Fluxo: experiências ótimas em desenho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/40633 |
Resumo: | ‘Desenhar’ pode ser entendido simplesmente como o ato de traçar uma linha sobre uma superfície. Um ato que pode ser encarado de forma banal e despreocupada ou como um fenômeno que demanda algum envolvimento e atenção. Muitas vezes, a própria banalidade de riscar conduz o riscador a um estado mental diferenciado e de completa absorção, em que cada linha traçada se traduz como uma expressão da energia do artista. Neste estudo foram estabelecidos alguns paralelos e interseções entre o pensamento sobre desenho no Ocidente, as regras da pintura Chinesa e o conceito de fluxo apresentado por Csikszentmihalyi. Por fim apresentamos uma breve reflexão sobre a incidência e a importância da experiência ótima na prática do desenho. |
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Fluxo: experiências ótimas em desenhoCsikszentmihalyi, Mihaly, 1934-DesenhoPintura chinesaFluxosExperiênciasArte - HistóriaBrasil‘Desenhar’ pode ser entendido simplesmente como o ato de traçar uma linha sobre uma superfície. Um ato que pode ser encarado de forma banal e despreocupada ou como um fenômeno que demanda algum envolvimento e atenção. Muitas vezes, a própria banalidade de riscar conduz o riscador a um estado mental diferenciado e de completa absorção, em que cada linha traçada se traduz como uma expressão da energia do artista. Neste estudo foram estabelecidos alguns paralelos e interseções entre o pensamento sobre desenho no Ocidente, as regras da pintura Chinesa e o conceito de fluxo apresentado por Csikszentmihalyi. Por fim apresentamos uma breve reflexão sobre a incidência e a importância da experiência ótima na prática do desenho.Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-ArtesRepositório da Universidade de LisboaBasso, Aline2019-12-19T17:11:14Z2019-052019-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleimage/jpegapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/40633porIn: Expressão múltipla II : teoria e prática do desenho : atas das conferências. - Lisboa, 2019, p. 16-23info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:54:59Zoai:repositorio.ul.pt:10451/40633Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:54:59Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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‘Desenhar’ pode ser entendido simplesmente como o ato de traçar uma linha sobre uma superfície. Um ato que pode ser encarado de forma banal e despreocupada ou como um fenômeno que demanda algum envolvimento e atenção. Muitas vezes, a própria banalidade de riscar conduz o riscador a um estado mental diferenciado e de completa absorção, em que cada linha traçada se traduz como uma expressão da energia do artista. Neste estudo foram estabelecidos alguns paralelos e interseções entre o pensamento sobre desenho no Ocidente, as regras da pintura Chinesa e o conceito de fluxo apresentado por Csikszentmihalyi. Por fim apresentamos uma breve reflexão sobre a incidência e a importância da experiência ótima na prática do desenho. |
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