Constituição e funcionamento dos departamentos curriculares : lógicas de acção organizacional estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Ana Maria Sucena de Oliveira Morais Rachinhas, 1965-
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/44145
Resumo: Tese de mestrado em Educação (Administração e Organização Escolar), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Ciências, 2005
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spelling Constituição e funcionamento dos departamentos curriculares : lógicas de acção organizacional estudo de casoMudança organizacionalGrupos disciplinaresAdministração escolarIdentidade profissional - professoresTeses de mestrado - 2005Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de mestrado em Educação (Administração e Organização Escolar), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Ciências, 2005Com a implementação do Decreto-Lei 115 A/98, a constituição dos departamentos curriculares implicou mudanças na estrutura organizacional do estabelecimento de ensino, gerou processos complexos através da negociação entre grupos disciplinares portadores e defensores de diferentes projectos curriculares para a escola. O presente trabalho, sob a forma de estudo de caso de uma escola secundária, centra-se na identificação das lógicas e dinâmicas de acção que emergiram no processo de constituição dos departamentos curriculares, das que se geram no quotidiano dos departamentos e na articulação destes com o conselho pedagógico. A investigação foi desenvolvida no sentido de dar resposta às seguintes questões: Que lógicas de acção se manifestaram durante o processo de constituição dos departamentos curriculares? Como funcionam os departamentos curriculares enquanto configurações multidisciplinares? Como se articula a acção do conselho pedagógico com os departamentos curriculares? Qual a influência dos departamentos curriculares na vida organizacional da escola? Procedeu-se à recolha de dados através de fontes diversas e complementares: documentos produzidos entre 1998 e 2002, entrevistas semi-estruturadas aos coordenadores de departamento curricular e um questionário aos professores da escola. Os resultados revelaram diversas lógicas de acção organizacional: prevaleceu a lógica da identidade disciplinar e lógicas de consenso em contraste com lógicas de resistência à mudança organizacional. Os departamentos curriculares enquanto configurações multidisciplinares parecem funcionar como sistemas "debilmente articulados", balcanizados, potenciando práticas de isolamento profissional. Estas características reflectem-se na representatividade dos coordenadores de departamento, bem como na análise e debate pouco aprofundados sobre as questões pedagógicas no conselho pedagógico. O estudo revelou também o poder de influência dos departamentos curriculares que estiveram na origem curricular de escola, nas dinâmicas de acção actuais. Com base nos resultados deste estudo, recomenda-se a realização de estudos sobre o papel do coordenador de departamento, enquanto configurações multidisciplinares, pela importância que a liderança transformacional pode ter na melhoria da qualidade do ensino.Sanches, Maria de Fátima Chorão da Fonseca Cavaleiro, 1937-Repositório da Universidade de LisboaSimões, Ana Maria Sucena de Oliveira Morais Rachinhas, 1965-2020-07-27T08:45:20Z20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/44145porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:45:00Zoai:repositorio.ul.pt:10451/44145Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:56:48.936511Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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