Design de comunicação socialmente responsável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diogo, Jéssica Cristina Ferreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/22691
Resumo: Dissertação de Mestrado em Design com a especialização em Design de Comunicação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.
id RCAP_6b28863f80b4642300840bd288fa8be5
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/22691
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Design de comunicação socialmente responsávelTeorias e práticasDesignDesign socialDesign de comunicaçãoTeoria do designSocial designCommunication designDesign theoryDissertação de Mestrado em Design com a especialização em Design de Comunicação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.O presente projeto de investigação de âmbito teórico consiste em um mapeamento do conceito de Design Social no âmbito do Design de Comunicação, para gizar a sua genealogia e relacionar com as teorias e práticas diretamente implicadas em seus diversos contextos de circulação (social, ambiental e político). Este enfoque permite historiar vários perfis de design socialmente comprometidos, entre os quais ocorrem design crítico, design ativista, design radical, design orientado a necessidades sociais, entre outros, pelo que importa identificar as notas, ou características, que podem, também, coincidir com o conceito de design social em Design de Comunicação. Importará observar se o compromisso social é comum aos conceitos enunciados e quais são os territórios disciplinares que também assumem o homem e as sociedades como o seu objeto de estudo e de aplicação. Estes aspectos podem dificultar a percepção e a demarcação de fronteiras entre Design de Comunicação e outras áreas disciplinares, mas essa clarificação é necessária para esclarecer constrangimentos, possibilidades, oportunidades, limites e lacunas específicas em Design de Comunicação com enfoque em Design Social. Dada a natureza teórica desta investigação, a metodologia utilizada percorre as fases exploratória, generativa e avaliativa, com particular incidência na primeira. Assim, os objetivos do nosso estudo suscitam a utilização de uma metodologia não intervencionista, da qual fazem parte a revisão de literatura, as pesquisas exploratórias, a observação direta e a análise crítica de situações exemplares. O principal contributo é sistematizar e refletir o conhecimento que se encontra disperso, disponibilizando-o aos designers que pretendem desenvolver projetos no âmbito de Design Social em Design de Comunicação.ABSTRACT: This present theoretical research project consists of a mapping of the concept of Social Design within the scope of Communication Design, to outline its genealogy, and relate it to the theories and practices directly involved in its various contexts (social, environmental and political circulation). This approach makes it possible to list several socially committed design profiles, among which are critical design, activist design, radical design, design oriented to social needs, among others, so it is important to identify the notes, or characteristics, which can also coincide with the concept of social design in Communication Design. It will be important to observe whether social commitment is common to the enunciated concepts and what are the disciplinary territories that also assume man and societies as their object of study and application. These aspects can hinder the perception and the demarcation of borders between Communication Design and other disciplinary areas, but this clarification is necessary to elucidate constraints, possibilities, opportunities, limits, and specific gaps of Communication Design with a focus on Social Design. Given the theoretical nature of this investigation, the methodology used goes through the exploratory, generative and evaluative phases, with particular emphasis on the first. Thus, the objectives of our study require the use of a non-interventionist methodology, which includes literature review, exploratory research, direct observation and critical analysis of exemplary situations. The main contribution is to systematize and reflect the knowledge that is dispersed, making it available to designers who wish to develop projects within the scope of Social Design in Communication Design.Universidade de Lisboa, Faculdade de ArquiteturaFerrão, Maria Leonor MorgadoCabral, Teresa de Jesus Olazabal, coorientadorRepositório da Universidade de LisboaDiogo, Jéssica Cristina Ferreira2021-12-10T15:00:21Z2021-012021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/22691porDIOGO, Jéssica Cristina Ferreira - Design de comunicação socialmente responsável : teorias e práticas. - Lisboa : FA, 2021. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:52:15Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/22691Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:03.287645Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Design de comunicação socialmente responsável
Teorias e práticas
title Design de comunicação socialmente responsável
spellingShingle Design de comunicação socialmente responsável
Diogo, Jéssica Cristina Ferreira
Design
Design social
Design de comunicação
Teoria do design
Social design
Communication design
Design theory
title_short Design de comunicação socialmente responsável
title_full Design de comunicação socialmente responsável
title_fullStr Design de comunicação socialmente responsável
title_full_unstemmed Design de comunicação socialmente responsável
title_sort Design de comunicação socialmente responsável
author Diogo, Jéssica Cristina Ferreira
author_facet Diogo, Jéssica Cristina Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferrão, Maria Leonor Morgado
Cabral, Teresa de Jesus Olazabal, coorientador
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Diogo, Jéssica Cristina Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Design social
Design de comunicação
Teoria do design
Social design
Communication design
Design theory
topic Design
Design social
Design de comunicação
Teoria do design
Social design
Communication design
Design theory
description Dissertação de Mestrado em Design com a especialização em Design de Comunicação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-10T15:00:21Z
2021-01
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/22691
url http://hdl.handle.net/10400.5/22691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv DIOGO, Jéssica Cristina Ferreira - Design de comunicação socialmente responsável : teorias e práticas. - Lisboa : FA, 2021. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131163793555456