A Relevância da gestão da comunicação e liderança na eficiência de empresas turísticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/2976 |
Resumo: | O objetivo geral deste artigo reside na necessidade de compreender a gestão da comunicação pessoal e liderança na eficiência de empresas turísticas ao nível da partilha de informação, comunicação interna, atitude dos colaboradores, estilo de liderança, postura da empresa, compromisso, resposta da empresa e reconhecimento na eficiência das empresas. Após a revisão da literatura, desenvolveu-se um estudo exploratório, recorrendo ao questionário como instrumento de recolha de informação respondido por dezanove responsáveis do setor. O instrumento de pesquisa foi enviado via email para responsáveis de recursos humanos, diretores, administradores, assessores de administração e outros responsáveis de empreendimentos turísticos no norte de Portugal. Verifica-se que os aspetos mais relevantes na gestão da comunicação pessoal e liderança são a condução de reuniões periódicas com os colaboradores, definição de objetivos, gestão de incentivos, estratégia, consistência por parte dos colaboradores, entusiasmo, sacrifício em prol dos colaboradores, trabalho em conjunto, medidas de correção, sempre que necessário e o reconhecimento. |
id |
RCAP_6a648b8dc76884ac8a2eafcf9a9009e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uportu.pt:11328/2976 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Relevância da gestão da comunicação e liderança na eficiência de empresas turísticasGestão da comunicaçãoComunicação internaAtitude dos colaboradoresReconhecimentoLiderança pessoalO objetivo geral deste artigo reside na necessidade de compreender a gestão da comunicação pessoal e liderança na eficiência de empresas turísticas ao nível da partilha de informação, comunicação interna, atitude dos colaboradores, estilo de liderança, postura da empresa, compromisso, resposta da empresa e reconhecimento na eficiência das empresas. Após a revisão da literatura, desenvolveu-se um estudo exploratório, recorrendo ao questionário como instrumento de recolha de informação respondido por dezanove responsáveis do setor. O instrumento de pesquisa foi enviado via email para responsáveis de recursos humanos, diretores, administradores, assessores de administração e outros responsáveis de empreendimentos turísticos no norte de Portugal. Verifica-se que os aspetos mais relevantes na gestão da comunicação pessoal e liderança são a condução de reuniões periódicas com os colaboradores, definição de objetivos, gestão de incentivos, estratégia, consistência por parte dos colaboradores, entusiasmo, sacrifício em prol dos colaboradores, trabalho em conjunto, medidas de correção, sempre que necessário e o reconhecimento.International Journal of Marketing, Communication and New Media2020-01-02T11:10:14Z2019-12-31T00:00:00Z2019-12-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/2976por2182-9306Pereira, ManuelFerreira, Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:11:24ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Relevância da gestão da comunicação e liderança na eficiência de empresas turísticas |
title |
A Relevância da gestão da comunicação e liderança na eficiência de empresas turísticas |
spellingShingle |
A Relevância da gestão da comunicação e liderança na eficiência de empresas turísticas Pereira, Manuel Gestão da comunicação Comunicação interna Atitude dos colaboradores Reconhecimento Liderança pessoal |
title_short |
A Relevância da gestão da comunicação e liderança na eficiência de empresas turísticas |
title_full |
A Relevância da gestão da comunicação e liderança na eficiência de empresas turísticas |
title_fullStr |
A Relevância da gestão da comunicação e liderança na eficiência de empresas turísticas |
title_full_unstemmed |
A Relevância da gestão da comunicação e liderança na eficiência de empresas turísticas |
title_sort |
A Relevância da gestão da comunicação e liderança na eficiência de empresas turísticas |
author |
Pereira, Manuel |
author_facet |
Pereira, Manuel Ferreira, Teresa |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Teresa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Manuel Ferreira, Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão da comunicação Comunicação interna Atitude dos colaboradores Reconhecimento Liderança pessoal |
topic |
Gestão da comunicação Comunicação interna Atitude dos colaboradores Reconhecimento Liderança pessoal |
description |
O objetivo geral deste artigo reside na necessidade de compreender a gestão da comunicação pessoal e liderança na eficiência de empresas turísticas ao nível da partilha de informação, comunicação interna, atitude dos colaboradores, estilo de liderança, postura da empresa, compromisso, resposta da empresa e reconhecimento na eficiência das empresas. Após a revisão da literatura, desenvolveu-se um estudo exploratório, recorrendo ao questionário como instrumento de recolha de informação respondido por dezanove responsáveis do setor. O instrumento de pesquisa foi enviado via email para responsáveis de recursos humanos, diretores, administradores, assessores de administração e outros responsáveis de empreendimentos turísticos no norte de Portugal. Verifica-se que os aspetos mais relevantes na gestão da comunicação pessoal e liderança são a condução de reuniões periódicas com os colaboradores, definição de objetivos, gestão de incentivos, estratégia, consistência por parte dos colaboradores, entusiasmo, sacrifício em prol dos colaboradores, trabalho em conjunto, medidas de correção, sempre que necessário e o reconhecimento. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-31T00:00:00Z 2019-12-31 2020-01-02T11:10:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/2976 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/2976 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-9306 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
International Journal of Marketing, Communication and New Media |
publisher.none.fl_str_mv |
International Journal of Marketing, Communication and New Media |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302554243235840 |