O papel das redes de gestão na inovação e competitividade do turismo rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romeiro, Patrícia Isabel Sequeira Leitão
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4496
Resumo: Nascido de uma forma difusa, com o objectivo de criar alternativas a um modelo turístico em crise (baseado nos recursos do litoral), o Turismo Rural tem vindo a ser incentivado ao longo da última década e meia como um instrumento privilegiado das políticas de desenvolvimento rural no contexto da União Europeia. Apesar da evolução positiva da oferta e de uma procura crescente, nem todos os territórios rurais têm conseguido criar ambientes inovadores em torno do Turismo Rural, indispensáveis à competitividade e consolidação desta actividade. De facto, uma série de características inerentes às empresas que fornecem o produto turístico, aos territórios onde se desenvolve e à própria natureza da actividade, imprimem debilidades a uma actividade económica que está sujeita aos condicionalismos de um mercado global, competitivo e sofisticado. Este trabalho tem como objectivo analisar o potencial de uma rede de gestão do Turismo Rural para a inovação e competitividade da actividade. Com este propósito, analisamos as oportunidades com que se deparam os territórios rurais, o papel do turismo no desenvolvimento rural e, a importância das redes de gestão do Turismo Rural enquanto estratégia para responder às actuais exigências do mercado. Neste trabalho pretendemos conciliar o conceito de Rede, crescentemente utilizado no âmbito organizacional, com a metodologia própria da Análise de Redes Sociais, aplicando esta abordagem ao estudo empírico da gestão do Turismo Rural no Valle del Jerte (Estremadura espanhola).
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