Determinantes do consumo doméstico de eletricidade nas NUTS II de Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/84037 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Economia Monetária, Bancária e Financeira |
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Determinantes do consumo doméstico de eletricidade nas NUTS II de PortugalDeterminants of household electricity consumption in NUTS II regions of PortugalAlterações climáticasConsumo doméstico de eletricidadeDados em painelNUTS IIClimate changeHousehold electricity consumptionPanel dataCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Economia Monetária, Bancária e FinanceiraDadas as alterações climáticas vividas nas últimas décadas, surgiu o debate sobre as suas causas e consequências. As causas das alterações climáticas estão associadas, maioritariamente, à atividade humana. As consequências são extremamente graves e afetam muitos aspetos do quotidiano. As centrais que produzem energia necessária para a eletricidade e aquecimento das casas contribuem para este fenómeno, por intermédio da emissão de gases com efeito de estufa. O setor doméstico é o terceiro maior consumidor de energia e a eletricidade surge como a principal fonte de energia consumida pelo mesmo em Portugal. Sendo que todas as reduções de emissões contribuem para desacelerar o aquecimento global, focamos na redução do consumo doméstico de eletricidade. A presente dissertação tem como principal objetivo a identificação dos impulsionadores do consumo doméstico de eletricidade para as NUTS II de Portugal no período de 2000 a 2020. A metodologia adotada segue uma abordagem econométrica, com suporte numa base de dados em painel. Os resultados empíricos indicam que o preço da eletricidade, o capital humano, a privação material e o risco de pobreza têm um efeito negativo sobre o consumo doméstico de eletricidade. Contudo, o rendimento disponível das famílias, apesar de impulsionar este consumo, juntamente ao preço da eletricidade e ao capital humano, não demonstrou um efeito claro sobre o mesmo, assim como, as condições climáticas. Por outro lado, outras variáveis parecem não ter qualquer influência, incluindo o desemprego de longa duração e os períodos de recessão. Estes resultados sugerem que políticas baseadas em campanhas de informação e programas de incentivos são as mais eficazes para ajudar a combater as alterações climáticas.In view of the climate changes experienced in the past few decades, a debate has arisen concerning its causes and consequences. Climate change is related, for the most part, with human activity. Its consequences are extremely serious and affect many aspects of everyday life. The power plants which produce the necessary energy for household electricty and heating contribute to this effect through the emission of greenhouse gases. The household sector is the third largest consumer of energy, and electricty emerges as its main power source in Portugal. Considering that all reductions of greenhouse emissions contribute to the decelaration of global warming, we have chosen to focus on the reduction of household electricity consumption. The main objective of this dissertation is the identification of the drivers of household electricity consumption within Portugal’s NUTS II, in the 2000 to 2020 time frame. The employed methodology follows an econometric approach, with recourse to a panel database. Empirical results indicate that the price of electricity, human capital, material deprivation and poverty risk have a negative effect on household electricity consumption. Nevertheless, disponsable income of households, in spite of propelling this consumption, together with the price of electricity and human capital, has not been demonstrated to have a clear effect on electrical household consumption, as well as the climate conditions. On the other hand, other variables, such as long-term unemployment or periods of recession, seem to have no influence on consumption whatsoever. These results suggest that policies based on information campaigns and incentives programs are the most operative means to aid in combatting climate change.Monteiro, Natália P.Universidade do MinhoRibeiro, Ângela Catarina Pereira2023-03-062023-03-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/84037por203252160info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:04:02Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84037Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:54:13.837338Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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