O Palácio de Runa : história, arte e programa de musealização
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/31913 |
Resumo: | O tema escolhido na dissertação que apresentamos, sob o título Palácio de Runa: História, arte e programa de musealização, tem como objetivo dar a conhecer o monumental edifício que foi construído para ser um Hospital para os Inválidos Militares de Guerra e, em simultâneo, uma área palaciana para residência da sua fundadora, a Princesa D. Maria Francisca Benedita (1746-1829), que foi, sucessivamente, infanta de Portugal (1746-1777), princesa da Beira (1777), princesa do Brasil (1777-1788) e princesa viúva do Brasil (1788-1829). Relatamos a vida e obra da fundadora que teve a generosidade de, à sua custa, fundar o Hospital, perpetuando dessa forma a memória do seu falecido marido, o Príncipe D. José, e Príncipe do Brasil (1761-1788). Iremos descrever, ainda, o contexto histórico e cultural em que decorre o reinado de D. Maria I (1734-1816), sua irmã e sogra, uma rainha que lhe aprovou e concedeu autorização imediata para a edificação deste distinto edifício. Pretendemos, também, demonstrar a vida e obra do arquiteto José da Costa e Silva (1747-1819), autor do projeto do edifício, considerado como o primeiro dos modernos arquitetos neoclássicos portugueses. Evidenciamos o enquadramento histórico da instituição, a origem e o historial da coleção do acervo museológico que se conservou no edifício, como foi constituído, bem como as suas perdas, e a fase de musealização. Relevamos o acervo museológico existente no Palácio deixado pela fundadora e que tem as seguintes categorias: escultura, pintura, ourivesaria, prataria, mobiliário, têxteis, cerâmica, cristal/vidro, instrumentos musicais e livros. Deste acervo, iremos destacar a escultura, a pintura e a prataria através da apresentação dos respetivos catálogos descritivos, que constituem o segundo capítulo do presente estudo. E, por fim, apresentamos um programa organizacional de musealização, os benefícios a ter em conta com uma alteração da estrutura orgânica da instituição, e as hipóteses de expansão no âmbito do Instituto de Ação Social das Forças Armadas, I.P., demonstrando que o mesmo é detentor de um património riquíssimo e de grande interesse histórico, artístico, cultural e turístico que precisava de ser devidamente estudado. O estudo que apresentamos vai permitir à instituição desenvolver atividades organizacionais que visem criar metodologias e competências para o funcionamento apropriado de um património museológico. Partimos da ideia de que só quando é devidamente estudado, analisado e identificado é que as obras de arte estão aptas a transmitir os seus valores e, por conseguinte, a criar um programa turístico-cultural eficaz. A grande importância artística das antigas coleções palatinas de Runa justifica plenamente esse esforço de valorização. |
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O Palácio de Runa : história, arte e programa de musealizaçãoPalácio de Runa (Torres Vedras, Portugal) - HistóriaMuseologiaPatrimónio cultural - ProtecçãoTeses de mestrado - 2017Domínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO tema escolhido na dissertação que apresentamos, sob o título Palácio de Runa: História, arte e programa de musealização, tem como objetivo dar a conhecer o monumental edifício que foi construído para ser um Hospital para os Inválidos Militares de Guerra e, em simultâneo, uma área palaciana para residência da sua fundadora, a Princesa D. Maria Francisca Benedita (1746-1829), que foi, sucessivamente, infanta de Portugal (1746-1777), princesa da Beira (1777), princesa do Brasil (1777-1788) e princesa viúva do Brasil (1788-1829). Relatamos a vida e obra da fundadora que teve a generosidade de, à sua custa, fundar o Hospital, perpetuando dessa forma a memória do seu falecido marido, o Príncipe D. José, e Príncipe do Brasil (1761-1788). Iremos descrever, ainda, o contexto histórico e cultural em que decorre o reinado de D. Maria I (1734-1816), sua irmã e sogra, uma rainha que lhe aprovou e concedeu autorização imediata para a edificação deste distinto edifício. Pretendemos, também, demonstrar a vida e obra do arquiteto José da Costa e Silva (1747-1819), autor do projeto do edifício, considerado como o primeiro dos modernos arquitetos neoclássicos portugueses. Evidenciamos o enquadramento histórico da instituição, a origem e o historial da coleção do acervo museológico que se conservou no edifício, como foi constituído, bem como as suas perdas, e a fase de musealização. Relevamos o acervo museológico existente no Palácio deixado pela fundadora e que tem as seguintes categorias: escultura, pintura, ourivesaria, prataria, mobiliário, têxteis, cerâmica, cristal/vidro, instrumentos musicais e livros. Deste acervo, iremos destacar a escultura, a pintura e a prataria através da apresentação dos respetivos catálogos descritivos, que constituem o segundo capítulo do presente estudo. E, por fim, apresentamos um programa organizacional de musealização, os benefícios a ter em conta com uma alteração da estrutura orgânica da instituição, e as hipóteses de expansão no âmbito do Instituto de Ação Social das Forças Armadas, I.P., demonstrando que o mesmo é detentor de um património riquíssimo e de grande interesse histórico, artístico, cultural e turístico que precisava de ser devidamente estudado. O estudo que apresentamos vai permitir à instituição desenvolver atividades organizacionais que visem criar metodologias e competências para o funcionamento apropriado de um património museológico. Partimos da ideia de que só quando é devidamente estudado, analisado e identificado é que as obras de arte estão aptas a transmitir os seus valores e, por conseguinte, a criar um programa turístico-cultural eficaz. A grande importância artística das antigas coleções palatinas de Runa justifica plenamente esse esforço de valorização.This dissertation develops a study, under the title Palace of Runa: History, art and museum program, which aims to make known the Monumental Building that was built to be a Hospital for Military Invalids War and simultaneously a palace area for the residence of its founder, D. Maria Francisca Benedita (1746-1829), who was successively Infanta of Portugal (1746-1777), princess of Beira (1777), princess of Brazil (1777-1788) and princess widow of Brazil (1788-1829). The dissertation analyses the life and work of the foundress, who had the generosity of at her expense to found the Hospital, thus perpetuating the memory of her late husband, Prince D. José and Prince of Brazil (1761-1788). This analysis focuses also on the description of the reign of D. Maria I (1734-1816), her sister and mother-in-law, the queen, who approved and granted her immediate authorization for the edification of the distinguished building. It is also intended to demonstrate the life and work of the architect José da Costa e Silva (1747-1819), author of the building project, considered as the first of the modern Portuguese neoclassical architects. It focuses historical context of the institution and the origin of the history of the collection of the museum collection in the building, as it was created, well like your losses, and the museum phase.It highlights the museum collection existing in the Palace left by the founder and which has the following categories: sculpture, painting, goldsmithery, silverware, furniture, textiles, ceramics, glass / glass, musical instruments and books. From this collection, being point out the sculpture, painting and the silverware through its presentation of the respective catalogs described that constitute he second chapter of the present study. And final but not least, it is presented an organizational program of the museum, the benefits which have to be taken into account with a change in the institutional structure of the institution and the hypotheses of expansion within the scope of the Institute of Social Action of the Army Forces, IP, demonstrating that it is the holder of a very rich heritage and of great historical, artistic, cultural and tourist interest, that needed to be properly studied. This thesis study will allow the institution to develop organizational activities and aiming to create methodologies and competences, in order to present properly the museum heritage. As from the idea that it is only when properly studied, analyzed and identified that arts’ works are capable of transmitting their values and, therefore, creating an effective tourism-cultural program. The great artistic importance of the Runa’s old palatine collections fully justifies this effort of valorization.Serrão, VítorMoncada, Miguel Cabral deRepositório da Universidade de LisboaFernandes, Maria de Fátima da Paz2018-02-22T09:05:44Z2018-01-082017-09-152018-01-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/31913TID:201849062porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:24:19Zoai:repositorio.ul.pt:10451/31913Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:46:38.678177Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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