A colaboração docente em estudos de aula na perspectiva de professores participantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/28905 |
Resumo: | O artigo analisa a colaboração docente em estudos de aula, encarados como um processo de desenvolvimento profissional. Foram entrevistados sete professores do 1.º ao 3.º ciclo de ensino básico, os quais participaram em três estudos de aula promovidos em escolas públicas de Lisboa em 2013-2014, sob a coordenação de uma equipa de investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. As entrevistas, semiestruturadas, foram realizadas em junho e julho de 2016 e analisadas na perspectiva qualitativa e interpretativa de pesquisa. Os resultados apontam que no contexto de um estudo de aula a colaboração docente se concretiza no entrecruzamento de três aspetos principais – a partilha, a cooperação e o estímulo pessoal–, manifestando-se em especial no planeamento e realização da aula de investigação e nas atividades profissionais cotidianas. |
id |
RCAP_69c9204a4c45bf271086005e3b3bb6af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/28905 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A colaboração docente em estudos de aula na perspectiva de professores participantesEstudo de aulaCultura profissionalColaboraçãoDesenvolvimento profissionalLesson studyCollaborationProfessional developmentProfessional cultureEnsino da MatemáticaMathematics educationO artigo analisa a colaboração docente em estudos de aula, encarados como um processo de desenvolvimento profissional. Foram entrevistados sete professores do 1.º ao 3.º ciclo de ensino básico, os quais participaram em três estudos de aula promovidos em escolas públicas de Lisboa em 2013-2014, sob a coordenação de uma equipa de investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. As entrevistas, semiestruturadas, foram realizadas em junho e julho de 2016 e analisadas na perspectiva qualitativa e interpretativa de pesquisa. Os resultados apontam que no contexto de um estudo de aula a colaboração docente se concretiza no entrecruzamento de três aspetos principais – a partilha, a cooperação e o estímulo pessoal–, manifestando-se em especial no planeamento e realização da aula de investigação e nas atividades profissionais cotidianas.Universidad Pedagogica Experimental LibertadorRepositório da Universidade de LisboaRichit, AdrianaPonte, João Pedro da2017-09-07T14:16:50Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/28905porRichit, A., & Ponte, J. P. (2017). A colaboração docente em estudos de aula na perspectiva de professores participantes. Revista Paradigma, 38(1), 330-351.1011-2251info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:20:38Zoai:repositorio.ul.pt:10451/28905Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:51.967304Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A colaboração docente em estudos de aula na perspectiva de professores participantes |
title |
A colaboração docente em estudos de aula na perspectiva de professores participantes |
spellingShingle |
A colaboração docente em estudos de aula na perspectiva de professores participantes Richit, Adriana Estudo de aula Cultura profissional Colaboração Desenvolvimento profissional Lesson study Collaboration Professional development Professional culture Ensino da Matemática Mathematics education |
title_short |
A colaboração docente em estudos de aula na perspectiva de professores participantes |
title_full |
A colaboração docente em estudos de aula na perspectiva de professores participantes |
title_fullStr |
A colaboração docente em estudos de aula na perspectiva de professores participantes |
title_full_unstemmed |
A colaboração docente em estudos de aula na perspectiva de professores participantes |
title_sort |
A colaboração docente em estudos de aula na perspectiva de professores participantes |
author |
Richit, Adriana |
author_facet |
Richit, Adriana Ponte, João Pedro da |
author_role |
author |
author2 |
Ponte, João Pedro da |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Richit, Adriana Ponte, João Pedro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudo de aula Cultura profissional Colaboração Desenvolvimento profissional Lesson study Collaboration Professional development Professional culture Ensino da Matemática Mathematics education |
topic |
Estudo de aula Cultura profissional Colaboração Desenvolvimento profissional Lesson study Collaboration Professional development Professional culture Ensino da Matemática Mathematics education |
description |
O artigo analisa a colaboração docente em estudos de aula, encarados como um processo de desenvolvimento profissional. Foram entrevistados sete professores do 1.º ao 3.º ciclo de ensino básico, os quais participaram em três estudos de aula promovidos em escolas públicas de Lisboa em 2013-2014, sob a coordenação de uma equipa de investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. As entrevistas, semiestruturadas, foram realizadas em junho e julho de 2016 e analisadas na perspectiva qualitativa e interpretativa de pesquisa. Os resultados apontam que no contexto de um estudo de aula a colaboração docente se concretiza no entrecruzamento de três aspetos principais – a partilha, a cooperação e o estímulo pessoal–, manifestando-se em especial no planeamento e realização da aula de investigação e nas atividades profissionais cotidianas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-07T14:16:50Z 2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/28905 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/28905 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Richit, A., & Ponte, J. P. (2017). A colaboração docente em estudos de aula na perspectiva de professores participantes. Revista Paradigma, 38(1), 330-351. 1011-2251 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad Pedagogica Experimental Libertador |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad Pedagogica Experimental Libertador |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134369992933376 |