A promoção de práticas de educação e formação para a sustentabilidade: o caso do Centro Unesco Aldeias das Ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/19946 |
Resumo: | O presente relatório de estágio descreve as atividades desenvolvidas no decorrer de nove meses de estágio profissional, no âmbito do Mestrado em Gestão com especialização em Recursos Humanos, na Associação Centro UNESCO Aldeia das Ciências. Este relatório tem como objetivo descrever detalhadamente as atividades desenvolvidas na instituição acolhedora, bem como apresentar um conjunto de sugestões e recomendações que permitam melhorar os processos e procedimentos. No decorrer do estágio foram desenvolvidas diversas atividades, tendo as mesmas como foco a promoção da educação para a sustentabilidade em torno de três grandes áreas: exposições com tecnologias eco-eficientes (exposição Espaço Água, Energia Sustentável e Casa Sustentável) abertas à comunidade, angariação e reutilização de materiais recicláveis e atividades lúdico-pedagógicas em contexto escolar, como por exemplo: utilização de fornos solares, recolha de tampas, caricas e rolhas (Projeto “Bora lá). A instituição através dos seus diversos projetos pretende passar a mensagem da importância no investimento na educação e formação para a sustentabilidade; Abstract: Promoting education and training practices for sustainability - The Case of the Centro UNESCO Aldeia das Ciências This internship report describes the activities developed during a nine-month internship, in the scope of the Master's Degree in Management with a specialization in Human Resources, at the Association of UNESCO Village Center of Sciences. The purpose of this report is to describe in detail the activities carried out at the hospitable institution, as well as to present a set of suggestions and recommendations to improve processes and procedures. During the internship, several activities were carried out, focusing on the promotion of education for sustainability around three major areas: exhibitions with eco-efficient technologies (exhibition on Water, Sustainable Energy and Sustainable House) open to the community, fundraising And re-use of recyclable materials and educational activities in a school context, such as: the use of solar ovens, the collection of lids, caricas and corks ("Bora lá" Project). The institution through its various projects intends to convey the message of importance in investing in education and training for sustainability. |
id |
RCAP_6a696e78d2e0cec776bd4bebebef0b3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/19946 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A promoção de práticas de educação e formação para a sustentabilidade: o caso do Centro Unesco Aldeias das CiênciasSustentabilidadeEducaçãoAssociação Aldeia das CiênciasSustainabilityEducationAldeia das Ciências AssociationO presente relatório de estágio descreve as atividades desenvolvidas no decorrer de nove meses de estágio profissional, no âmbito do Mestrado em Gestão com especialização em Recursos Humanos, na Associação Centro UNESCO Aldeia das Ciências. Este relatório tem como objetivo descrever detalhadamente as atividades desenvolvidas na instituição acolhedora, bem como apresentar um conjunto de sugestões e recomendações que permitam melhorar os processos e procedimentos. No decorrer do estágio foram desenvolvidas diversas atividades, tendo as mesmas como foco a promoção da educação para a sustentabilidade em torno de três grandes áreas: exposições com tecnologias eco-eficientes (exposição Espaço Água, Energia Sustentável e Casa Sustentável) abertas à comunidade, angariação e reutilização de materiais recicláveis e atividades lúdico-pedagógicas em contexto escolar, como por exemplo: utilização de fornos solares, recolha de tampas, caricas e rolhas (Projeto “Bora lá). A instituição através dos seus diversos projetos pretende passar a mensagem da importância no investimento na educação e formação para a sustentabilidade; Abstract: Promoting education and training practices for sustainability - The Case of the Centro UNESCO Aldeia das Ciências This internship report describes the activities developed during a nine-month internship, in the scope of the Master's Degree in Management with a specialization in Human Resources, at the Association of UNESCO Village Center of Sciences. The purpose of this report is to describe in detail the activities carried out at the hospitable institution, as well as to present a set of suggestions and recommendations to improve processes and procedures. During the internship, several activities were carried out, focusing on the promotion of education for sustainability around three major areas: exhibitions with eco-efficient technologies (exhibition on Water, Sustainable Energy and Sustainable House) open to the community, fundraising And re-use of recyclable materials and educational activities in a school context, such as: the use of solar ovens, the collection of lids, caricas and corks ("Bora lá" Project). The institution through its various projects intends to convey the message of importance in investing in education and training for sustainability.Universidade de Évora2017-01-20T19:02:20Z2017-01-202016-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/19946http://hdl.handle.net/10174/19946TID:201599600porDepartamento de Gestãocatiamorgado17@hotmail.com256Morgado, Cátia Alexandra Tendainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:09:33Zoai:dspace.uevora.pt:10174/19946Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:11:32.482291Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A promoção de práticas de educação e formação para a sustentabilidade: o caso do Centro Unesco Aldeias das Ciências |
title |
A promoção de práticas de educação e formação para a sustentabilidade: o caso do Centro Unesco Aldeias das Ciências |
spellingShingle |
A promoção de práticas de educação e formação para a sustentabilidade: o caso do Centro Unesco Aldeias das Ciências Morgado, Cátia Alexandra Tenda Sustentabilidade Educação Associação Aldeia das Ciências Sustainability Education Aldeia das Ciências Association |
title_short |
A promoção de práticas de educação e formação para a sustentabilidade: o caso do Centro Unesco Aldeias das Ciências |
title_full |
A promoção de práticas de educação e formação para a sustentabilidade: o caso do Centro Unesco Aldeias das Ciências |
title_fullStr |
A promoção de práticas de educação e formação para a sustentabilidade: o caso do Centro Unesco Aldeias das Ciências |
title_full_unstemmed |
A promoção de práticas de educação e formação para a sustentabilidade: o caso do Centro Unesco Aldeias das Ciências |
title_sort |
A promoção de práticas de educação e formação para a sustentabilidade: o caso do Centro Unesco Aldeias das Ciências |
author |
Morgado, Cátia Alexandra Tenda |
author_facet |
Morgado, Cátia Alexandra Tenda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morgado, Cátia Alexandra Tenda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sustentabilidade Educação Associação Aldeia das Ciências Sustainability Education Aldeia das Ciências Association |
topic |
Sustentabilidade Educação Associação Aldeia das Ciências Sustainability Education Aldeia das Ciências Association |
description |
O presente relatório de estágio descreve as atividades desenvolvidas no decorrer de nove meses de estágio profissional, no âmbito do Mestrado em Gestão com especialização em Recursos Humanos, na Associação Centro UNESCO Aldeia das Ciências. Este relatório tem como objetivo descrever detalhadamente as atividades desenvolvidas na instituição acolhedora, bem como apresentar um conjunto de sugestões e recomendações que permitam melhorar os processos e procedimentos. No decorrer do estágio foram desenvolvidas diversas atividades, tendo as mesmas como foco a promoção da educação para a sustentabilidade em torno de três grandes áreas: exposições com tecnologias eco-eficientes (exposição Espaço Água, Energia Sustentável e Casa Sustentável) abertas à comunidade, angariação e reutilização de materiais recicláveis e atividades lúdico-pedagógicas em contexto escolar, como por exemplo: utilização de fornos solares, recolha de tampas, caricas e rolhas (Projeto “Bora lá). A instituição através dos seus diversos projetos pretende passar a mensagem da importância no investimento na educação e formação para a sustentabilidade; Abstract: Promoting education and training practices for sustainability - The Case of the Centro UNESCO Aldeia das Ciências This internship report describes the activities developed during a nine-month internship, in the scope of the Master's Degree in Management with a specialization in Human Resources, at the Association of UNESCO Village Center of Sciences. The purpose of this report is to describe in detail the activities carried out at the hospitable institution, as well as to present a set of suggestions and recommendations to improve processes and procedures. During the internship, several activities were carried out, focusing on the promotion of education for sustainability around three major areas: exhibitions with eco-efficient technologies (exhibition on Water, Sustainable Energy and Sustainable House) open to the community, fundraising And re-use of recyclable materials and educational activities in a school context, such as: the use of solar ovens, the collection of lids, caricas and corks ("Bora lá" Project). The institution through its various projects intends to convey the message of importance in investing in education and training for sustainability. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-30T00:00:00Z 2017-01-20T19:02:20Z 2017-01-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/19946 http://hdl.handle.net/10174/19946 TID:201599600 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/19946 |
identifier_str_mv |
TID:201599600 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Gestão catiamorgado17@hotmail.com 256 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136597680062464 |