Ganhos sensíveis dos cuidados de enfermagem especializados em Reabilitação: a pessoa com Acidente Vascular Cerebral dependente no autocuidado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, José Tiago Dias
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/32211
Resumo: O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação vê a pessoa como mais do que a soma dos seus problemas de saúde, pelo que a contextualiza nas determinantes de saúde, promove funcionalidade e reduz incapacidades. Ao mesmo tempo, estabelece uma relação enfermeiro-utente e acompanha-o nos processos de transição. Com o progressivo rácio de pessoas com 65 ou mais anos/ população, com o aumento probabilístico de desenvolvimento de doenças crónicas e com o envelhecimento, torna-se evidente a importância dos enfermeiros especialistas nos contextos clínicos. Objetivo: Desenvolver competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação, na pessoa com alterações no autocuidado. Metodologia: Implementação de um programa de reeducação: cognitiva; de literacia e autocuidado; e funcional. Foi feita recolha de dados segundo os Estudos de Caso de Yin (2018), utilizada a Teoria do défice do Autocuidado de Orem, a Teoria de Médio Alcance de Lopes (2006) e Teoria das transições de Meleis (2010). Os instrumentos de recolha de dados foram a Elderly Nurse Core Set de Fonseca (2013) e MIF. Resultados: Observou-se diminuição de défices no autocuidado em toda a população de intervenção. Conclusão: Foram desenvolvidas competências de mestre, enfermeiro especialista e de enfermeiro especialista em enfermagem de Reabilitação. Fizeram-se também recomendações para a prática clínica dos cuidados especializados em reabilitação; ABSTRACT: Sensible gains of specialized nursing care in Rehabilitation: The person with stroke dependent on self-care The Nurse Specialist in Rehabilitation Nursing sees the person as more than the sum of their health problems, so they contextualize them in the determinants of health, promote functionality and reduce disabilities. At the same time, it establishes a nurse-pacient relationship and accompanies they through the transition processes. As the progressive ratio of people aged 65 or over/population and the probabilistic increase in the development of chronic diseases with aging, the importance of specialist nurses in clinical contexts becomes evident. Objective: To develop skills of a Specialist Nurse in Rehabilitation Nursing in people with self-care alterations. Methodology: Implementation of a re-education program: cognitive; literacy and self-care; and functional. Data collection was carried out according to the Case Studies of Yin (2018), using Orem's Self-Care Deficit Theory, Lopes' Medium Range Theory (2006) and Meleis' Transition Theory (2010). The data collection instruments were the Elderly Nurse Core Set by Fonseca (2013) and MIF. Results: A decrease in self-care deficits was observed in the entire intervention population. Conclusion: Master's, specialist nurse and nurse specialist in Rehabilitation nursing skills were developed. Recommendations were also made for the clinical practice of specialized rehabilitation care.
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