Gestão dos cuidados de saúde e satisfação dos utentes numa unidade de cuidados continuados integrados estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebelo, Fátima Alexandra Martins
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/23204
Resumo: Mestrado APNOR
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spelling Gestão dos cuidados de saúde e satisfação dos utentes numa unidade de cuidados continuados integrados estudo de casoSatisfação de utentesRede Nacional de Cuidados Continuados IntegradosEstrutura residencial para pessoa idosaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoMestrado APNORA grande exigência dos utentes de serviços de saúde, torna necessário ausculta-los periodicamente sobre os níveis de satisfação com os serviços prestados, promovendo, dessa forma, uma maior qualidade na prestação de cuidados. O foco da avaliação da satisfação deve incluir aspetos sobre: prestação de informação; as formas de comunicação; e a qualidade dos serviços de saúde. Objetivou-se avaliar a satisfação com os cuidados dos utentes na UCCIB e identificar possíveis fatores sociodemográficos, situacionais e clínicos que possam influenciar os níveis de satisfação. Realizou-se um estudo exploratório e transversal, descritivo e correlacional, numa amostra de 67 utentes, sendo que mais de metade é do sexo feminino (n=36;53,7%), com idades compreendidas entre os 40 e 94 anos, maioritariamente casados (50,7%), 46,3 % completou o 1º ciclo e 16,4% completou o 2º ciclo e 16,4% não frequentou a escola. Utilizou-se como instrumento de recolha de dados um questionário composto por duas partes: questões sociodemográficas, situacionais e clínicas; a escala de Avaliação em Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, um instrumento de autorrelato desenvolvido pelo Instituto da Segurança Social, com uma pontuação máxima de cinco em cada item e dimensão, que avalia a satisfação em cinco dimensões: Fatores tangíveis; Fiabilidade; Capacidade de resposta; Confiança e segurança; e, Empatia. Verifica-se que a satisfação dos utentes da UCCIB é muito alta, variando as pontuações nas cinco dimensões em estudo entre 4,67±0,326 e 4,91±0,227. Encontraram-se diferenças significativas para as combinações “Fatores Tangíveis” e “Tipo de Internamento” em que os utentes de Unidade de Média Duração e Reabilitação (UMDR) apresentam maior satisfação global do que os utentes internados na Unidade de Longa Duração e Manutenção (ULDM); “Capacidade de Resposta” e “Sexo”, com os respondentes do sexo masculino a demonstrarem maior satisfação; e, “Confiança e Segurança” e “Tipo de Internamento” em que os utentes da ULDM demonstram maior satisfação dos que os da UMDR. Concluiu-se que os níveis de satisfação evidenciados pelos utentes da UCCIB, denotam um bom indício que esta unidade está a contribuir de forma positiva para a recuperação e bem-estar dos utentes, recomendando-se, no entanto, colher dados periodicamente, de forma a analisar se os níveis de satisfação se mantêm ou se sofrem alterações para baixo, sendo nesses casos averiguar em que áreas a satisfação decresceu.The great demand of users of health services, makes it necessary to listen to them periodically about the levels of satisfaction with the services provided, thus promoting a higher quality in the provision of care. The focus of the satisfaction assessment should include aspects of: providing information; forms of communication; and the quality of health services. The objective was to evaluate the satisfaction with the care of users at the UCCIB and to identify possible sociodemographic, situational and clinical factors that may influence the levels of satisfaction. An exploratory and cross-sectional, descriptive and correlational study was conducted in a sample of 67 users, more than half of whom were female (n=36; 53.7%), aged between 40 and 94 years, mostly married (50.7%), 46.3% completed the 1st cycle and 16.4% completed the 2nd cycle and 16.4% did not attend school. A questionnaire composed of two parts was used as an instrument of data collection: sociodemographic, situational and clinical questions; the Assessment Scale in Residential Structure for Elderly People, a self-report instrument developed by the Social Security Institute, with a maximum score of five on each item and, which evaluates satisfaction in five dimensions: Tangible factors; Reliability; Responsiveness; Trust and security; and, Empathy. It appears that the satisfaction of UCCIB users is very high, with scores in the five dimensions under study varying between 4.67 ± 0.326 and 4.91 ± 0.227. Significant differences were found for the “Tangible Factors” and “Type of Inpatient” combinations in which users of the Medium-Term and Rehabilitation Unit (UMDR) have greater overall satisfaction than users admitted to the Long-Term and Maintenance Unit (ULDM) ); "Responsiveness" and "Sex", with male respondents showing greater satisfaction; and, “Trust and Security” and “Type of Internment” in which ULDM users demonstrate greater satisfaction than those in UMDR. It was concluded that the levels of satisfaction evidenced by the users of the UCCIB, indicate a good indication that this unit is contributing positively to the recovery and well-being of users, however, it is recommended, however, to collect data periodically, in a to analyze whether levels of satisfaction are maintained or suffer changes downwards, in which case it is necessary to ascertain in which areas the satisfaction has decreased.Galvão, Ana MariaBiblioteca Digital do IPBRebelo, Fátima Alexandra Martins2021-02-04T14:29:17Z202020192020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/23204TID:202604624porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:51:55Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23204Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:14:14.759687Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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