Senso de coerência materno e os comportamentos em saúde bucal de pré-escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa,Denise da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Azevedo,Marina, Costa,Vanessa da, Goettems,Marília, Bonow,Maria Laura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862022000300640
Resumo: Resumo A teoria salutogênica estuda como e porque as pessoas permanecem saudáveis mesmo em situações adversas e estressantes, tendo como ideia central o senso de coerência (SOC). Quanto maior o SOC mais efetivamente o indivíduo será capaz de enfrentar as dificuldades da vida. Este estudo objetivou verificar a relação entre SOC materno e os comportamentos relacionados com a saúde bucal de pré-escolares da cidade de Pelotas/RS. Um estudo transversal foi realizado em uma amostra de crianças de 2 a 5 anos e suas mães em 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS) sorteadas aleatoriamente. Participaram 534 díades. Informações demográficas, socioeconômicas, hábitos de higiene bucal e de alimentação do filho, utilização de serviços odontológicos pelo filho, rastreamento de transtornos mentais comuns da mãe e avaliação do SOC materno foram coletadas. As associações entre as variáveis de desfecho (frequência de ingestão de alimentos e bebidas doces entre as refeições, como os dentes da criança são escovados e experiência de consulta odontológica da criança) e as características demográficas, socioeconômicas e psicossociais materna foram avaliadas através de análise multivariada utilizando-se a regressão de Poisson com variância robusta (p<0,05). A prevalência de escovar os dentes de forma inadequada (a criança escova os dentes sozinha ou nunca ter escovado) foi 70% maior entre as crianças cujas mães apresentaram menor SOC quando comparadas às crianças de mães com maior SOC. Os achados indicam que o SOC materno pode ser um indicador psicossocial na aquisição de hábitos de higiene bucal adequados em pré-escolares.
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