Celulite: processo, produtos, mercado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerreiro, Maria Margarida Vitória Candeias
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/17656
Resumo: Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz
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spelling Celulite: processo, produtos, mercadoCeluliteHidrolipodistrofiaProduto cosméticoSuplemento alimentarDissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas MonizA hidrolipodistrofia, termo científico da celulite, designa uma situação clínica na qual as células de gordura se agrupam, acumulam água e resíduos e vão ficando rodeadas por septos de tecido conjuntivo que se tornam aderentes à pele. Trata-se de uma alteração do relevo cutâneo, envolvendo modificações morfológicas, histoquímicas e estruturais nos adipócitos. As causas da celulite não estão completamente identificadas, poderão estar implicados mecanismos hormonais que alteram a arquitetura da pele e a microcirculação local. Atualmente a celulite adquire grande importância social, pelas suas consequências estéticas e representa um forte impacto psicológico, predominantemente na população feminina. De modo a reduzir os efeitos da celulite, pode ser considerada a utilização de produtos de aplicação tópica e de administração oral, contendo ingredientes ativos com ação lipolítica, estimuladores da microcirculação periférica, reparadores da estrutura do tecido cutâneo e substâncias antioxidantes. A presente monografia tem como principais objetivos a avaliação do processo da hidrolipodistrofia e a análise dos ingredientes ativos com ação anticelulítica, mais utilizados nos produtos cosméticos e suplementos alimentares, com referência aos produtos mais vendidos na farmácia comunitária em 2014, em Portugal. A análise dos produtos cosméticos e suplementos alimentares permite concluir que a Coffea arabica L. e a Camellia sinensis (L.) Kuntze, cujo composto ativo é a cafeína, surgem respetivamente como os ingredientes mais comuns nestes produtos. De modo a dar resposta à procura de um consumidor mais consciente e exigente e para que o farmacêutico possa acompanhar e intervir no aconselhamento e dispensa destes produtos, é fundamental que conheça o processo da celulite e que possua conhecimentos que lhe permitam fazer uma análise integrada dos produtos disponíveis no mercado.Toscano, Maria Cristina FortesRepositório ComumGuerreiro, Maria Margarida Vitória Candeias2017-11-30T01:30:11Z2016-11-01T00:00:00Z2016-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/17656201453304porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-06T14:52:44Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/17656Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:08:44.216416Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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