A colaboração docente em estudos de aula na perspectiva de professores participantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Richit, Adriana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ponte, João Pedro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/28905
Resumo: O artigo analisa a colaboração docente em estudos de aula, encarados como um processo de desenvolvimento profissional. Foram entrevistados sete professores do 1.º ao 3.º ciclo de ensino básico, os quais participaram em três estudos de aula promovidos em escolas públicas de Lisboa em 2013-2014, sob a coordenação de uma equipa de investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. As entrevistas, semiestruturadas, foram realizadas em junho e julho de 2016 e analisadas na perspectiva qualitativa e interpretativa de pesquisa. Os resultados apontam que no contexto de um estudo de aula a colaboração docente se concretiza no entrecruzamento de três aspetos principais – a partilha, a cooperação e o estímulo pessoal–, manifestando-se em especial no planeamento e realização da aula de investigação e nas atividades profissionais cotidianas.
id RCAP_69c9204a4c45bf271086005e3b3bb6af
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/28905
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A colaboração docente em estudos de aula na perspectiva de professores participantesEstudo de aulaCultura profissionalColaboraçãoDesenvolvimento profissionalLesson studyCollaborationProfessional developmentProfessional cultureEnsino da MatemáticaMathematics educationO artigo analisa a colaboração docente em estudos de aula, encarados como um processo de desenvolvimento profissional. Foram entrevistados sete professores do 1.º ao 3.º ciclo de ensino básico, os quais participaram em três estudos de aula promovidos em escolas públicas de Lisboa em 2013-2014, sob a coordenação de uma equipa de investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. As entrevistas, semiestruturadas, foram realizadas em junho e julho de 2016 e analisadas na perspectiva qualitativa e interpretativa de pesquisa. Os resultados apontam que no contexto de um estudo de aula a colaboração docente se concretiza no entrecruzamento de três aspetos principais – a partilha, a cooperação e o estímulo pessoal–, manifestando-se em especial no planeamento e realização da aula de investigação e nas atividades profissionais cotidianas.Universidad Pedagogica Experimental LibertadorRepositório da Universidade de LisboaRichit, AdrianaPonte, João Pedro da2017-09-07T14:16:50Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/28905porRichit, A., & Ponte, J. P. (2017). A colaboração docente em estudos de aula na perspectiva de professores participantes. Revista Paradigma, 38(1), 330-351.1011-2251info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:20:38Zoai:repositorio.ul.pt:10451/28905Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:51.967304Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A colaboração docente em estudos de aula na perspectiva de professores participantes
title A colaboração docente em estudos de aula na perspectiva de professores participantes
spellingShingle A colaboração docente em estudos de aula na perspectiva de professores participantes
Richit, Adriana
Estudo de aula
Cultura profissional
Colaboração
Desenvolvimento profissional
Lesson study
Collaboration
Professional development
Professional culture
Ensino da Matemática
Mathematics education
title_short A colaboração docente em estudos de aula na perspectiva de professores participantes
title_full A colaboração docente em estudos de aula na perspectiva de professores participantes
title_fullStr A colaboração docente em estudos de aula na perspectiva de professores participantes
title_full_unstemmed A colaboração docente em estudos de aula na perspectiva de professores participantes
title_sort A colaboração docente em estudos de aula na perspectiva de professores participantes
author Richit, Adriana
author_facet Richit, Adriana
Ponte, João Pedro da
author_role author
author2 Ponte, João Pedro da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Richit, Adriana
Ponte, João Pedro da
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo de aula
Cultura profissional
Colaboração
Desenvolvimento profissional
Lesson study
Collaboration
Professional development
Professional culture
Ensino da Matemática
Mathematics education
topic Estudo de aula
Cultura profissional
Colaboração
Desenvolvimento profissional
Lesson study
Collaboration
Professional development
Professional culture
Ensino da Matemática
Mathematics education
description O artigo analisa a colaboração docente em estudos de aula, encarados como um processo de desenvolvimento profissional. Foram entrevistados sete professores do 1.º ao 3.º ciclo de ensino básico, os quais participaram em três estudos de aula promovidos em escolas públicas de Lisboa em 2013-2014, sob a coordenação de uma equipa de investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. As entrevistas, semiestruturadas, foram realizadas em junho e julho de 2016 e analisadas na perspectiva qualitativa e interpretativa de pesquisa. Os resultados apontam que no contexto de um estudo de aula a colaboração docente se concretiza no entrecruzamento de três aspetos principais – a partilha, a cooperação e o estímulo pessoal–, manifestando-se em especial no planeamento e realização da aula de investigação e nas atividades profissionais cotidianas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-07T14:16:50Z
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/28905
url http://hdl.handle.net/10451/28905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Richit, A., & Ponte, J. P. (2017). A colaboração docente em estudos de aula na perspectiva de professores participantes. Revista Paradigma, 38(1), 330-351.
1011-2251
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad Pedagogica Experimental Libertador
publisher.none.fl_str_mv Universidad Pedagogica Experimental Libertador
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134369992933376