O futuro da Educação: igualdade e diversidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cury, Carlos Jamil
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13029
Resumo: Este artigo tem como objetivo demonstrar que o direito à educação foi uma conquista que se prolongou ao longo dos séculos. No passado, a gratuidade, a obrigatoriedade, o dever do Estado foram inscritos no ordenamento jurídico como meios de acesso a uma cidadania democrática e aos direitos humanos. Hoje, o presente e o futuro da educação são instados a cooperar com a diversidade. Desse modo, a efetivação da igualdade só se consuma com a desconstrução de preconceitos e de discriminações em vista da consecução do reconhecimento da diversidade ancorada no princípio da igualdade. Palavras chave: educação e igualdade; educação e diversidade; direito à educação
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spelling O futuro da Educação: igualdade e diversidadeEDUCAÇÃODIREITO À EDUCAÇÃODIREITOS FUNDAMENTAISIGUALDADE DE OPORTUNIDADESEDUCATIONRIGHT TO EDUCATIONEQUAL OPPORTUNITIESFUNDAMENTAL RIGHTSEste artigo tem como objetivo demonstrar que o direito à educação foi uma conquista que se prolongou ao longo dos séculos. No passado, a gratuidade, a obrigatoriedade, o dever do Estado foram inscritos no ordenamento jurídico como meios de acesso a uma cidadania democrática e aos direitos humanos. Hoje, o presente e o futuro da educação são instados a cooperar com a diversidade. Desse modo, a efetivação da igualdade só se consuma com a desconstrução de preconceitos e de discriminações em vista da consecução do reconhecimento da diversidade ancorada no princípio da igualdade. Palavras chave: educação e igualdade; educação e diversidade; direito à educaçãoThis article aims to demonstrate that the right to education was an achievement that went on for centuries. In the past, gratuity, obligation and the duty of the State were inscribed in the legal system as means of access to citizenship and human rights. Today, the present and the future of education are urged to cooperate with diversity. Thus, the effectiveness of equality is only consummated with the deconstruction of prejudicies and discrimination. But, the construction of the recognition of diversity must come together with the principle of equality.Este artículo tiene como objetivo demostrar que el derecho a la educación fue un logro que continuó durante siglos. En el passado, la gratuidade, la obligacioón y el deber del Estado se inscribieron en el ordenamento jurídico como vía de acceso a la ciudadania. Hoy se insta al presente y futuro de la educación a cooperar con la diversidad. Por lo tanto, la realización de la igualdad solo tiene lugar con la eliminación de los prejuícios y la discriminación. Sin embargo, la construcción del reconocimiento de la diversidade debe ir acompañada del principio de igualdad.Cet article vise à démontrer que le droit à l´éducation était une réalisation qui s´est produite au cours de longs siécles. Dans le passé, la gratuité, l´obligation, le devoir de l´État étaient enregistré dans le système juridique comme moyen d´accès à la citoyenneté et au droits humains. Aujourd´hui, le présent et l´avenir de l´éducation sont invites à coopérer avec la diversité. Ainsi, la réalisation de l´égalité n´a lieu qu´avec l´élimination des préjugés et de la discrimination. Mais, la construction de la reconnaissance de la diversité doir aller de pair avec le príncipe d´égalité.Edições Universitárias Lusófonas2022-07-12T15:01:13Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13029por1645-7250Cury, Carlos Jamilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-08T01:31:56Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13029Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:42.416757Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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