Desafios à translação do conhecimento na era digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000100005 |
Resumo: | Resumo: A translação do conhecimento para a prática clínica e a mudança de comportamentos é um processo lento que implica o envolvimento de todos os intervenientes no processo. A Transferência do Conhecimento (TC)é um processo complexo e abarca mais do que a disseminação ou comunicação dos resultados de investigação. Inerentes ao contexto pandémico, a nossa experiência revela alguns condicionantes no trabalho multiprofissional e interinstitucional, mas o recurso a plataformas digitais podem promover a comunicação entre academia e prática. As tecnologias digitais colocam vários desafios aos docentes, profissionais de saúde e investigadores para uma Prática Baseada na Evidencia (PBE) e permite-nos inferir que a TC é influenciada pelo mundo virtual. Temos como objetivo refletir o papel de docente, investigadores e clínicos na transferência do conhecimento no mundo virtual, analisar desafios e debater estratégias que garantam a transferência do conhecimento. Ao longo do capítulo, dividido em seis secções, será abordada a questão conceptual introdutória, seguida de uma seção com exemplos de casos práticos já aplicados em vários contextos, permitindo em seguida partir para uma reflexão sobre a aplicabilidade das ferramentas para uma PBE mais eficiente. A penúltima secção elenca as limitações com desafios simultâneos da experiência digital. Ensinar o PBE nos currículos escolares nos vários níveis de ensino e envolver os estudantes em projetos podem constituir um desafio ao processo de aprendizagem do pensamento crítico da prática clínica e à utilização de modelos e técnicas online, pela facilidade da utilização de recursos tecnológicos pelas gerações mais jovens. Nas Considerações finais, salientamos a necessidade de uma abordagem colaborativa entre investigadores, clínicos e clientes onde cada um assume um papel ativo. As novas tecnologias aplicadas à saúde e as exigências dos consumidores, obrigam a alteração das práticas e dos modelos de organização serviços bem como, a necessidade de parcerias institucionais. |
id |
RCAP_6a583a6a0db1af8c59dc0ff8709a1c69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2184-77702022000100005 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desafios à translação do conhecimento na era digitalTranslação conhecimentoPrática Clínica Baseada em EvidênciasSistemas de Informações em SaúdeTecnologia digitalProfissionais de saúde.Resumo: A translação do conhecimento para a prática clínica e a mudança de comportamentos é um processo lento que implica o envolvimento de todos os intervenientes no processo. A Transferência do Conhecimento (TC)é um processo complexo e abarca mais do que a disseminação ou comunicação dos resultados de investigação. Inerentes ao contexto pandémico, a nossa experiência revela alguns condicionantes no trabalho multiprofissional e interinstitucional, mas o recurso a plataformas digitais podem promover a comunicação entre academia e prática. As tecnologias digitais colocam vários desafios aos docentes, profissionais de saúde e investigadores para uma Prática Baseada na Evidencia (PBE) e permite-nos inferir que a TC é influenciada pelo mundo virtual. Temos como objetivo refletir o papel de docente, investigadores e clínicos na transferência do conhecimento no mundo virtual, analisar desafios e debater estratégias que garantam a transferência do conhecimento. Ao longo do capítulo, dividido em seis secções, será abordada a questão conceptual introdutória, seguida de uma seção com exemplos de casos práticos já aplicados em vários contextos, permitindo em seguida partir para uma reflexão sobre a aplicabilidade das ferramentas para uma PBE mais eficiente. A penúltima secção elenca as limitações com desafios simultâneos da experiência digital. Ensinar o PBE nos currículos escolares nos vários níveis de ensino e envolver os estudantes em projetos podem constituir um desafio ao processo de aprendizagem do pensamento crítico da prática clínica e à utilização de modelos e técnicas online, pela facilidade da utilização de recursos tecnológicos pelas gerações mais jovens. Nas Considerações finais, salientamos a necessidade de uma abordagem colaborativa entre investigadores, clínicos e clientes onde cada um assume um papel ativo. As novas tecnologias aplicadas à saúde e as exigências dos consumidores, obrigam a alteração das práticas e dos modelos de organização serviços bem como, a necessidade de parcerias institucionais.Ludomedia2022-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000100005New Trends in Qualitative Research v.10 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000100005Presado,Maria HelenaMarques,Fátima MendesFerreira,ÓscarCardoso,MárioSousa,Armando DavidNascimento,Tiagoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:33:17Zoai:scielo:S2184-77702022000100005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:35:42.524491Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios à translação do conhecimento na era digital |
title |
Desafios à translação do conhecimento na era digital |
spellingShingle |
Desafios à translação do conhecimento na era digital Presado,Maria Helena Translação conhecimento Prática Clínica Baseada em Evidências Sistemas de Informações em Saúde Tecnologia digital Profissionais de saúde. |
title_short |
Desafios à translação do conhecimento na era digital |
title_full |
Desafios à translação do conhecimento na era digital |
title_fullStr |
Desafios à translação do conhecimento na era digital |
title_full_unstemmed |
Desafios à translação do conhecimento na era digital |
title_sort |
Desafios à translação do conhecimento na era digital |
author |
Presado,Maria Helena |
author_facet |
Presado,Maria Helena Marques,Fátima Mendes Ferreira,Óscar Cardoso,Mário Sousa,Armando David Nascimento,Tiago |
author_role |
author |
author2 |
Marques,Fátima Mendes Ferreira,Óscar Cardoso,Mário Sousa,Armando David Nascimento,Tiago |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Presado,Maria Helena Marques,Fátima Mendes Ferreira,Óscar Cardoso,Mário Sousa,Armando David Nascimento,Tiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Translação conhecimento Prática Clínica Baseada em Evidências Sistemas de Informações em Saúde Tecnologia digital Profissionais de saúde. |
topic |
Translação conhecimento Prática Clínica Baseada em Evidências Sistemas de Informações em Saúde Tecnologia digital Profissionais de saúde. |
description |
Resumo: A translação do conhecimento para a prática clínica e a mudança de comportamentos é um processo lento que implica o envolvimento de todos os intervenientes no processo. A Transferência do Conhecimento (TC)é um processo complexo e abarca mais do que a disseminação ou comunicação dos resultados de investigação. Inerentes ao contexto pandémico, a nossa experiência revela alguns condicionantes no trabalho multiprofissional e interinstitucional, mas o recurso a plataformas digitais podem promover a comunicação entre academia e prática. As tecnologias digitais colocam vários desafios aos docentes, profissionais de saúde e investigadores para uma Prática Baseada na Evidencia (PBE) e permite-nos inferir que a TC é influenciada pelo mundo virtual. Temos como objetivo refletir o papel de docente, investigadores e clínicos na transferência do conhecimento no mundo virtual, analisar desafios e debater estratégias que garantam a transferência do conhecimento. Ao longo do capítulo, dividido em seis secções, será abordada a questão conceptual introdutória, seguida de uma seção com exemplos de casos práticos já aplicados em vários contextos, permitindo em seguida partir para uma reflexão sobre a aplicabilidade das ferramentas para uma PBE mais eficiente. A penúltima secção elenca as limitações com desafios simultâneos da experiência digital. Ensinar o PBE nos currículos escolares nos vários níveis de ensino e envolver os estudantes em projetos podem constituir um desafio ao processo de aprendizagem do pensamento crítico da prática clínica e à utilização de modelos e técnicas online, pela facilidade da utilização de recursos tecnológicos pelas gerações mais jovens. Nas Considerações finais, salientamos a necessidade de uma abordagem colaborativa entre investigadores, clínicos e clientes onde cada um assume um papel ativo. As novas tecnologias aplicadas à saúde e as exigências dos consumidores, obrigam a alteração das práticas e dos modelos de organização serviços bem como, a necessidade de parcerias institucionais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000100005 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000100005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000100005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research v.10 2022 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137410299199488 |