Sentidos e re significados do PROEJA na trajetória dos egressos inseridos no Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/12744 |
Resumo: | Esta pesquisa, realizada no contexto do Mestrado em Educação: especialização em educação e formação de adultos, no Instituto Politécnico do Porto, permeia a temática do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos-PROEJA, que representa uma formação integrada entre a Educação Profissional e a Educação Básica, possibilitando aos egressos atuar como profissionais técnicos e também seguir a trajetória escolar. Diante dessa realidade, investigaram-se os egressos do PROEJA inseridos em cursos superiores, tendo, como objetivo principal, identificar e compreender os sentidos e (re)significados atribuídos à participação no PROEJA. Os sujeitos da pesquisa eram oito egressos dos Cursos Técnico em Informática e Técnico em Comércio do Campus Júlio de Castilhos, que estavam matriculados em cursos superiores do campus no segundo semestre de 2017. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como um estudo de caso, em que se utilizaram questionários e entrevistas narrativas para a recolha dos dados, e a análise textual discursiva para analisar as entrevistas realizadas. Buscaram-se, na pesquisa teórica e documental, subsídios para ancorar e discutir os dados empíricos, baseando-se nos referenciais sobre a Andragogia, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional. Os egressos pesquisados tinham idades entre 25 e 55 anos, a maioria eram mulheres que, por meio de suas narrativas, revelaram que o curso PROEJA teve grande significação e possibilitou a elas tanto o delineamento da trajetória escolar no ensino superior quanto mudanças positivas na forma de ser, de agir e de pensar |
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Sentidos e re significados do PROEJA na trajetória dos egressos inseridos no Ensino SuperiorEgressosPROEJASentidos(Re)significadosEgressed StudentsMeanings(New) MeaningsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEsta pesquisa, realizada no contexto do Mestrado em Educação: especialização em educação e formação de adultos, no Instituto Politécnico do Porto, permeia a temática do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos-PROEJA, que representa uma formação integrada entre a Educação Profissional e a Educação Básica, possibilitando aos egressos atuar como profissionais técnicos e também seguir a trajetória escolar. Diante dessa realidade, investigaram-se os egressos do PROEJA inseridos em cursos superiores, tendo, como objetivo principal, identificar e compreender os sentidos e (re)significados atribuídos à participação no PROEJA. Os sujeitos da pesquisa eram oito egressos dos Cursos Técnico em Informática e Técnico em Comércio do Campus Júlio de Castilhos, que estavam matriculados em cursos superiores do campus no segundo semestre de 2017. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como um estudo de caso, em que se utilizaram questionários e entrevistas narrativas para a recolha dos dados, e a análise textual discursiva para analisar as entrevistas realizadas. Buscaram-se, na pesquisa teórica e documental, subsídios para ancorar e discutir os dados empíricos, baseando-se nos referenciais sobre a Andragogia, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional. Os egressos pesquisados tinham idades entre 25 e 55 anos, a maioria eram mulheres que, por meio de suas narrativas, revelaram que o curso PROEJA teve grande significação e possibilitou a elas tanto o delineamento da trajetória escolar no ensino superior quanto mudanças positivas na forma de ser, de agir e de pensarThe present research carried out within the context of a Master’s Degree in education: specialization in education and training of adults, at Instituto Politécnico do Porto and approaches Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos-PROEJA (National Program for the Integration of Professional Education with Basic Education for Youngsters and Adults), enabling egressed students to perform as professional technicians and also carry on their educational path. In response to this reality, students egressed from PROEJA and now at the condition of college students were analyzed with the purpose of identifying and comprehending the meaning and (new) meanings accredited to the participation in PROEJA. The subjects under analysis were 8 students egressed from Campus Júlio de Castilhos, enrolled in different majors in the second semester of 2017. This was a qualitative research characterized as a study-case, which made use of questionnaires and narrative interviews to collect data, as well as textual-discourse analysis to interpret the interviews mentioned. The theoretical research used elements to base and discuss empiric data, resting on Andragogy references, Education for youngsters and Adults and Professional Education. The egressed students analyzed were between 25 and 55 years old, mostly women, who revealed that the PROEJA course held great significance in their lives and enabled them to outline their educational pathway to college and brought significant changes in their way of being, thinking and actingInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMendes, Ivaneide Dias PereiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSantos, Cleonice Iracema Graciano dos2019-01-25T14:59:54Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12744TID:202161900porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:54:44Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12744Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:02.943925Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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