Relações de poder no campo família empresária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Jorge José Martins
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/26593
Resumo: A família empresária é uma instituição social sobre a qual ainda pouco se sabe, apesar da sua enorme importância na promoção do crescimento, desenvolvimento económico e social das sociedades contemporâneas. Logo, impõe-se o seu estudo, nomeadamente, sobre a disponibilização de recursos, os seus públicos, a sua estrutura de governo e relações de poder respetivas. A teoria dos recursos da firma pode fornecer atualmente um quadro teórico apropriado para a explicação da superioridade do desempenho da empresa familiar na criação e redistribuição do valor transgeracional, por utilização de recursos e capacidades idiossincráticos com origem na família empresária. Enquanto campo social, cada família empresária transmite aos seus membros uma herança cultural – conjunto de saberes, conhecimentos, posturas, disposições, informações e códigos – o habitus adquirido, responsável por uma orientação empreendedora através da interiorização de valores e atitudes vivenciadas no seio dessa família. O envolvimento da família empresária na empresa familiar influencia e afeta a sua própria harmonia, os objetivos e a gestão da empresa familiar, bem como o seu desempenho, em várias óticas. Com base numa metodologia qualitativa, exploratória e descritiva, com recurso ao método do estudo de casos e com utilização de informação pública e publicada, foram analisadas duas famílias empresárias portuguesas, em estádios do seu ciclo de vida diferentes, procurando-se homologias estruturais no campo família empresária. A discussão dos resultados obtidos para cada uma delas, embora não generalizáveis, deixa perceber a existência de um espaço social específico, relativamente autónomo, com regras de funcionamento, objetivos e interesses específicos.
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