System for determination of separation minima

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carranca, Mário Rui Silva, 1988-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/8879
Resumo: Tese de mestrado em Engenharia Informática, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2011
id RCAP_6b36eceb30fe1f40aa4e6d10e95aa8d9
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/8879
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling System for determination of separation minimaControlo de tráfego aéreoSeparação mínimaSistema de suporte à decisãoVigilânciaNAV PortugalTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado em Engenharia Informática, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2011No paradigma actual da Navegação Aérea, em que o aumento da densidade do tráfego aéreo é acompanhado pelo crescimento em número e complexidade das infraestruturas de vigilância do espaço aéreo, torna-se imperativo optimizar os recursos de forma a continuar a prestar um serviço de Controlo de Tráfego Aéreo de excelência. Neste contexto surge o conceito de Separação Mínima: a distância mínima a que duas aeronaves se podem encontrar uma da outra, independentemente das suas direcções, sem que a sua segurança ou a segurança de aeronaves terceiras sejam comprometidas. Vários factores são considerados na decisão da Separação Mínima aplicável numa dada situação. Um deles prende-se com a confiabilidade das infra-estruturas de vigilância. É nesse intuito que surge este projecto, que tem como objectivo fornecer aos grupos de estudo de Separação Mínima uma ferramenta de análise da infra-estrutura de vigilância que lhes permita avaliar cada componente da infra-estrutura independentemente e como um todo, mediante certas características com alta relevância para a sua confiabilidade, de acordo com a EUROCONTROL. Em Portugal, o estudo da confiabilidade da infra-estrutura de vigilância está a cargo da secção de Sistemas e Software/Qualidade (SISQUA) do Departamento de Sistemas e Tecnologias de Informação (DSTI) da NAV Portugal. No âmbito desta equipa, foi-me confiada a tarefa, durante estes onze meses, de desenvolver uma aplicação que automatizasse grande parte do estudo sobre confiabilidade das infraestruturas de vigilância, baseada num protótipo desenvolvido em Microsoft Excel no início deste milénio pela coordenadora do SISQUA, a Engenheira Paula Santos. Este projecto, de uma complexidade considerável considerando toda a aprendizagem de novas tecnologias e metodologias e de uma nova área de negócio, envolveu várias etapas, que são descritas neste Relatório de Projecto. De entre as mais complexas, é de destacar a fase da Análise, na qual toda a fase de aprendizagem se inseriu, e em especial o estudo do “Gap”. O estudo do “Gap” recebeu, sem dúvida, muita ênfase ao longo deste projecto, tendo estado na origem de atrasos significativos e consideráveis dores de cabeça; consistiu no estudo da integração e mapeamento de dados entre a versão 7 do software SASS-C (produzido pela EUROCONTROL para estudo da infra-estrutura de vigilância dos estados-membros que dela fazem parte) e a solução a ser desenvolvida. Este projecto seguiu a metodologia interna da NAV Portugal para desenvolvimento de software, definida como POP-20, tal como as boas práticas aprendidas por mim ao longo de cinco anos de estudo académico e de várias experiências profissionais e de investigação académica. Esta metodologia, implementada na NAV Portugal pelo SISQUA, define um processo de desenvolvimento de software iterativo baseado na aproximação de Desenvolvimento Dirigido por Testes (Test-Driven Development), descrevendo para cada fase do processo de desenvolvimento uma etapa da fase de testes (que ocorre em paralelo) com o intuito de a testar. O POP-20 prevê a elaboração de extensa documentação; toda a documentação aplicável a este projecto foi produzida, revista, e aprovada. Foi tomada a decisão de recorrer à framework ASD (Air Situation Display) no contexto do desenvolvimento do projecto. Esta framework, desenvolvida integralmente pela NAV Portugal, expõe um interface gráfico baseado num sistema de plugins orientado para a representação visual de informação sobre o espaço aéreo, nomeadamente trajectórias de aviões em tempo real e planos de voo. No contexto deste projecto, foram desenvolvidos plugins com a lógica necessária, e esses plugins foram integrados na framework ASD para obtenção do resultado final. Aquando da conclusão deste projecto ainda se encontravam pendentes várias validações que não puderam ser executadas devido a inconsistências gravíssimas encontradas na base de dados do SASS-C v7, que tornaram impossíveis as execuções de Testes de Aceitação. No entanto, não deixam de ser evidentes os contributos prestados pelo trabalho desenvolvido ao longo dos onze meses transactos. A NAV Portugal passou a dispor de uma ferramenta extensível e de capacidade escalável que servirá, sem dúvida, para analisar a sua infra-estrutura de vigilância durante muitos anos. Poderá também vir a ser integrada noutras áreas de interesse da NAV Portugal (como Santa Maria) ou de outros prestadores de serviço de Controlo de Tráfego Aéreo, devido à extensa documentação que foi produzida e à modularização da implementação. Por último, e com impactos imediatos, forneceu à comunidade europeia de estudo de infraestruturas de vigilância elações extensivas sobre a mais recente versão do software utilizado no seio desta comunidade para análise das infra-estruturas – o SASS-C. Tenho esperança de que venha também a exercer algum impacto sobre a EUROCONTROL, para que seja dada mais atenção a um software cuja versão mais recente apresenta enormes potencialidades, até agora não realizadas devido a inconsistências e falhas que a tornam inutilizável.In the current paradigm of Air Navigation, in which the increase in airspace density is accompanies by an increase in number and complexity of available Surveillance infrastructures, it becomes imperative to optimize all resources in order to continue to provide excellent services in Air Traffic Control. For this to happen, the separation between aircraft must be kept at a minimum, whilst still abiding by the worldwide security requirements that make us all feel safer on board an airplane than driving our cars. In this context, NAV Portugal’s Surveillance infrastructure analyst Paula Santos has initiated this project in the turn of the millennium by creating a prototype using Microsoft Excel to study the reliability and confidence that available surveillance infrastructures provide. The acclaim her approach received from European peers created the demand for an extensible, scalable solution build using modern technologies which can facilitate the accommodation of changes in the infrastructures, something the prototype did not. The System for Determination of Separation Minima presents the Separation Minima study community with precisely that. It integrates with SASS-C v7’s – EUROCONTROL’s software for evaluation of surveillance data recordings – to present users with valuable graphical data – and more – about each component of the Surveillance System, in separate or in cooperation. Its robust, modular build, allied with the extensive documentation produced during all the stages of software development, will facilitate the introduction of new features by future developers, as well as its adaptation to new types of Surveillance infrastructures and technologies. While at this time the solution has not been fully validated – due to severe conditionings imposed by the discrepancy between SASS-C v7’s data and its predecessor’s, SASS-C v6’s – it is our sincere belief that in the very near future, in cooperation with EUROCONTROL, the System for Determination of Separation Minima will be a vital decision-support tool for the Separation Minima study group in Portugal – and perhaps abroad.Correia, Luís Miguel Parreira e, 1959-Santos, Paula Luísa Costa TeixeiraRepositório da Universidade de LisboaCarranca, Mário Rui Silva, 1988-2013-07-25T14:10:11Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8879engmetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:52:55Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8879Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:14.923726Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv System for determination of separation minima
title System for determination of separation minima
spellingShingle System for determination of separation minima
Carranca, Mário Rui Silva, 1988-
Controlo de tráfego aéreo
Separação mínima
Sistema de suporte à decisão
Vigilância
NAV Portugal
Teses de mestrado - 2011
title_short System for determination of separation minima
title_full System for determination of separation minima
title_fullStr System for determination of separation minima
title_full_unstemmed System for determination of separation minima
title_sort System for determination of separation minima
author Carranca, Mário Rui Silva, 1988-
author_facet Carranca, Mário Rui Silva, 1988-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Luís Miguel Parreira e, 1959-
Santos, Paula Luísa Costa Teixeira
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carranca, Mário Rui Silva, 1988-
dc.subject.por.fl_str_mv Controlo de tráfego aéreo
Separação mínima
Sistema de suporte à decisão
Vigilância
NAV Portugal
Teses de mestrado - 2011
topic Controlo de tráfego aéreo
Separação mínima
Sistema de suporte à decisão
Vigilância
NAV Portugal
Teses de mestrado - 2011
description Tese de mestrado em Engenharia Informática, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2013-07-25T14:10:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/8879
url http://hdl.handle.net/10451/8879
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134226453364736