Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/1577 |
Resumo: | O presente relatório, realizado no âmbito da prática pedagógica para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, reflete o conjunto de experiências vivenciadas no decorrer da minha intervenção educativa na Sala Azul (BIII) do Infantário Rainha Santa Isabel. Acolhe no seu todo pressupostos teóricos e metodológicos que guiados por pesquisa e reflexões contínuas, visaram proporcionar aprendizagens ativas e significativas que promovessem o desenvolvimento de competências e a autonomia do grupo de crianças. Assim, o corpus do trabalho desperta-nos para o docente enquanto profissional que reflete sobre a prática desenvolvida com as crianças e que estabelece relações com as famílias e a comunidade educativa. É ainda dado ênfase à caraterização das crianças, que deram vida a todo este percurso, bem como à contextualização da comunidade a que pertencem. O processo de pesquisa através da investigação-ação pretendeu dar destaque à praxis que aqui se apresenta, aprofundando a questão: Qual o contributo das interações Adulto/Criança nas aprendizagens desenvolvidas com as crianças da Sala Azul (BIII) da Creche? Este “estudo” apoiou-se na necessidade pessoal e futura profissional de aprofundar os momentos observados no período de estágio, e refletir sobre os mesmos. O desenlace acarreta os relatos deste percurso, que na sua essência se encontram em incessante construção e que estão na base do meu crescimento profissional. |
id |
RCAP_6a6fb20516e5496881a93997c48709a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/1577 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoEducação de infânciaIntervenção educativaReflexãoRelação adulto/criançaChildhood educationEducational interventionReflectionRelationship adult/childEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório, realizado no âmbito da prática pedagógica para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, reflete o conjunto de experiências vivenciadas no decorrer da minha intervenção educativa na Sala Azul (BIII) do Infantário Rainha Santa Isabel. Acolhe no seu todo pressupostos teóricos e metodológicos que guiados por pesquisa e reflexões contínuas, visaram proporcionar aprendizagens ativas e significativas que promovessem o desenvolvimento de competências e a autonomia do grupo de crianças. Assim, o corpus do trabalho desperta-nos para o docente enquanto profissional que reflete sobre a prática desenvolvida com as crianças e que estabelece relações com as famílias e a comunidade educativa. É ainda dado ênfase à caraterização das crianças, que deram vida a todo este percurso, bem como à contextualização da comunidade a que pertencem. O processo de pesquisa através da investigação-ação pretendeu dar destaque à praxis que aqui se apresenta, aprofundando a questão: Qual o contributo das interações Adulto/Criança nas aprendizagens desenvolvidas com as crianças da Sala Azul (BIII) da Creche? Este “estudo” apoiou-se na necessidade pessoal e futura profissional de aprofundar os momentos observados no período de estágio, e refletir sobre os mesmos. O desenlace acarreta os relatos deste percurso, que na sua essência se encontram em incessante construção e que estão na base do meu crescimento profissional.This report, conducted in the context of teaching practice for obtaining master's degree in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education, reflects the set of experiences throughout my educational intervention in the Sala Azul - BIII Day Care. Welcomes the whole theoretical and methodological assumptions that guided research and continuous reflections, aim to provide active and meaningful learning that promote the development of skills and autonomy of the group of children. The corpus of work awakens us to the teacher as a professional who reflects on the practice developed with children and establishing relationships with families and the educational community. The action research is the focus of all praxis presented here and formed the basis of their orientation. It's even given some prominence to the characterization of the children who gave life to this entire route as well as the context of the community to which they belong. This " study " was based on personal need and professional future to deepen times observed in the training period , and reflect on them . The denouement brings the stories of this journey, which in essence are in constant construction and which are the basis of my professional growth.Kotecki, Ana Maria França Freitas KotDigitUMaSilva, Nicole Luz da2017-07-28T00:30:09Z2014-09-08T00:00:00Z2014-09-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1577201649691porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:17Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1577Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:17.585491Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
title |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico Silva, Nicole Luz da Educação de infância Intervenção educativa Reflexão Relação adulto/criança Childhood education Educational intervention Reflection Relationship adult/child Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico |
author |
Silva, Nicole Luz da |
author_facet |
Silva, Nicole Luz da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kotecki, Ana Maria França Freitas Kot DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Nicole Luz da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de infância Intervenção educativa Reflexão Relação adulto/criança Childhood education Educational intervention Reflection Relationship adult/child Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação de infância Intervenção educativa Reflexão Relação adulto/criança Childhood education Educational intervention Reflection Relationship adult/child Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório, realizado no âmbito da prática pedagógica para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, reflete o conjunto de experiências vivenciadas no decorrer da minha intervenção educativa na Sala Azul (BIII) do Infantário Rainha Santa Isabel. Acolhe no seu todo pressupostos teóricos e metodológicos que guiados por pesquisa e reflexões contínuas, visaram proporcionar aprendizagens ativas e significativas que promovessem o desenvolvimento de competências e a autonomia do grupo de crianças. Assim, o corpus do trabalho desperta-nos para o docente enquanto profissional que reflete sobre a prática desenvolvida com as crianças e que estabelece relações com as famílias e a comunidade educativa. É ainda dado ênfase à caraterização das crianças, que deram vida a todo este percurso, bem como à contextualização da comunidade a que pertencem. O processo de pesquisa através da investigação-ação pretendeu dar destaque à praxis que aqui se apresenta, aprofundando a questão: Qual o contributo das interações Adulto/Criança nas aprendizagens desenvolvidas com as crianças da Sala Azul (BIII) da Creche? Este “estudo” apoiou-se na necessidade pessoal e futura profissional de aprofundar os momentos observados no período de estágio, e refletir sobre os mesmos. O desenlace acarreta os relatos deste percurso, que na sua essência se encontram em incessante construção e que estão na base do meu crescimento profissional. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-08T00:00:00Z 2014-09-08T00:00:00Z 2017-07-28T00:30:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/1577 201649691 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/1577 |
identifier_str_mv |
201649691 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129912861261824 |