A era das “fake news”: o digital storytelling como promotor do pensamento crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brites, Maria José
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Amaral, Inês, Catarino, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/55530
Resumo: Neste artigo, consideramos que o contexto mediático e informacional atual constitui por si só um ambiente importante e a ter em conta na forma como os cidadãos se posicionam e protegem face às notícias falsas. Neste sentido, apresentamos uma base teórica e crítica da qual nos socorremos para pensar e implementar um projeto Europeu de educação para os media (Media In Action), no âmbito do qual está a ser preparada uma ação de formação para professores. Esta formação tem como objetivo contribuir para que professores e alunos possam usufruir de maiores capacidades para compreenderem e atuarem no atual ecossistema mediático. Refletimos sobre algumas questões, como quais as melhores metodologias para atuar no âmbito escolar e qual o papel dinâmico que o digital storytelling pode ter no trabalho com crianças e jovens. Apontamos para a necessidade de trabalharmos com metodologias dinâmicas e participativas e ainda para o cruzamento do digital storytelling com as ferramentas mais ligadas ao jornalismo.
id RCAP_6b32e8e6a6065bdbafe171da42aa5e55
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55530
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A era das “fake news”: o digital storytelling como promotor do pensamento críticoThe era of fake news: digital storytelling as a promotion of critical readingFake newsDigital storytellingFormaçãoLeitura crítica do mundoTrainingCritical readingCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoNeste artigo, consideramos que o contexto mediático e informacional atual constitui por si só um ambiente importante e a ter em conta na forma como os cidadãos se posicionam e protegem face às notícias falsas. Neste sentido, apresentamos uma base teórica e crítica da qual nos socorremos para pensar e implementar um projeto Europeu de educação para os media (Media In Action), no âmbito do qual está a ser preparada uma ação de formação para professores. Esta formação tem como objetivo contribuir para que professores e alunos possam usufruir de maiores capacidades para compreenderem e atuarem no atual ecossistema mediático. Refletimos sobre algumas questões, como quais as melhores metodologias para atuar no âmbito escolar e qual o papel dinâmico que o digital storytelling pode ter no trabalho com crianças e jovens. Apontamos para a necessidade de trabalharmos com metodologias dinâmicas e participativas e ainda para o cruzamento do digital storytelling com as ferramentas mais ligadas ao jornalismo.In this article, we consider that the media and current informational context constitutes in itself an important environment to take into account when considering the way the citizens stand and protect with regard to false news. In this sense, we present a theoretical basis on which we resort to think about and implement an European project of media education (Media In Action), in which is being prepared training for teachers. This training aims to help teachers and students to benefit from a greater capacity to understand and act in the current media ecosystem. We reflect on some issues, such as what are the best methodologies to work within schools and the role that digital dynamic storytelling can have in working with children and young people. We point to the need to work with dynamic and participatory methodologies, and to the intersection of digital storytelling with more tools linked to journalism.Projeto europeu Media In Action - MIA (projeto cofinanciado pela Comissão Europeia/DG CONNECT, como parte do Projeto Piloto – Media Literacy For All - Grant Agreement n.º LC00632803)info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade de Aveiro. DigiMediaUniversidade do MinhoBrites, Maria JoséAmaral, InêsCatarino, Fernando20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/55530porhttp://revistas.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/11142/9231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:00:21Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55530Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:50:14.225475Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A era das “fake news”: o digital storytelling como promotor do pensamento crítico
The era of fake news: digital storytelling as a promotion of critical reading
title A era das “fake news”: o digital storytelling como promotor do pensamento crítico
spellingShingle A era das “fake news”: o digital storytelling como promotor do pensamento crítico
Brites, Maria José
Fake news
Digital storytelling
Formação
Leitura crítica do mundo
Training
Critical reading
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short A era das “fake news”: o digital storytelling como promotor do pensamento crítico
title_full A era das “fake news”: o digital storytelling como promotor do pensamento crítico
title_fullStr A era das “fake news”: o digital storytelling como promotor do pensamento crítico
title_full_unstemmed A era das “fake news”: o digital storytelling como promotor do pensamento crítico
title_sort A era das “fake news”: o digital storytelling como promotor do pensamento crítico
author Brites, Maria José
author_facet Brites, Maria José
Amaral, Inês
Catarino, Fernando
author_role author
author2 Amaral, Inês
Catarino, Fernando
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Brites, Maria José
Amaral, Inês
Catarino, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Fake news
Digital storytelling
Formação
Leitura crítica do mundo
Training
Critical reading
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Fake news
Digital storytelling
Formação
Leitura crítica do mundo
Training
Critical reading
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Neste artigo, consideramos que o contexto mediático e informacional atual constitui por si só um ambiente importante e a ter em conta na forma como os cidadãos se posicionam e protegem face às notícias falsas. Neste sentido, apresentamos uma base teórica e crítica da qual nos socorremos para pensar e implementar um projeto Europeu de educação para os media (Media In Action), no âmbito do qual está a ser preparada uma ação de formação para professores. Esta formação tem como objetivo contribuir para que professores e alunos possam usufruir de maiores capacidades para compreenderem e atuarem no atual ecossistema mediático. Refletimos sobre algumas questões, como quais as melhores metodologias para atuar no âmbito escolar e qual o papel dinâmico que o digital storytelling pode ter no trabalho com crianças e jovens. Apontamos para a necessidade de trabalharmos com metodologias dinâmicas e participativas e ainda para o cruzamento do digital storytelling com as ferramentas mais ligadas ao jornalismo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/55530
url http://hdl.handle.net/1822/55530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/11142/9231
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro. DigiMedia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro. DigiMedia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132270535114752