Analogia sonora na música vocal contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Isabella da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23457
Resumo: Esta tese apresenta, no seu primeiro capítulo, o conceito de analogia musical a partir do trabalho de Lawrence M. Zbikowski e traz este conceito para a análise do repertório vocal contemporâneo. Em seguida, no segundo capítulo introduz o conceito da desanalogia, trazendo também para a análise o comportamento e expressões faciais dos intérpretes, desta forma reunindo o âmbito do texto, da música e do comportamento para analisar as analogias e desanalogias encontradas numa determinada peça. No terceiro capítulo, é analisada a peça Conscience (2023), que integra o meu portfólio de composição, constituindo o culminar de toda a investigação. Composta especialmente como forma de explorar estes três âmbitos, esta peça demonstra como a música ganha mais camadas de significado por meio das analogias e desanalogias compostas entre música, texto e comportamento.
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