Cidadania Ambiental e Ativismo Juvenil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/49793 |
Resumo: | A capacidade de um cidadão agir na sociedade como agente de mudança constitui um elemento importante da cidadania ambiental. Este artigo discute o conceito de ativismo e a importância das iniciativas de ativismo no desenvolvimento da disposição e das competências dos cidadãos para um envolvimento crítico, ativo e democrático na prevenção e resolução de problemas ambientais. São apresentados exemplos de iniciativas de ativismo ambiental juvenil. Também se discute a combinação possível e desejável de ativismo juvenil e ciência cidadã, como um catalisador do empoderamento dos cidadãos para a participação no esforço global do desenvolvimento sustentável e a assunção da responsabilidade pelas gerações futuras. O ativismo juvenil representa um elemento-chave na Educação para a Cidadania Ambiental, permitindo que os alunos exerçam os seus direitos e deveres ambientais e desenvolvam conhecimentos, capacidades, valores e atitudes que os capacitem como solucionadores de problemas capazes de enfrentarem os problemas ambientais contemporâneos. Logo, não se trata de entender a participação dos jovens apenas em termos do direito individual de expressarem a sua voz em processos decisórios públicos – orientados pelos adultos e baseados em instituições – mas, também, de participarem como cidadãos ativos no seu quotidiano, assumindo-se como membros das suas comunidades e partilhando papéis e responsabilidades. |
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Cidadania Ambiental e Ativismo JuvenilCidadania ambientalAtivismo juvenilAção sociopolíticaProblemas ambientaisCiência cidadãEducação em ciênciasA capacidade de um cidadão agir na sociedade como agente de mudança constitui um elemento importante da cidadania ambiental. Este artigo discute o conceito de ativismo e a importância das iniciativas de ativismo no desenvolvimento da disposição e das competências dos cidadãos para um envolvimento crítico, ativo e democrático na prevenção e resolução de problemas ambientais. São apresentados exemplos de iniciativas de ativismo ambiental juvenil. Também se discute a combinação possível e desejável de ativismo juvenil e ciência cidadã, como um catalisador do empoderamento dos cidadãos para a participação no esforço global do desenvolvimento sustentável e a assunção da responsabilidade pelas gerações futuras. O ativismo juvenil representa um elemento-chave na Educação para a Cidadania Ambiental, permitindo que os alunos exerçam os seus direitos e deveres ambientais e desenvolvam conhecimentos, capacidades, valores e atitudes que os capacitem como solucionadores de problemas capazes de enfrentarem os problemas ambientais contemporâneos. Logo, não se trata de entender a participação dos jovens apenas em termos do direito individual de expressarem a sua voz em processos decisórios públicos – orientados pelos adultos e baseados em instituições – mas, também, de participarem como cidadãos ativos no seu quotidiano, assumindo-se como membros das suas comunidades e partilhando papéis e responsabilidades.The citizen’s capacity to act in society as an agent of change constitutes an important element of environmental citizenship. This article discusses the concept of activism and the importance of activism initiatives in developing citizens' willingness and skills for critical, active and democratic involvement in preventing and solving environmental problems. Examples of youth environmental activism initiatives are presented. The possible and desirable combination of youth activism and citizen science as a catalyst for citizens’ empowerment to participate in the global effort of sustainable development and the assumption of responsibility for future generations is also discussed. Youth activism represents a key element in Environmental Citizenship Education, enabling students to exercise their environmental rights and duties and to develop knowledge, skills, values and attitudes that empower them as problem solvers capable of addressing contemporary environmental problems. Therefore, it is not only a matter of understanding young people's participation in terms of their individual right to express their voice in public decision- making processes - adult-driven and institution-based - but also of participating as active citizens in their daily lives, assuming themselves as members of their communities and sharing roles and responsibilities.URI - Universidade Regional IntegradaRepositório da Universidade de LisboaReis, Pedro2021-10-06T12:13:13Z2021-072021-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/49793porReis, P. (2021). Cidadania ambiental e ativismo juvenil. ENCITEC - Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, 11(2), 5-24. https://doi.org/10.31512/encitec.v11i2.4332237-445010.31512/encitec.v11i2.433info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:59Zoai:repositorio.ul.pt:10451/49793Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:18.381318Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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