e elaborado um questionário final, com o qual pretendemos averiguar, o nível de integração que os professores fazem dos computadores Magalhães nas suas práticas lectivas. A análise dos dados permitiu-nos concluir que a maioria dos professores, utiliza e valoriza o computador Magalhães na sua prática lectiva, adequou as suas práticas à integração do mesmo e reconhece nos seus alunos um efeito potenciador das aprendizagens favorecendo a melhoria dos resultados escolares. Os principais constrangimentos apontados pelos professores são a falta do acesso sem fios à internet nas suas salas de aula e a falta de apoio técnico para superar as anomalias verificadas no funcionamento dos Magalhães.
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