The influence of national culture in supply chain management

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ana Catarina Gomes de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/75324
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
id RCAP_6ad371404041248c8112086fc1cd7ddc
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/75324
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling The influence of national culture in supply chain managementA influência da cultura nacional na gestão da cadeia de abastecimentoCultureIntegrationQuestionnaireSupply chainCadeia de abastecimentoCulturaIntegraçãoQuestionárioEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão IndustrialNowadays, the extremely competitive global market calls for complex global supply chains which makes it necessary for companies to establish relationships with a culturally diverse set of employees, partners, and customers. Particularly, Culture has a huge impact on internal integration with 30 percent of cross-cultural mergers and acquisitions failing due to poor cultural management. Literature shows that national culture influences supply chain management in several areas, however, research in this field is still limited. The goal of this study was to understand if national culture influences internal integration at a Dutch multinational paint company. To achieve this, a questionnaire was designed in the present work and the results were compared to the cultural frameworks. Before designing the questionnaire, data were collected to understand which factors influence cross-cultural supply chain internal integration. The factors selected for the study were communication styles, structure, and hierarchy, attitudes about time, giving feedback, decision-making styles, language, communication tools, beliefs regarding personal success, and trust and commitment. The questionnaire was applied to the European sites’ supply chain planners since they are responsible for integrating the site with the mother company daily, therefore experiencing first-hand the cross-cultural challenges within the internal supply chain. The results showed some differences in the factors between the clusters which indicate that culture might have a role in the planners’ work to integrate the sites within AkzoNobel. Generally, the results are in conformity with the cultural dimensions used in the study (GLOBE project and Polychronic vs Monochronic time). Although some differences were found, no statistically significant differences were found between the clusters for the factors except for communication tools and langue factors. In the communication tools scale significant differences between clusters in the mobile phone usage and concerning the language factor only for the site’s native language skills importance.Hoje em dia, o mercado global extremamente competitivo exige cadeias de abastecimento complexas que tornam necessário as empresas estabelecerem relações com um conjunto culturalmente diverso de funcionários, parceiros e clientes. Particularmente, a cultura tem um impacto enorme na integração interna com trinta por cento das fusões e aquisições interculturais a falharem devido a pobre gestão da cultura. A literatura demostra que a cultura nacional influencia a cadeia de abastecimento em várias áreas, contudo a investigação ainda é limitada. O objetivo deste estudo foi entender se a cultura nacional influencia a integração da cadeia de abastecimento interna de uma empresa multinacional holandesa de produção de tinta. Para tal, for desenvolvido um questionário e os seus resultados foram comparados com os modelos culturais. Antes de desenvolver o questionário, foi recolhida informação para compreender quais os fatores que influenciam a integração de cadeias de abastecimento internas interculturais. Os fatores selecionados foram os estilos de comunicação, estrutura e hierarquia, atitudes sobre o tempo, dar retorno, estilos de tomada de decisão, língua, ferramentas de comunicação, crenças sobre o sucesso pessoal e, finalmente, confiança e compromisso. O questionário foi aplicado a supply chain planners das fábricas europeias uma vez que estes são responsáveis por integrar a fabrica com a empresa mãe diariamente. Os resultados mostram algumas diferenças nos fatores entre os clusters o que indica que a cultura nacional poderá ter um papel na tarefa dos planners de integração das fábricas na AkzoNobel. Genericamente, os resultados estão em conformidade com as dimensões culturais usadas no estudo (GLOBE project e Polychronic vs Monochronic time). Apesar de terem sido encontradas algumas diferenças entre os clusters, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os clusters exceto para os fatores das ferramentas de comunicação e língua. No caso da escala das ferramentas de comunicação apenas foram encontradas diferenças estatisticamente significativas para o uso de telemóvel entre os clusters e relativamente ao fator da língua apenas para a importância das habilidades na língua nativa da fábrica.Teixeira, S. F. C. F.Besson, DominiqueUniversidade do MinhoSousa, Ana Catarina Gomes de20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/75324eng202757544info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:23:02Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/75324Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:16:38.866842Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv The influence of national culture in supply chain management
A influência da cultura nacional na gestão da cadeia de abastecimento
title The influence of national culture in supply chain management
spellingShingle The influence of national culture in supply chain management
Sousa, Ana Catarina Gomes de
Culture
Integration
Questionnaire
Supply chain
Cadeia de abastecimento
Cultura
Integração
Questionário
Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
title_short The influence of national culture in supply chain management
title_full The influence of national culture in supply chain management
title_fullStr The influence of national culture in supply chain management
title_full_unstemmed The influence of national culture in supply chain management
title_sort The influence of national culture in supply chain management
author Sousa, Ana Catarina Gomes de
author_facet Sousa, Ana Catarina Gomes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, S. F. C. F.
Besson, Dominique
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Ana Catarina Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Culture
Integration
Questionnaire
Supply chain
Cadeia de abastecimento
Cultura
Integração
Questionário
Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
topic Culture
Integration
Questionnaire
Supply chain
Cadeia de abastecimento
Cultura
Integração
Questionário
Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
description Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/75324
url http://hdl.handle.net/1822/75324
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 202757544
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132615785054208