O Metro ligeiro como dinamizador da cidade : o caso de Macau
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/31547 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. |
id |
RCAP_6b062df8d1e06e6679e14b5ec1a648e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/31547 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Metro ligeiro como dinamizador da cidade : o caso de MacauMetro, Macau, projectoMobilidade urbana, MacauPlaneamento urbano, MacauDissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.Macau, uma cidade com mais de quatrocentos anos de história, com uma dimensão pequena, alta densidade populacional, ruas estreitas e muito trânsito, é caracterizada pela ocorrência de grande número de situações e factores diversificados que expressam as múltiplas influências e transformações mundiais e regionais. O seu desenvolvimento acelerado dos sectores do jogo e do turístico têm introduzido modificações drásticas no seio do ambiente e da vida preexistentes em Macau. Neste momento surge a necessidade de criar novos aterros para este território, solução esta que já foi implementada por diversas ocasiões durante toda a história de Macau. Para além dos novos aterros, também é necessário incluir o sistema de Metro Ligeiro neste território, sistema este muito debatido, por diversos factores. Decorrente do trabalho académico, desenvolvido no âmbito do Design Studio "Cidade e Infraestrutura" realizado no Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra, pelo Professor Doutor Nuno Grande, nasceu este projecto que tem como objectivo desenvolver uma estratégia geral de intervenção que contempla a inserção do traçado do Metro Ligeiro na zona Sul da Península de Macau, interligando este meio de transporte com os novos aterros propostos. Para realizar este trabalho é necessário compreender as conexões entre as infraestruturas do Metro e o tecido urbano, estudar o território de Macau e fazer uma análise critica das propostas existentes do grupo de trabalho para o planeamento urbanístico dos novos aterros de Macau, para posteriormente, realizar a estratégia geral integrando este sistema de transporte de forma adequada e de forma a dinamizar o tecido urbano existente e o proposto.Macau, a city with over four hundred years of history, small sized, with high density of population, narrow streets and a lot of traffic, it is also characterized for the great number of situations and happenings, emphasized by its multiple regional and global influences. The fast growing of the gambling and touristic sectors brought drastic changes to the life and environment of the city. At this point it is urgent to create new embankments for this site, which has been proved as a good solution throughout different occasions of Macau’s History. Furthermore it is also necessary to introduce the Macau Light Rail Transit System, as it has been advanced before. From the academic work, developed in the Design Studio “City and Infrastructure” of the Architecture Department of the University of Coimbra, with the guidance of Prof. Dr. Nuno Grande, this project was born. With it came the idea of developing a general strategy of intervention for the city of Macau, focusing on the design and insertion of the Light Rail Transit System in the South zone of the Peninsula, connecting this mean of transportation with its new proposed embankments. In order to develop this proposal it was necessary to comprehend the connections of the urban tissue and the city railway, study its territory in a more wide view and analyze critically the proposals of the work group, so that then it would be possible to make an adequate proposal to stimulate and revive the existent and proposed urban tissue.2016-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/31547http://hdl.handle.net/10316/31547porSantos, Inês Coimbra dos - O Metro ligeiro como dinamizador da cidade : o caso de Macau, 2016Santos, Inês Coimbra dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:54Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/31547Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:55:02.208701Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Metro ligeiro como dinamizador da cidade : o caso de Macau |
title |
O Metro ligeiro como dinamizador da cidade : o caso de Macau |
spellingShingle |
O Metro ligeiro como dinamizador da cidade : o caso de Macau Santos, Inês Coimbra dos Metro, Macau, projecto Mobilidade urbana, Macau Planeamento urbano, Macau |
title_short |
O Metro ligeiro como dinamizador da cidade : o caso de Macau |
title_full |
O Metro ligeiro como dinamizador da cidade : o caso de Macau |
title_fullStr |
O Metro ligeiro como dinamizador da cidade : o caso de Macau |
title_full_unstemmed |
O Metro ligeiro como dinamizador da cidade : o caso de Macau |
title_sort |
O Metro ligeiro como dinamizador da cidade : o caso de Macau |
author |
Santos, Inês Coimbra dos |
author_facet |
Santos, Inês Coimbra dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Inês Coimbra dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metro, Macau, projecto Mobilidade urbana, Macau Planeamento urbano, Macau |
topic |
Metro, Macau, projecto Mobilidade urbana, Macau Planeamento urbano, Macau |
description |
Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/31547 http://hdl.handle.net/10316/31547 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/31547 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Santos, Inês Coimbra dos - O Metro ligeiro como dinamizador da cidade : o caso de Macau, 2016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133837208322048 |