Projecto de conceito e estrutura de uma aplicação mobile para a marca NIVEA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Raquel Carolina Costa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/4452
Resumo: Trabalho de projecto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
id RCAP_6a0111b5e03f9fc0811b72c50fc6b1c0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4452
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Projecto de conceito e estrutura de uma aplicação mobile para a marca NIVEAEngagementNIVEA - marcaMeteorologiaDispositivos móveisAplicações móveisBranded mobile applicationMeteorologyMobile devicesMobile applicationsTrabalho de projecto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.Sendo NIVEA uma marca centenária e de reconhecimento mundial, surgiu a oportunidade de reforçar a sua presença na vida quotidiana dos consumidores, de uma forma actual, inovadora e, não menos relevante, útil. Assim, o objectivo deste projecto é desenvolver o conceito e a estrutura de uma aplicação para dispositivos móveis para a marca NIVEA que irá indicar a previsão meteorológica, o produto NIVEA recomendado e outras informações úteis para cada dia, através do cruzamento de vários factores, como o tipo de pele, o género, a idade e a localização geográfica. Diariamente, à hora definida pelo utilizador, a app envia automaticamente esta informação, não sendo necessário o utilizador perder tempo a consultá-la. Foi utilizada uma investigação quantitativa, com dois estudos quantitativos, um com base em dados primários e outro com base em dados secundários, de modo a avaliar junto do consumidor a relevância da app e a sua adequação à marca NIVEA e aos seus produtos. O primeiro consiste num estudo de tipo descritivo de avaliação da expectativa dos respondentes relativamente à possibilidade de desenvolvimento da app e a sua adequação à marca NIVEA. Os dados secundários referem-se a dados de penetração e afinidade de consumo por tipo de produto constantes do Target Group Index (TGI) produzido pela Marktest. Os resultados revelaram que o insight da aplicação mobile está correcto: consultar a meteorologia tornou-se um hábito diário e o meio mobile (através dos smartphones) é o meio mais utilizado para consultar a meteorologia. Concluímos igualmente que a aplicação é relevante para os inquiridos, pois quando questionados sobre a sua relevância, mais de metade da amostra indicou que a aplicação seria muito relevante ou relevante.ABSTRACT: NIVEA a centenary brand with a global recognition has the opportunity to reinforce its presence in the everyday lives of consumers in a timely, innovative and last but not least, useful way. Thus, the aim of this project is to develop the concept and the structure of a mobile application for NIVEA that will show the weather forecast, the recommended NIVEA product and other useful information for every day, through the intersection of several factors such as skin type, gender, age and geographic location. It is not necessary for the user spend time consulting as the app sends this information automatically. A quantitative research was used, with two quantitative studies, one based on primary data and another based on secondary data in order to assess the relevance of the app for the consumer and its suitability to NIVEA and its products. The first is a descriptive study of the respondents expectation regarding the possibility of developing the app and its suitability to the NIVEA brand. Secondary data refers to data penetration and affinity consumption by product category listed in the Target Group Index (TGI) produced by Marktest. The results revealed that the insight for the mobile application is correct: see the weather has become a daily habit and mobile (via smartphone) is the most widely used medium to check the weather. We also concluded that the application is relevant to the respondents, because when asked about their relevance, more than half of the sample referred that the application would be very relevant or relevant.Escola Superior de Comunicação SocialVelhinho, MiguelLuz, CristinaRCIPLAlves, Raquel Carolina Costa2015-04-17T14:32:28Z2014-102014-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4452TID:201130785porAlves, Raquel Carolina Costa - Projecto de conceito e estrutura de uma aplicação mobile para a marca NIVEA. - Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2014. – Trabalho de Projecto.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:46:29Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4452Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:53.943892Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Projecto de conceito e estrutura de uma aplicação mobile para a marca NIVEA
title Projecto de conceito e estrutura de uma aplicação mobile para a marca NIVEA
spellingShingle Projecto de conceito e estrutura de uma aplicação mobile para a marca NIVEA
Alves, Raquel Carolina Costa
Engagement
NIVEA - marca
Meteorologia
Dispositivos móveis
Aplicações móveis
Branded mobile application
Meteorology
Mobile devices
Mobile applications
title_short Projecto de conceito e estrutura de uma aplicação mobile para a marca NIVEA
title_full Projecto de conceito e estrutura de uma aplicação mobile para a marca NIVEA
title_fullStr Projecto de conceito e estrutura de uma aplicação mobile para a marca NIVEA
title_full_unstemmed Projecto de conceito e estrutura de uma aplicação mobile para a marca NIVEA
title_sort Projecto de conceito e estrutura de uma aplicação mobile para a marca NIVEA
author Alves, Raquel Carolina Costa
author_facet Alves, Raquel Carolina Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Velhinho, Miguel
Luz, Cristina
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Raquel Carolina Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Engagement
NIVEA - marca
Meteorologia
Dispositivos móveis
Aplicações móveis
Branded mobile application
Meteorology
Mobile devices
Mobile applications
topic Engagement
NIVEA - marca
Meteorologia
Dispositivos móveis
Aplicações móveis
Branded mobile application
Meteorology
Mobile devices
Mobile applications
description Trabalho de projecto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10
2014-10-01T00:00:00Z
2015-04-17T14:32:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/4452
TID:201130785
url http://hdl.handle.net/10400.21/4452
identifier_str_mv TID:201130785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Alves, Raquel Carolina Costa - Projecto de conceito e estrutura de uma aplicação mobile para a marca NIVEA. - Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2014. – Trabalho de Projecto.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133396577812480