Da magreza para sapatilha de ponta à “cara de bailarina”: Entendimento da relação da dança com os corpos gordos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lepore, Bianca Gomes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/30905
Resumo: Atualmente é possível identificar uma certa imposição do Ballet Clássico para a manutenção de um corpo magro, mesmo que, de maneira velada e/ou indireta, o que impossibilita o destaque de bailarinas/os gordos neste universo. Esta exigência está, provavelmente, relacionada tanto com o contexto histórico de surgimento da modalidade e também com o contexto sociocultural de concepção de beleza e saúde. Isto é especialmente relevante quando relacionado com o corpo das mulheres, que cruza com as discussões da chamada gordofobia e os fat studies. Todos estes conceitos concorrem para a identidade da/o bailarina/o na atualidade. Produz-se, assim, uma dualidade entre a bailarina/o ideal e as pessoas que não se enquadram neste padrão esperado por serem gordas, mas se identificam como tal por trabalharem com a modalidade e/ou a praticarem por anos. Nesta dissertação debaterei a imagem ideal do corpo da bailarina no imaginário de professores, bailarinos e pessoas fora da dança, com base num trabalho de investigação qualitativa, baseado em entrevistas semi estruturadas, e, também, em depoimentos feitos por bailarinas/os gordos brasileiros no YouTube. Complementado com pesquisa bibliográfica sobre as questões do corpo, beleza feminina e história da dança e Ballet, poderei, assim, questionar e compreender o papel central e o significado simbólico do corpo no ballet clássico e como o corpo gordo se insere neste contexto.
id RCAP_6aa33f93dc61e197aa894bdc8c42eb7e
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/30905
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da magreza para sapatilha de ponta à “cara de bailarina”: Entendimento da relação da dança com os corpos gordosBalletFatstudiesEstética -- AestheticsGordofobiaFatphobiaAtualmente é possível identificar uma certa imposição do Ballet Clássico para a manutenção de um corpo magro, mesmo que, de maneira velada e/ou indireta, o que impossibilita o destaque de bailarinas/os gordos neste universo. Esta exigência está, provavelmente, relacionada tanto com o contexto histórico de surgimento da modalidade e também com o contexto sociocultural de concepção de beleza e saúde. Isto é especialmente relevante quando relacionado com o corpo das mulheres, que cruza com as discussões da chamada gordofobia e os fat studies. Todos estes conceitos concorrem para a identidade da/o bailarina/o na atualidade. Produz-se, assim, uma dualidade entre a bailarina/o ideal e as pessoas que não se enquadram neste padrão esperado por serem gordas, mas se identificam como tal por trabalharem com a modalidade e/ou a praticarem por anos. Nesta dissertação debaterei a imagem ideal do corpo da bailarina no imaginário de professores, bailarinos e pessoas fora da dança, com base num trabalho de investigação qualitativa, baseado em entrevistas semi estruturadas, e, também, em depoimentos feitos por bailarinas/os gordos brasileiros no YouTube. Complementado com pesquisa bibliográfica sobre as questões do corpo, beleza feminina e história da dança e Ballet, poderei, assim, questionar e compreender o papel central e o significado simbólico do corpo no ballet clássico e como o corpo gordo se insere neste contexto.Currently, it is possible to identify a certain imposition of Classical Ballet to maintain a thin body, even if in a veiled and/or indirect way, which makes it impossible for fat dancers/those to stand out in this universe. This imposition is being related both to the historical context of the emergence of the modality, and to the sociocultural context of the conception of beauty and health, especially when applied at women, which intersects with discussions of so-called fatphobia and fat studies. All these concepts lead to the identification of the dancer today and generates a duality between the ideal dancer and people who identify as such because they are dancers and/or have practiced it for years, but who do not fit into the expected standard body. expected because they are fat. Given this assumption, the following dissertation uses semi-structured interviews and YouTube testimonials made by brazilian dancers/fat people, with the purpose of questioning and understanding the place of the body in classical ballet and how the fat body is thought in this context, Bibliographical research on issues of the body and related to female beauty and on dance and Ballet history, this dissertation will debate the ideal image of the dancer's body in the imagination of teachers, dancers and people outside of dance through.2024-02-07T12:02:32Z2023-11-29T00:00:00Z2023-11-292023-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/30905TID:203473280porLepore, Bianca Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-11T01:18:50Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/30905Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:34.260302Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da magreza para sapatilha de ponta à “cara de bailarina”: Entendimento da relação da dança com os corpos gordos
title Da magreza para sapatilha de ponta à “cara de bailarina”: Entendimento da relação da dança com os corpos gordos
spellingShingle Da magreza para sapatilha de ponta à “cara de bailarina”: Entendimento da relação da dança com os corpos gordos
Lepore, Bianca Gomes
Ballet
Fatstudies
Estética -- Aesthetics
Gordofobia
Fatphobia
title_short Da magreza para sapatilha de ponta à “cara de bailarina”: Entendimento da relação da dança com os corpos gordos
title_full Da magreza para sapatilha de ponta à “cara de bailarina”: Entendimento da relação da dança com os corpos gordos
title_fullStr Da magreza para sapatilha de ponta à “cara de bailarina”: Entendimento da relação da dança com os corpos gordos
title_full_unstemmed Da magreza para sapatilha de ponta à “cara de bailarina”: Entendimento da relação da dança com os corpos gordos
title_sort Da magreza para sapatilha de ponta à “cara de bailarina”: Entendimento da relação da dança com os corpos gordos
author Lepore, Bianca Gomes
author_facet Lepore, Bianca Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lepore, Bianca Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Ballet
Fatstudies
Estética -- Aesthetics
Gordofobia
Fatphobia
topic Ballet
Fatstudies
Estética -- Aesthetics
Gordofobia
Fatphobia
description Atualmente é possível identificar uma certa imposição do Ballet Clássico para a manutenção de um corpo magro, mesmo que, de maneira velada e/ou indireta, o que impossibilita o destaque de bailarinas/os gordos neste universo. Esta exigência está, provavelmente, relacionada tanto com o contexto histórico de surgimento da modalidade e também com o contexto sociocultural de concepção de beleza e saúde. Isto é especialmente relevante quando relacionado com o corpo das mulheres, que cruza com as discussões da chamada gordofobia e os fat studies. Todos estes conceitos concorrem para a identidade da/o bailarina/o na atualidade. Produz-se, assim, uma dualidade entre a bailarina/o ideal e as pessoas que não se enquadram neste padrão esperado por serem gordas, mas se identificam como tal por trabalharem com a modalidade e/ou a praticarem por anos. Nesta dissertação debaterei a imagem ideal do corpo da bailarina no imaginário de professores, bailarinos e pessoas fora da dança, com base num trabalho de investigação qualitativa, baseado em entrevistas semi estruturadas, e, também, em depoimentos feitos por bailarinas/os gordos brasileiros no YouTube. Complementado com pesquisa bibliográfica sobre as questões do corpo, beleza feminina e história da dança e Ballet, poderei, assim, questionar e compreender o papel central e o significado simbólico do corpo no ballet clássico e como o corpo gordo se insere neste contexto.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-29T00:00:00Z
2023-11-29
2023-06
2024-02-07T12:02:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/30905
TID:203473280
url http://hdl.handle.net/10071/30905
identifier_str_mv TID:203473280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137426248040448