A promoção de práticas de educação e formação para a sustentabilidade: o caso do Centro Unesco Aldeias das Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morgado, Cátia Alexandra Tenda
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/19946
Resumo: O presente relatório de estágio descreve as atividades desenvolvidas no decorrer de nove meses de estágio profissional, no âmbito do Mestrado em Gestão com especialização em Recursos Humanos, na Associação Centro UNESCO Aldeia das Ciências. Este relatório tem como objetivo descrever detalhadamente as atividades desenvolvidas na instituição acolhedora, bem como apresentar um conjunto de sugestões e recomendações que permitam melhorar os processos e procedimentos. No decorrer do estágio foram desenvolvidas diversas atividades, tendo as mesmas como foco a promoção da educação para a sustentabilidade em torno de três grandes áreas: exposições com tecnologias eco-eficientes (exposição Espaço Água, Energia Sustentável e Casa Sustentável) abertas à comunidade, angariação e reutilização de materiais recicláveis e atividades lúdico-pedagógicas em contexto escolar, como por exemplo: utilização de fornos solares, recolha de tampas, caricas e rolhas (Projeto “Bora lá). A instituição através dos seus diversos projetos pretende passar a mensagem da importância no investimento na educação e formação para a sustentabilidade; Abstract: Promoting education and training practices for sustainability - The Case of the Centro UNESCO Aldeia das Ciências This internship report describes the activities developed during a nine-month internship, in the scope of the Master's Degree in Management with a specialization in Human Resources, at the Association of UNESCO Village Center of Sciences. The purpose of this report is to describe in detail the activities carried out at the hospitable institution, as well as to present a set of suggestions and recommendations to improve processes and procedures. During the internship, several activities were carried out, focusing on the promotion of education for sustainability around three major areas: exhibitions with eco-efficient technologies (exhibition on Water, Sustainable Energy and Sustainable House) open to the community, fundraising And re-use of recyclable materials and educational activities in a school context, such as: the use of solar ovens, the collection of lids, caricas and corks ("Bora lá" Project). The institution through its various projects intends to convey the message of importance in investing in education and training for sustainability.
id RCAP_6a696e78d2e0cec776bd4bebebef0b3d
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/19946
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A promoção de práticas de educação e formação para a sustentabilidade: o caso do Centro Unesco Aldeias das CiênciasSustentabilidadeEducaçãoAssociação Aldeia das CiênciasSustainabilityEducationAldeia das Ciências AssociationO presente relatório de estágio descreve as atividades desenvolvidas no decorrer de nove meses de estágio profissional, no âmbito do Mestrado em Gestão com especialização em Recursos Humanos, na Associação Centro UNESCO Aldeia das Ciências. Este relatório tem como objetivo descrever detalhadamente as atividades desenvolvidas na instituição acolhedora, bem como apresentar um conjunto de sugestões e recomendações que permitam melhorar os processos e procedimentos. No decorrer do estágio foram desenvolvidas diversas atividades, tendo as mesmas como foco a promoção da educação para a sustentabilidade em torno de três grandes áreas: exposições com tecnologias eco-eficientes (exposição Espaço Água, Energia Sustentável e Casa Sustentável) abertas à comunidade, angariação e reutilização de materiais recicláveis e atividades lúdico-pedagógicas em contexto escolar, como por exemplo: utilização de fornos solares, recolha de tampas, caricas e rolhas (Projeto “Bora lá). A instituição através dos seus diversos projetos pretende passar a mensagem da importância no investimento na educação e formação para a sustentabilidade; Abstract: Promoting education and training practices for sustainability - The Case of the Centro UNESCO Aldeia das Ciências This internship report describes the activities developed during a nine-month internship, in the scope of the Master's Degree in Management with a specialization in Human Resources, at the Association of UNESCO Village Center of Sciences. The purpose of this report is to describe in detail the activities carried out at the hospitable institution, as well as to present a set of suggestions and recommendations to improve processes and procedures. During the internship, several activities were carried out, focusing on the promotion of education for sustainability around three major areas: exhibitions with eco-efficient technologies (exhibition on Water, Sustainable Energy and Sustainable House) open to the community, fundraising And re-use of recyclable materials and educational activities in a school context, such as: the use of solar ovens, the collection of lids, caricas and corks ("Bora lá" Project). The institution through its various projects intends to convey the message of importance in investing in education and training for sustainability.Universidade de Évora2017-01-20T19:02:20Z2017-01-202016-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/19946http://hdl.handle.net/10174/19946TID:201599600porDepartamento de Gestãocatiamorgado17@hotmail.com256Morgado, Cátia Alexandra Tendainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:09:33Zoai:dspace.uevora.pt:10174/19946Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:11:32.482291Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A promoção de práticas de educação e formação para a sustentabilidade: o caso do Centro Unesco Aldeias das Ciências
title A promoção de práticas de educação e formação para a sustentabilidade: o caso do Centro Unesco Aldeias das Ciências
spellingShingle A promoção de práticas de educação e formação para a sustentabilidade: o caso do Centro Unesco Aldeias das Ciências
Morgado, Cátia Alexandra Tenda
Sustentabilidade
Educação
Associação Aldeia das Ciências
Sustainability
Education
Aldeia das Ciências Association
title_short A promoção de práticas de educação e formação para a sustentabilidade: o caso do Centro Unesco Aldeias das Ciências
title_full A promoção de práticas de educação e formação para a sustentabilidade: o caso do Centro Unesco Aldeias das Ciências
title_fullStr A promoção de práticas de educação e formação para a sustentabilidade: o caso do Centro Unesco Aldeias das Ciências
title_full_unstemmed A promoção de práticas de educação e formação para a sustentabilidade: o caso do Centro Unesco Aldeias das Ciências
title_sort A promoção de práticas de educação e formação para a sustentabilidade: o caso do Centro Unesco Aldeias das Ciências
author Morgado, Cátia Alexandra Tenda
author_facet Morgado, Cátia Alexandra Tenda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morgado, Cátia Alexandra Tenda
dc.subject.por.fl_str_mv Sustentabilidade
Educação
Associação Aldeia das Ciências
Sustainability
Education
Aldeia das Ciências Association
topic Sustentabilidade
Educação
Associação Aldeia das Ciências
Sustainability
Education
Aldeia das Ciências Association
description O presente relatório de estágio descreve as atividades desenvolvidas no decorrer de nove meses de estágio profissional, no âmbito do Mestrado em Gestão com especialização em Recursos Humanos, na Associação Centro UNESCO Aldeia das Ciências. Este relatório tem como objetivo descrever detalhadamente as atividades desenvolvidas na instituição acolhedora, bem como apresentar um conjunto de sugestões e recomendações que permitam melhorar os processos e procedimentos. No decorrer do estágio foram desenvolvidas diversas atividades, tendo as mesmas como foco a promoção da educação para a sustentabilidade em torno de três grandes áreas: exposições com tecnologias eco-eficientes (exposição Espaço Água, Energia Sustentável e Casa Sustentável) abertas à comunidade, angariação e reutilização de materiais recicláveis e atividades lúdico-pedagógicas em contexto escolar, como por exemplo: utilização de fornos solares, recolha de tampas, caricas e rolhas (Projeto “Bora lá). A instituição através dos seus diversos projetos pretende passar a mensagem da importância no investimento na educação e formação para a sustentabilidade; Abstract: Promoting education and training practices for sustainability - The Case of the Centro UNESCO Aldeia das Ciências This internship report describes the activities developed during a nine-month internship, in the scope of the Master's Degree in Management with a specialization in Human Resources, at the Association of UNESCO Village Center of Sciences. The purpose of this report is to describe in detail the activities carried out at the hospitable institution, as well as to present a set of suggestions and recommendations to improve processes and procedures. During the internship, several activities were carried out, focusing on the promotion of education for sustainability around three major areas: exhibitions with eco-efficient technologies (exhibition on Water, Sustainable Energy and Sustainable House) open to the community, fundraising And re-use of recyclable materials and educational activities in a school context, such as: the use of solar ovens, the collection of lids, caricas and corks ("Bora lá" Project). The institution through its various projects intends to convey the message of importance in investing in education and training for sustainability.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-30T00:00:00Z
2017-01-20T19:02:20Z
2017-01-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/19946
http://hdl.handle.net/10174/19946
TID:201599600
url http://hdl.handle.net/10174/19946
identifier_str_mv TID:201599600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Gestão
catiamorgado17@hotmail.com
256
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136597680062464