Aspectos da filosofia católica em Portugal na segunda metade do século XX
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/4397 |
Resumo: | Considerando que mais de um quarto dos começos do século XX foi perturbado para a Igreja em Portugal, em que uma “escola católica” achou muitas dificuldades de expressão, procura-se coligir os fenómenos ocorrentes na 2ª metade do século XX à luz dos pressupostos herdados, já do século XX, já das mutações verificadas depois. O ensaio procura abranger as principais linhas de força do pensamento filosófico, com realce para o neotomismo, mas fixando as expressões de outras correntes, do mesmo passo que dá importância à incidência filosófica na Literatura e na Poesia. No coração do ensaio situa-se o debate, jamais esgotado, entre Fé e Razão, entre Ciência e Revelação, assumindo o autor que só pela via do amor o debate será ultrapassado, sem prejuízo da liberdade de pensamento, que é propriedade de cada um no tempo, no lugar e na história. |
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Aspectos da filosofia católica em Portugal na segunda metade do século XXFilosofiaCatolicismoSéculo XXConsiderando que mais de um quarto dos começos do século XX foi perturbado para a Igreja em Portugal, em que uma “escola católica” achou muitas dificuldades de expressão, procura-se coligir os fenómenos ocorrentes na 2ª metade do século XX à luz dos pressupostos herdados, já do século XX, já das mutações verificadas depois. O ensaio procura abranger as principais linhas de força do pensamento filosófico, com realce para o neotomismo, mas fixando as expressões de outras correntes, do mesmo passo que dá importância à incidência filosófica na Literatura e na Poesia. No coração do ensaio situa-se o debate, jamais esgotado, entre Fé e Razão, entre Ciência e Revelação, assumindo o autor que só pela via do amor o debate será ultrapassado, sem prejuízo da liberdade de pensamento, que é propriedade de cada um no tempo, no lugar e na história.Considering more than one quarter of the 20th century has been dramatic for the Church in Portugal, where a “catholic school” has found too many obstacles, the work try to collect the facts ocurring in the 2nd half of the 20th century, under the light of, both the 19th century heritage and the changes wich arose afterwards. The essay intend to cover the main lines of the philosophical thought, putting the Neo- Tomism on the first plan, but also placing the expression of other schools, at the same focusing the importance of the philosophical presence in the Literature and Poetry. In the very center of the essay, the author intends to put the dialogue between Faith and Reason, Science and Revelation, assuming the principle that only by the way of love, the controversy will be superseed, without any damage to the liberty of thought, property of each one in the time, in the place, and in the history.Centro de Estudos de História Religiosa - Universidade Católica PortuguesaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGomes, J. Pinharanda2011-06-07T14:21:29Z20002000-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/4397porGOMES, J. Pinharanda – Aspectos da filosofia católica em Portugal na segunda metade do século XX . Lusitania Sacra. Lisboa. ISSN 0076-1508. 2ª S. 12 (2000) 315-3540076-150810.34632/lusitaniasacra.2000.7428info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-15T01:37:19Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/4397Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:06:20.191217Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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