A Relevância da gestão da comunicação e liderança na eficiência de empresas turísticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Manuel
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ferreira, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/2976
Resumo: O objetivo geral deste artigo reside na necessidade de compreender a gestão da comunicação pessoal e liderança na eficiência de empresas turísticas ao nível da partilha de informação, comunicação interna, atitude dos colaboradores, estilo de liderança, postura da empresa, compromisso, resposta da empresa e reconhecimento na eficiência das empresas. Após a revisão da literatura, desenvolveu-se um estudo exploratório, recorrendo ao questionário como instrumento de recolha de informação respondido por dezanove responsáveis do setor. O instrumento de pesquisa foi enviado via email para responsáveis de recursos humanos, diretores, administradores, assessores de administração e outros responsáveis de empreendimentos turísticos no norte de Portugal. Verifica-se que os aspetos mais relevantes na gestão da comunicação pessoal e liderança são a condução de reuniões periódicas com os colaboradores, definição de objetivos, gestão de incentivos, estratégia, consistência por parte dos colaboradores, entusiasmo, sacrifício em prol dos colaboradores, trabalho em conjunto, medidas de correção, sempre que necessário e o reconhecimento.
id RCAP_6a648b8dc76884ac8a2eafcf9a9009e2
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/2976
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A Relevância da gestão da comunicação e liderança na eficiência de empresas turísticasGestão da comunicaçãoComunicação internaAtitude dos colaboradoresReconhecimentoLiderança pessoalO objetivo geral deste artigo reside na necessidade de compreender a gestão da comunicação pessoal e liderança na eficiência de empresas turísticas ao nível da partilha de informação, comunicação interna, atitude dos colaboradores, estilo de liderança, postura da empresa, compromisso, resposta da empresa e reconhecimento na eficiência das empresas. Após a revisão da literatura, desenvolveu-se um estudo exploratório, recorrendo ao questionário como instrumento de recolha de informação respondido por dezanove responsáveis do setor. O instrumento de pesquisa foi enviado via email para responsáveis de recursos humanos, diretores, administradores, assessores de administração e outros responsáveis de empreendimentos turísticos no norte de Portugal. Verifica-se que os aspetos mais relevantes na gestão da comunicação pessoal e liderança são a condução de reuniões periódicas com os colaboradores, definição de objetivos, gestão de incentivos, estratégia, consistência por parte dos colaboradores, entusiasmo, sacrifício em prol dos colaboradores, trabalho em conjunto, medidas de correção, sempre que necessário e o reconhecimento.International Journal of Marketing, Communication and New Media2020-01-02T11:10:14Z2019-12-31T00:00:00Z2019-12-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/2976por2182-9306Pereira, ManuelFerreira, Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:11:24ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A Relevância da gestão da comunicação e liderança na eficiência de empresas turísticas
title A Relevância da gestão da comunicação e liderança na eficiência de empresas turísticas
spellingShingle A Relevância da gestão da comunicação e liderança na eficiência de empresas turísticas
Pereira, Manuel
Gestão da comunicação
Comunicação interna
Atitude dos colaboradores
Reconhecimento
Liderança pessoal
title_short A Relevância da gestão da comunicação e liderança na eficiência de empresas turísticas
title_full A Relevância da gestão da comunicação e liderança na eficiência de empresas turísticas
title_fullStr A Relevância da gestão da comunicação e liderança na eficiência de empresas turísticas
title_full_unstemmed A Relevância da gestão da comunicação e liderança na eficiência de empresas turísticas
title_sort A Relevância da gestão da comunicação e liderança na eficiência de empresas turísticas
author Pereira, Manuel
author_facet Pereira, Manuel
Ferreira, Teresa
author_role author
author2 Ferreira, Teresa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Manuel
Ferreira, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da comunicação
Comunicação interna
Atitude dos colaboradores
Reconhecimento
Liderança pessoal
topic Gestão da comunicação
Comunicação interna
Atitude dos colaboradores
Reconhecimento
Liderança pessoal
description O objetivo geral deste artigo reside na necessidade de compreender a gestão da comunicação pessoal e liderança na eficiência de empresas turísticas ao nível da partilha de informação, comunicação interna, atitude dos colaboradores, estilo de liderança, postura da empresa, compromisso, resposta da empresa e reconhecimento na eficiência das empresas. Após a revisão da literatura, desenvolveu-se um estudo exploratório, recorrendo ao questionário como instrumento de recolha de informação respondido por dezanove responsáveis do setor. O instrumento de pesquisa foi enviado via email para responsáveis de recursos humanos, diretores, administradores, assessores de administração e outros responsáveis de empreendimentos turísticos no norte de Portugal. Verifica-se que os aspetos mais relevantes na gestão da comunicação pessoal e liderança são a condução de reuniões periódicas com os colaboradores, definição de objetivos, gestão de incentivos, estratégia, consistência por parte dos colaboradores, entusiasmo, sacrifício em prol dos colaboradores, trabalho em conjunto, medidas de correção, sempre que necessário e o reconhecimento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-31T00:00:00Z
2019-12-31
2020-01-02T11:10:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/2976
url http://hdl.handle.net/11328/2976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9306
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv International Journal of Marketing, Communication and New Media
publisher.none.fl_str_mv International Journal of Marketing, Communication and New Media
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302554243235840