A utilização das mídias sociais na Diplomacia Pública Brasileira: tema da Amazônia, em 2019
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/24400 |
Resumo: | Dissertação para obtenção de grau de Mestre em Ciências da Comunicação |
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A utilização das mídias sociais na Diplomacia Pública Brasileira: tema da Amazônia, em 2019Comunicação EstratégicaDiplomaciaDiplomacia PúblicaMídias SociaisComunicação DigitalDiplomacia DigitalStrategic CommunicationDiplomacyPublic DiplomacySocial MediaDigital Communication and Digital DiplomacyDissertação para obtenção de grau de Mestre em Ciências da ComunicaçãoEsta dissertação tem como objetivo principal compreender como o Ministério das Relações Exteriores do Brasil utiliza as mídias sociais diante de questões diplomáticas e que influenciam o relacionamento com os públicos estrangeiros, especialmente, na fase de exposição pública das queimadas na Amazônia. Para isso, foi feita a recolha e a análise de dados, baseados na análise de discurso, de publicações realizadas nas páginas oficiais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil no Facebook, Instagram e Twitter, no período de 01 de agosto a 31 de outubro de 2019. Os resultados apontaram que o Ministério das Relações Exteriores brasileiro soube utilizar sua diplomacia pública de forma eficiente, com uma comunicação estratégica bem implementada e, com a união das mídias sociais, uma diplomacia digital efetiva diante do cenário no estudo, mesmo ainda que tenha apresentado uma interação limitada, com pouca escuta para com os públicos externo. Ainda, sua forma de comunicação varia entre o monólogo, uma forma mais informativa, com o objetivo de apenas passar a informação, e o diálogo, com trocas (limitadas) de informação e ideias entre o MRE brasileiro e o seu público externo. Com isso, conclui-se que o Ministério das Relações Exteriores do Brasil conhece as vantagens de uma diplomacia pública feita através de mídias sociais, conhecendo também as implicações que trazem e, ainda, mostrou que sabe como lidar com os impasses, mesmo que de maneira neutra ou, ainda, ignorando ao apresentar uma agenda com temas alternativos aos eventos do momento. Pois, o MRE brasileiro usa seus perfis oficiais nas mídias sociais de forma a atenuar situações que possam ter algum efeito negativo na imagem do país, assim, ele tende para uma agenda mais favorável ao governo e ao próprio MRE brasileiro, com temas mais dominados e ocultando, assim, assuntos que, mesmo em vigência e citados pela comunidade estrangeira, são importantes para o diálogo e a colaboração.This dissertation's main objective is to understand how the Ministry of Foreign Affairs of Brazil uses social media to deal with diplomatic issues that influence the relationship with foreign audiences, especially in the phase of public exposure of the burnings in the Amazon region. For this, data were collected and analyzed, based on discourse analysis, from publications made on the official pages of the Ministry of Foreign Affairs of Brazil on Facebook, Instagram, and Twitter, from August 1st to October 31st, 2019. The results showed that the Brazilian Ministry of Foreign Affairs knew how to use its public diplomacy efficiently, with a well-implemented strategic communication and, with the social media, an effective digital diplomacy in the scenario covered in the study, even though it presented a limited interaction, with little listening to external audiences. Furthermore, its form of communication varies between monologue, a more informative form, with the purpose of just passing on the information, and dialogue, with (limited) exchanges of information and ideas between the Brazilian MFA and its external public. After this analysis, it is concluded that the Ministry of Foreign Affairs of Brazil knows the advantages of a public diplomacy did through social media, also knowing the implications that they bring, and also showed that it knows how to deal with impasses, even if in a neutral way or even ignoring when presenting an agenda with alternative themes to the current events. Because the Brazilian MFA uses its official profiles on social media in order to mitigate situations that may have a negative effect on the country's image, thus, it tends towards an agenda more favorable to the government and to the Brazilian Ministry of Foreign Affairs, with more dominated and thus hiding issues that, even in vogue and mentioned by the foreign community, are important for dialogue and collaboration.Spínola, Susana de CarvalhoRepositório da Universidade de LisboaSilva, Rubiana Jesus Santoro2022-05-26T15:02:59Z2022-03-162022-03-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/24400TID:203005856porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:54:03Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/24400Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:08:27.368051Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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