A Fotografia como meio de propaganda e de manipulação de massas no Regime Nazi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Carolina Macedo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/53867
Resumo: Dissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura
id RCAP_6b17b88d564f9e77da3b43ea7ac3e304
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/53867
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A Fotografia como meio de propaganda e de manipulação de massas no Regime NaziPhotography as a mean of propaganda and manipulation of the masses in the Nazi RegimeFotografiaComunicação visualPropagandaTotalitarismoPoderViolênciaIdeologia naziPhotographyVisual communicationTotalitarianismPowerViolenceNazi ideologyCiências Sociais::SociologiaDissertação de mestrado em Comunicação, Arte e CulturaEsta investigação terá como propósito debruçar-se sobre a imagem fotográfica e a importância do papel que desempenhou no mundo moderno ao serviço de um dos regimes totalitários mais cruéis da história da humanidade – o nazismo. Assim, o objeto de estudo será a fotografia como imagem mediática, que atinge facilmente as massas da sociedade e incentiva a sua atitude para uma tomada de posição ou atuação, de acordo com os intuitos dos solicitadores dessa imagem. Estas imagens mediáticas, uma vez introduzidas nos meios de comunicação (jornais, rádio, televisão, etc.), abrem novas portas para o mundo e mostram-nos uma realidade ilusória na qual uma dada classe dominante espera que acreditemos e nos identifiquemos com a sua mensagem e valores. Segundo os estudos de Charles W. Mills (1959) acerca da “imaginação sociológica”, a partir do século XIX assistiu-se a uma transformação da sociedade medieval e das “coletividades” numa sociedade na qual os seres humanos livres se tornam “homens de massa”, “sendo que cada um deles está confinado em meios desprovidos de poder”. A fase da História da Humanidade que melhor marca a viragem para esta “sociedade de massas” caracteriza-se pela emergência da “democracia totalitária”. Assim, será pertinente esta análise da fotografia como meio de manipulação de massas no período compreendido entre os anos 1933 e 1945, de maneira a formular uma visão acerca das estruturas de classe, estatutos e poder a uma escala nacional. Nesta linha, o estudo da fotografia como forma de propaganda e manipulação de massas será realizado no contexto da 2a Guerra Mundial, época em que a propaganda foi crucial para a difusão e expansão dos ideais nacionais-socialistas, servindo-se, em grande escala, de imagens bárbaras e chocantes que oprimiam e humilhavam diferentes etnias que se distanciavam dos “arianos”. Cerca de sete anos antes de Hitler chegar ao poder na Alemanha, em 1933, já traçava, no seu livro Mein Kampf (1926), uma estratégia bem delineada que daria a conhecer ao mundo os seus ideais políticos: “Propaganda tries to force a doctrine on the whole people... Propaganda works on the general public from the standpoint of an idea and makes them ripe for the victory of this idea." A propaganda terá sido uma das armas mais fortes e eficazes utilizada pelos nazis durante a 2a Grande Guerra, não só aliciando as massas a seu favor como, também, reforçando o seu poder perante o inimigo. Desta forma, as imagens propagandísticas utilizadas pelos nazis tinham o poder de “transformar uma comunidade de públicos numa massa manipulada e adormecida” (Mills, como referido em Campenhoudt, 2003, p. 280).This investigation leans onto the photographic image and its importante role on the modern world, lending service to one of the cruelest totalitarian regime - the nazism. Therefore, the main subject will the photograaphy as media that easily reaches the masses and improves its positioning and acting according to the purpose of the image representatives. These mediatic images once introduced to the media (newspapers, radio, television, etc.) open new doors to the world and show us an ilusory reality in which a dominating group expect us to believe and relate with the message and the standards. According to Charles W. Mills’ studies about the “sociological imagination” (1959) in the XIX century there was the transformation of the medieval society and the “collectivities” into a society where the free Man becomes “the masses”, “which each one of them is confined to a life deprived of power”. There’s a period in the Human History that better marks this twist of “society of masses” caracterized by the emergency of a “totalitarian democracy”. So it is apropos the analysis of the photography as a way of manpulating masses between 1933 and 1945, to create a vision about classes, status and power in a national scale. The study of photography as a way of advertisement and manipulation of the masses will be conceived into the II World War context, a time when propaganda was crucial for the diffusion and expansion of the national socialists’ ideals, taking advantage, in a large scale, of the barbarian and shocking images that opressed and humilliate diferente ethnic groups who were unlike the “arians”. About seven years before Hitler came to power in Germany in 1933 he already traced in his book Mein Kampf (1926) a well planned strategy that would let the world know about his political ideals. “Propaganda tries to force a doctrine on the whole people... Propaganda works on the general public from the standpoint of an idea and makes them ripe for the victory of this idea." Propaganda must have been one of the strongest and most effective weapon used by the Nazis during the II World War, not only they enticed the masses to their favor but they increased the power against the enemy. With that being said, the advertised images used by the Nazis had the power to “transform a public community into manipulated and numb masses” (Mills, in Campenhoudt, 2003, p. 280).Rabot, Jean-MartinSimães, C.Universidade do MinhoSampaio, Carolina Macedo20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/53867por201891506info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:03:40ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A Fotografia como meio de propaganda e de manipulação de massas no Regime Nazi
Photography as a mean of propaganda and manipulation of the masses in the Nazi Regime
title A Fotografia como meio de propaganda e de manipulação de massas no Regime Nazi
spellingShingle A Fotografia como meio de propaganda e de manipulação de massas no Regime Nazi
Sampaio, Carolina Macedo
Fotografia
Comunicação visual
Propaganda
Totalitarismo
Poder
Violência
Ideologia nazi
Photography
Visual communication
Totalitarianism
Power
Violence
Nazi ideology
Ciências Sociais::Sociologia
title_short A Fotografia como meio de propaganda e de manipulação de massas no Regime Nazi
title_full A Fotografia como meio de propaganda e de manipulação de massas no Regime Nazi
title_fullStr A Fotografia como meio de propaganda e de manipulação de massas no Regime Nazi
title_full_unstemmed A Fotografia como meio de propaganda e de manipulação de massas no Regime Nazi
title_sort A Fotografia como meio de propaganda e de manipulação de massas no Regime Nazi
author Sampaio, Carolina Macedo
author_facet Sampaio, Carolina Macedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rabot, Jean-Martin
Simães, C.
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Carolina Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Comunicação visual
Propaganda
Totalitarismo
Poder
Violência
Ideologia nazi
Photography
Visual communication
Totalitarianism
Power
Violence
Nazi ideology
Ciências Sociais::Sociologia
topic Fotografia
Comunicação visual
Propaganda
Totalitarismo
Poder
Violência
Ideologia nazi
Photography
Visual communication
Totalitarianism
Power
Violence
Nazi ideology
Ciências Sociais::Sociologia
description Dissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/53867
url http://hdl.handle.net/1822/53867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201891506
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303673088507904