Relações de poder no campo família empresária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/26593 |
Resumo: | A família empresária é uma instituição social sobre a qual ainda pouco se sabe, apesar da sua enorme importância na promoção do crescimento, desenvolvimento económico e social das sociedades contemporâneas. Logo, impõe-se o seu estudo, nomeadamente, sobre a disponibilização de recursos, os seus públicos, a sua estrutura de governo e relações de poder respetivas. A teoria dos recursos da firma pode fornecer atualmente um quadro teórico apropriado para a explicação da superioridade do desempenho da empresa familiar na criação e redistribuição do valor transgeracional, por utilização de recursos e capacidades idiossincráticos com origem na família empresária. Enquanto campo social, cada família empresária transmite aos seus membros uma herança cultural – conjunto de saberes, conhecimentos, posturas, disposições, informações e códigos – o habitus adquirido, responsável por uma orientação empreendedora através da interiorização de valores e atitudes vivenciadas no seio dessa família. O envolvimento da família empresária na empresa familiar influencia e afeta a sua própria harmonia, os objetivos e a gestão da empresa familiar, bem como o seu desempenho, em várias óticas. Com base numa metodologia qualitativa, exploratória e descritiva, com recurso ao método do estudo de casos e com utilização de informação pública e publicada, foram analisadas duas famílias empresárias portuguesas, em estádios do seu ciclo de vida diferentes, procurando-se homologias estruturais no campo família empresária. A discussão dos resultados obtidos para cada uma delas, embora não generalizáveis, deixa perceber a existência de um espaço social específico, relativamente autónomo, com regras de funcionamento, objetivos e interesses específicos. |
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Relações de poder no campo família empresáriaFamília empresáriaGoverno da família empresáriaCapital social familiarRedes de relaçõesFamily social capitalFamily entrepreneurshipFamily businesses governanceRelationship networksField theoryDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::SociologiaA família empresária é uma instituição social sobre a qual ainda pouco se sabe, apesar da sua enorme importância na promoção do crescimento, desenvolvimento económico e social das sociedades contemporâneas. Logo, impõe-se o seu estudo, nomeadamente, sobre a disponibilização de recursos, os seus públicos, a sua estrutura de governo e relações de poder respetivas. A teoria dos recursos da firma pode fornecer atualmente um quadro teórico apropriado para a explicação da superioridade do desempenho da empresa familiar na criação e redistribuição do valor transgeracional, por utilização de recursos e capacidades idiossincráticos com origem na família empresária. Enquanto campo social, cada família empresária transmite aos seus membros uma herança cultural – conjunto de saberes, conhecimentos, posturas, disposições, informações e códigos – o habitus adquirido, responsável por uma orientação empreendedora através da interiorização de valores e atitudes vivenciadas no seio dessa família. O envolvimento da família empresária na empresa familiar influencia e afeta a sua própria harmonia, os objetivos e a gestão da empresa familiar, bem como o seu desempenho, em várias óticas. Com base numa metodologia qualitativa, exploratória e descritiva, com recurso ao método do estudo de casos e com utilização de informação pública e publicada, foram analisadas duas famílias empresárias portuguesas, em estádios do seu ciclo de vida diferentes, procurando-se homologias estruturais no campo família empresária. A discussão dos resultados obtidos para cada uma delas, embora não generalizáveis, deixa perceber a existência de um espaço social específico, relativamente autónomo, com regras de funcionamento, objetivos e interesses específicos.Entrepreneur family is a social institution about which little is known. It has enormous importance in promoting the growth, economic and social development of contemporary societies. Therefore, it is necessary to study them, namely, the availability of resources, their publics, their governance structure and respective power relations. Nowadays, the firm's resource theory can provide an appropriate theoretical framework for explaining the superiority of family firm performance in the creation and redistribution of transgenerational value. This happens through the use of idiosyncratic resources and capabilities originated within the entrepreneur family. As a social field, each entrepreneur family transmits to its members a cultural heritage – knowledge, postures, dispositions, information and codes – the acquired habitus, responsible for an entrepreneurial orientation through the internalization of values and attitudes experienced within that family. The involvement of the entrepreneur family in the family company influences and affects in several perspectives its own harmony, the goals and the management of the entrepreneur family, as well as its performance. Based on a qualitative, exploratory and descriptive methodology, with the use of the case study method and with the use of public and published information, two Portuguese entrepreneurs families were analyzed at different stages of their life cycle, looking for structural homologies in the field of entrepreneurial family. The discussion of the results obtained for each of them, although not generalizable, reveals the existence of a specific social space, relatively autonomous, with specific rules of operation, objectives and interests.Pires, Iva Maria MirandaRUNRodrigues, Jorge José Martins2017-12-11T11:38:20Z2017-11-062017-07-032017-11-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/26593TID:201751895porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:13:58Zoai:run.unl.pt:10362/26593Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:28:30.494718Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A família empresária é uma instituição social sobre a qual ainda pouco se sabe, apesar da sua enorme importância na promoção do crescimento, desenvolvimento económico e social das sociedades contemporâneas. Logo, impõe-se o seu estudo, nomeadamente, sobre a disponibilização de recursos, os seus públicos, a sua estrutura de governo e relações de poder respetivas. A teoria dos recursos da firma pode fornecer atualmente um quadro teórico apropriado para a explicação da superioridade do desempenho da empresa familiar na criação e redistribuição do valor transgeracional, por utilização de recursos e capacidades idiossincráticos com origem na família empresária. Enquanto campo social, cada família empresária transmite aos seus membros uma herança cultural – conjunto de saberes, conhecimentos, posturas, disposições, informações e códigos – o habitus adquirido, responsável por uma orientação empreendedora através da interiorização de valores e atitudes vivenciadas no seio dessa família. O envolvimento da família empresária na empresa familiar influencia e afeta a sua própria harmonia, os objetivos e a gestão da empresa familiar, bem como o seu desempenho, em várias óticas. Com base numa metodologia qualitativa, exploratória e descritiva, com recurso ao método do estudo de casos e com utilização de informação pública e publicada, foram analisadas duas famílias empresárias portuguesas, em estádios do seu ciclo de vida diferentes, procurando-se homologias estruturais no campo família empresária. A discussão dos resultados obtidos para cada uma delas, embora não generalizáveis, deixa perceber a existência de um espaço social específico, relativamente autónomo, com regras de funcionamento, objetivos e interesses específicos. |
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