A relação entre o conceito de conflito e auto-eficácia como capacidade resolutiva em contextos escolares colombianos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ligarretto Feo, Rennier Estefan
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/10777
Resumo: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da educação
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spelling A relação entre o conceito de conflito e auto-eficácia como capacidade resolutiva em contextos escolares colombianosConflitoEducaçãoAuto-eficáciaDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da educaçãoA partir de pesquisas que investigam a presença do conflito como um elemento quotidiano no contexto escolar . Este estudo propõe conceptualizar o conceito de auto-eficácia num contexto escolar colombiano onde existe a presença de conflito. As incorporações teóricas de vinha (2003), Carita (2004), Estevão (2008) e Ortega (2002) entre outros autores refletem como a noção de conflito escolar cada dia têm mais relevância no contexto educativo e que tem conseqüência na moral, formações de valores e no futuro ser social que vai ser o aluno como individuo de uma sociedade. Do outro lado as investigações das capacidades do aluno e como ele pode potenciá-las para ter maiores desenvolvimentos social e alcançar objetivos educativos onde a incorporação de informação junto com o aprendizagem sejam processos autônomos e reflexivos. Autores como Bandura (1986), Bzuneck (2009), Carrasco (2002) entre outros reforçam a idéia da importância deste conceito num contexto atual. Esta capacidade individual neste estudo será entendida e abordada como a capacidade resolutória de conflito escolar, como o aluno frente a uma situação de conflito tem a capacidade de atuar e procurar resolver-lo. Conhecer, interpretar e analisar estes conceitos num contexto escolar vai mostrar a plasticidade e adaptação destes conceitos. O interesse e pertinência nesta área educativa liga-se com a psicologia ao conhecer como os processos intra-psíquicos avaliam o desenvolvimento duma capacidade e os elementos sócio-educativos mostram como a interação com pares seja num contexto educativo ou não geram conflitos que não tem que ter conotações negativas se não podem ser entendidos como elementos quotidianos possíveis de resolver.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNLigarretto Feo, Rennier Estefan2013-082013-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/10777TID:201035456porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:44:42Zoai:run.unl.pt:10362/10777Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:19:43.275279Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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