A resolução de problemas com a folha de cálculo na aprendizagem de métodos formais algébricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nobre, Sandra
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Amado, Nélia, Ponte, João Pedro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22921
Resumo: Neste estudo, a resolução de problemas apoiada na utilização da folha de cálculo é o contexto privilegiado para promover a aprendizagem de métodos formais da Álgebra. Foi implementada uma experiência de ensino, numa turma do 9.º ano de escolaridade, tendo como propósito proporcionar aos alunos uma compreensão dos métodos algébricos associados aos sistemas de duas equações do 1.º grau e à resolução de equações do 2.º grau a uma incógnita. Apresentamos o caso de Ana, analisando as representações a que esta aluna recorre na atividade de resolução de vários problemas com recurso à folha de cálculo que, pelas suas características e linguagem híbrida, parece promover determinadas representações que contribuem para a transição entre a Aritmética e a Álgebra e, como tal, contribuem para a aprendizagem do simbolismo algébrico e dos métodos formais. Os resultados do estudo realizado permitem concluir que Ana recorreu frequentemente a ‘conversões’ para o sistema de notação numérico ao abordar os problemas propostos. No entanto, o recurso à folha de cálculo encorajou o uso da notação algébrica e no decurso da experiência de ensino observou-se que as ‘conversões’ foram sendo progressivamente efetuadas para o sistema de notação algébrico. A resolução de problemas contextualizados revelou-se útil para o estabelecimento de relações entre a linguagem simbólica, na folha de cálculo, e a linguagem simbólica algébrica, com lápis e papel. Contribuiu para dar sentido aos métodos formais algébricos tendo por base abordagens informais às situações colocadas nos problemas.
id RCAP_69c382f9296932834720d93d8984a23e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22921
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A resolução de problemas com a folha de cálculo na aprendizagem de métodos formais algébricosA resolução de problemas com a folha de cálculo na aprendizagem de métodos formais algébricosArtigosNeste estudo, a resolução de problemas apoiada na utilização da folha de cálculo é o contexto privilegiado para promover a aprendizagem de métodos formais da Álgebra. Foi implementada uma experiência de ensino, numa turma do 9.º ano de escolaridade, tendo como propósito proporcionar aos alunos uma compreensão dos métodos algébricos associados aos sistemas de duas equações do 1.º grau e à resolução de equações do 2.º grau a uma incógnita. Apresentamos o caso de Ana, analisando as representações a que esta aluna recorre na atividade de resolução de vários problemas com recurso à folha de cálculo que, pelas suas características e linguagem híbrida, parece promover determinadas representações que contribuem para a transição entre a Aritmética e a Álgebra e, como tal, contribuem para a aprendizagem do simbolismo algébrico e dos métodos formais. Os resultados do estudo realizado permitem concluir que Ana recorreu frequentemente a ‘conversões’ para o sistema de notação numérico ao abordar os problemas propostos. No entanto, o recurso à folha de cálculo encorajou o uso da notação algébrica e no decurso da experiência de ensino observou-se que as ‘conversões’ foram sendo progressivamente efetuadas para o sistema de notação algébrico. A resolução de problemas contextualizados revelou-se útil para o estabelecimento de relações entre a linguagem simbólica, na folha de cálculo, e a linguagem simbólica algébrica, com lápis e papel. Contribuiu para dar sentido aos métodos formais algébricos tendo por base abordagens informais às situações colocadas nos problemas.In this study, students’ problem solving supported by the use of the spreadsheet is the privileged context to promote the learning of formal algebra methods. A teaching experiment was implemented in a 9th grade class with the purpose of providing students insight and understanding into the algebraic methods associated with solving systems of 1st degree equations and 2nd degree equations. Here we present the case of the student Ana through the analysis of the representations that she produced when solving several of the problems in the spreadsheet, taking into account that this tool has special characteristics and presents a hybrid mathematical language that may facilitate the transition from arithmetic to algebra and therefore promote the learning of the algebraic symbolic language and formal methods. The results of the research study showed that at an early stage Ana often resorted to ‘conversions’ to the numeric notation system when addressing the given problems. However her work with the spreadsheet encouraged her use of the algebraic notation and throughout the teaching experiment her conversions become mostly to this notation system. Solving contextualized problems also proved to be useful for the establishment of relations between the symbolic language of the spreadsheet and the algebraic symbolic language performed with paper and pencil. It helped to make sense of the algebraic formal methods based on informal approaches to the problem situations.APM - Associação de Professores de Matemática2015-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22921por2183-28380872-3915Nobre, SandraAmado, NéliaPonte, João Pedro dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:07:00Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22921Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:27.601595Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A resolução de problemas com a folha de cálculo na aprendizagem de métodos formais algébricos
A resolução de problemas com a folha de cálculo na aprendizagem de métodos formais algébricos
title A resolução de problemas com a folha de cálculo na aprendizagem de métodos formais algébricos
spellingShingle A resolução de problemas com a folha de cálculo na aprendizagem de métodos formais algébricos
Nobre, Sandra
Artigos
title_short A resolução de problemas com a folha de cálculo na aprendizagem de métodos formais algébricos
title_full A resolução de problemas com a folha de cálculo na aprendizagem de métodos formais algébricos
title_fullStr A resolução de problemas com a folha de cálculo na aprendizagem de métodos formais algébricos
title_full_unstemmed A resolução de problemas com a folha de cálculo na aprendizagem de métodos formais algébricos
title_sort A resolução de problemas com a folha de cálculo na aprendizagem de métodos formais algébricos
author Nobre, Sandra
author_facet Nobre, Sandra
Amado, Nélia
Ponte, João Pedro da
author_role author
author2 Amado, Nélia
Ponte, João Pedro da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nobre, Sandra
Amado, Nélia
Ponte, João Pedro da
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Neste estudo, a resolução de problemas apoiada na utilização da folha de cálculo é o contexto privilegiado para promover a aprendizagem de métodos formais da Álgebra. Foi implementada uma experiência de ensino, numa turma do 9.º ano de escolaridade, tendo como propósito proporcionar aos alunos uma compreensão dos métodos algébricos associados aos sistemas de duas equações do 1.º grau e à resolução de equações do 2.º grau a uma incógnita. Apresentamos o caso de Ana, analisando as representações a que esta aluna recorre na atividade de resolução de vários problemas com recurso à folha de cálculo que, pelas suas características e linguagem híbrida, parece promover determinadas representações que contribuem para a transição entre a Aritmética e a Álgebra e, como tal, contribuem para a aprendizagem do simbolismo algébrico e dos métodos formais. Os resultados do estudo realizado permitem concluir que Ana recorreu frequentemente a ‘conversões’ para o sistema de notação numérico ao abordar os problemas propostos. No entanto, o recurso à folha de cálculo encorajou o uso da notação algébrica e no decurso da experiência de ensino observou-se que as ‘conversões’ foram sendo progressivamente efetuadas para o sistema de notação algébrico. A resolução de problemas contextualizados revelou-se útil para o estabelecimento de relações entre a linguagem simbólica, na folha de cálculo, e a linguagem simbólica algébrica, com lápis e papel. Contribuiu para dar sentido aos métodos formais algébricos tendo por base abordagens informais às situações colocadas nos problemas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22921
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130479672164353