Relações sociais no jardim de infância: a relação educador-criança e a qualidade das amizades entre pares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelino, Catarina Pires da Costa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/21144
Resumo: As relações que as crianças estabelecem durante o período pré-escolar, proporcionam oportunidades de desenvolvimento, quer ao nível das suas competências sociais quer pessoais. Tanto a relação com os educadores como as relações com os pares, constituem contextos fundamentais para interações. O presente estudo teve como objetivo investigar os preditores da qualidade das amizades das crianças em contexto de jardim de infância, relatada pelo educador, considerando as características individuais da criança (i.e., sexo, idade, competências sociais, problemas de comportamento e número de amigos); as características da díade (i.e., critério para identificar a relação de amizade); e a proximidade e o conflito na relação entre o educador e a criança. Participaram neste estudo 342 crianças (167 meninas e 175 meninos), com idades compreendidas entre os 40.5 e os 75.6 meses (M = 59.99, DP = 7.97), e 58 educadoras de jardins de infância públicos e privados da Área Metropolitana de Lisboa, tendo sido recolhida informação junto das educadoras e das crianças. Os resultados demonstraram que as educadoras relatam relações de amizade de maior qualidade – com mais envolvimento positivo – em crianças com mais competências sociais, mais competências verbais, mais problemas de comportamento e que fazem parte de díades identificadas com base no critério mais conservador (i.e., nomeações e avaliações recíprocas, cumulativamente), e relatam relações de amizade de menor qualidade – com mais conflito – em crianças com mais competências sociais, mais problemas de comportamento e que apresentam maior conflito com a educadora. Os resultados obtidos permitem aprofundar o nosso conhecimento acerca das variáveis associadas à qualidade das relações de amizade de crianças em idade pré-escolar.
id RCAP_6a2ae1dd422f48ee3567bead310c8ac7
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21144
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relações sociais no jardim de infância: a relação educador-criança e a qualidade das amizades entre paresAmizade -- FriendshipEducação de InfânciaQualidade das amizadesProximidadeConflitoEarly childhood educationFriendship qualityProximityConflictAs relações que as crianças estabelecem durante o período pré-escolar, proporcionam oportunidades de desenvolvimento, quer ao nível das suas competências sociais quer pessoais. Tanto a relação com os educadores como as relações com os pares, constituem contextos fundamentais para interações. O presente estudo teve como objetivo investigar os preditores da qualidade das amizades das crianças em contexto de jardim de infância, relatada pelo educador, considerando as características individuais da criança (i.e., sexo, idade, competências sociais, problemas de comportamento e número de amigos); as características da díade (i.e., critério para identificar a relação de amizade); e a proximidade e o conflito na relação entre o educador e a criança. Participaram neste estudo 342 crianças (167 meninas e 175 meninos), com idades compreendidas entre os 40.5 e os 75.6 meses (M = 59.99, DP = 7.97), e 58 educadoras de jardins de infância públicos e privados da Área Metropolitana de Lisboa, tendo sido recolhida informação junto das educadoras e das crianças. Os resultados demonstraram que as educadoras relatam relações de amizade de maior qualidade – com mais envolvimento positivo – em crianças com mais competências sociais, mais competências verbais, mais problemas de comportamento e que fazem parte de díades identificadas com base no critério mais conservador (i.e., nomeações e avaliações recíprocas, cumulativamente), e relatam relações de amizade de menor qualidade – com mais conflito – em crianças com mais competências sociais, mais problemas de comportamento e que apresentam maior conflito com a educadora. Os resultados obtidos permitem aprofundar o nosso conhecimento acerca das variáveis associadas à qualidade das relações de amizade de crianças em idade pré-escolar.The relationships children establish during early childhood provide important opportunities for development, in terms of their social and personal skills. Relationships with teachers and peers are fundamental contexts for future interactions. This study aimed to investigate the predictors of friendship quality in preschool children, considering the individual characteristics of the child (i.e., sex, age, social skills, behavioural problems, and number of friends); the characteristics of the dyad (i.e., criteria to identify friendships), and the proximity or conflict in the relationship between teachers and children. The study included 342 children (167 girls and 175 boys), aged between 40.5 months and 75.6 months (M = 59.99, SD = 7.97), and 58 early childhood education teachers from public and private centers in the Lisbon Metropolitan Area. Data were collected from teachers and children. The results showed that teachers report higher levels of friendship quality – positive involvement – in children with more social skills, more verbal skills, more behavioural problems, and in dyads identified with the most conservative criteria (i.e., reciprocal nominations and evaluations, cumulatively), and report lower levels of friendship quality – higher conflict – in children with more social skills, more behavioural problems, and who present more conflict with the teacher. Findings deepen our knowledge regarding the variables associated with higher friendship quality among preschool children.2021-01-07T12:33:57Z2020-11-23T00:00:00Z2020-11-232020-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/21144TID:202559483porMarcelino, Catarina Pires da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:57:15Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21144Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:29:30.966629Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relações sociais no jardim de infância: a relação educador-criança e a qualidade das amizades entre pares
title Relações sociais no jardim de infância: a relação educador-criança e a qualidade das amizades entre pares
spellingShingle Relações sociais no jardim de infância: a relação educador-criança e a qualidade das amizades entre pares
Marcelino, Catarina Pires da Costa
Amizade -- Friendship
Educação de Infância
Qualidade das amizades
Proximidade
Conflito
Early childhood education
Friendship quality
Proximity
Conflict
title_short Relações sociais no jardim de infância: a relação educador-criança e a qualidade das amizades entre pares
title_full Relações sociais no jardim de infância: a relação educador-criança e a qualidade das amizades entre pares
title_fullStr Relações sociais no jardim de infância: a relação educador-criança e a qualidade das amizades entre pares
title_full_unstemmed Relações sociais no jardim de infância: a relação educador-criança e a qualidade das amizades entre pares
title_sort Relações sociais no jardim de infância: a relação educador-criança e a qualidade das amizades entre pares
author Marcelino, Catarina Pires da Costa
author_facet Marcelino, Catarina Pires da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcelino, Catarina Pires da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Amizade -- Friendship
Educação de Infância
Qualidade das amizades
Proximidade
Conflito
Early childhood education
Friendship quality
Proximity
Conflict
topic Amizade -- Friendship
Educação de Infância
Qualidade das amizades
Proximidade
Conflito
Early childhood education
Friendship quality
Proximity
Conflict
description As relações que as crianças estabelecem durante o período pré-escolar, proporcionam oportunidades de desenvolvimento, quer ao nível das suas competências sociais quer pessoais. Tanto a relação com os educadores como as relações com os pares, constituem contextos fundamentais para interações. O presente estudo teve como objetivo investigar os preditores da qualidade das amizades das crianças em contexto de jardim de infância, relatada pelo educador, considerando as características individuais da criança (i.e., sexo, idade, competências sociais, problemas de comportamento e número de amigos); as características da díade (i.e., critério para identificar a relação de amizade); e a proximidade e o conflito na relação entre o educador e a criança. Participaram neste estudo 342 crianças (167 meninas e 175 meninos), com idades compreendidas entre os 40.5 e os 75.6 meses (M = 59.99, DP = 7.97), e 58 educadoras de jardins de infância públicos e privados da Área Metropolitana de Lisboa, tendo sido recolhida informação junto das educadoras e das crianças. Os resultados demonstraram que as educadoras relatam relações de amizade de maior qualidade – com mais envolvimento positivo – em crianças com mais competências sociais, mais competências verbais, mais problemas de comportamento e que fazem parte de díades identificadas com base no critério mais conservador (i.e., nomeações e avaliações recíprocas, cumulativamente), e relatam relações de amizade de menor qualidade – com mais conflito – em crianças com mais competências sociais, mais problemas de comportamento e que apresentam maior conflito com a educadora. Os resultados obtidos permitem aprofundar o nosso conhecimento acerca das variáveis associadas à qualidade das relações de amizade de crianças em idade pré-escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-23T00:00:00Z
2020-11-23
2020-08
2021-01-07T12:33:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/21144
TID:202559483
url http://hdl.handle.net/10071/21144
identifier_str_mv TID:202559483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134857555607552