Estratégias para a construção da identidade visual corporativa institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro, Marta Filipa de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43484
Resumo: Este relatório de estágio tem como objetivo descrever as diferentes tipologias de tarefas e projetos realizados no estágio curricular que decorreu na Divisão de Comunicação e Imagem (DCI) da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira (CMVFX). O tema principal de estudo e investigação neste relatório é a Identidade Visual Corporativa (IVC) num contexto institucional, que a dada altura marcou presença no decorrer do estágio, quando surgiram algumas questões relativas à dificuldade de afirmação da Identidade Visual deste órgão institucional nas suas publicações. Podemos enumerar dentro destas questões: a falta de visibilidade ou de presença do logótipo institucional em muitas das suas publicações; a falta de harmonia entre o grafismo das mesmas; e a falta de presença de elementos gráficos (que vão além do logótipo) e que permitem identificar a Identidade Visual como, por exemplo, as paletas cromáticas e tipográficas e outros elementos gráficos como formas e desenhos que fazem parte da construção da mesma. Esta situação não foi discutida pela primeira vez durante o decorrer do estágio curricular, pois já tinha sido notado e vocalizado pelos membros da equipa de design o quão era necessário que se realizasse uma revisão sobre o estado da IVC de modo a proceder a um redesign e definição de normas de aplicação da mesma. Mas o que é a IVC? E qual a sua importância para uma instituição? O que a torna tão relevante ao ponto de se tornar objeto de investigação para este trabalho? A IVC representa a marca visual gráfica de uma empresa, ou neste caso em concreto de um órgão institucional. Nessa imagem está expresso a visão e os objetivos desta instituição, bem como os valores e conceitos que a mesma pretende transmitir ao seu público. Representa uma linguagem visual que é própria e única dessa instituição, e como tal deve ser forte e bem trabalhada, mas ao mesmo tempo simples e uniformizada de modo que seja facilmente percetível e identificável pelo seu público consumidor. A IVC permite que a imagem institucional marque a sua presença de forma harmoniosa em todos os materiais gráficos (flyers, cartazes, embalagens, outdoors, publicações etc.) produzidos pela instituição. Uma IVC forte permite, que o mais pequeno detalhe visual, como por exemplo uma fonte ou cor específica, torne de imediato reconhecível a marca de uma instituição, permitindo ao público realizar essa associação facilmente. Com esta breve explicação do assunto já é possível entender o nível de importância que uma IVC constituiu para a empresa ou instituição a que pertence, e o mesmo acontece no caso de uma instituição como a CMVFX. Tendo em conta estes pressupostos é perfeitamente justificável a preocupação da equipa de design relativamente ao assunto. Mas após este reconhecimento da situação ter sido também notado pela chefia da divisão, foi colocado em marcha um plano para reformular a IVC institucional e definir novas regras para aplicar relativamente ao uso da mesma. Estratégias para a Construção da IVC Institucional A partir deste ponto foi realizado um trabalho pela equipa de design que contou com a participação e envolvimento da estagiária na apresentação de propostas para solucionar a decorrente situação, e cujo processo será descrito e elaborado ao longo deste relatório. Este relatório está dividido em três partes principais. Primeiramente é feita uma abordagem ao estágio curricular e ao tipo de tarefas que são desempenhadas no local de trabalho em concreto, bem como algumas das atividades desempenhadas pela estagiária ao longo do decorrer do estágio, as quais, não estando diretamente relacionadas com o tema principal desta discussão, são importantes para o entendimento do tipo e natureza das atividades pelas quais a mesma esteve responsável de concretizar. Seguidamente inicia-se uma explicação de como surgiu a questão relativa ao tópico investigativo deste relatório, de modo que possamos entender com uma sequência lógica de eventos qual a pertinência deste tema em concreto para este relatório. Em segundo lugar é feita uma análise sobre o estado da arte relativamente ao tema, de modo que possamos entender melhor o significado de uma Identidade Visual Corporativa e qual o seu papel num contexto institucional. Em terceiro lugar, é descrito como foi feito o processo de redefinição da Identidade Visual da instituição em análise, bem como o desempenho e participação da estagiária no desenvolvimento deste projeto e investigação sobre o respetivo tópico.
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Podemos enumerar dentro destas questões: a falta de visibilidade ou de presença do logótipo institucional em muitas das suas publicações; a falta de harmonia entre o grafismo das mesmas; e a falta de presença de elementos gráficos (que vão além do logótipo) e que permitem identificar a Identidade Visual como, por exemplo, as paletas cromáticas e tipográficas e outros elementos gráficos como formas e desenhos que fazem parte da construção da mesma. Esta situação não foi discutida pela primeira vez durante o decorrer do estágio curricular, pois já tinha sido notado e vocalizado pelos membros da equipa de design o quão era necessário que se realizasse uma revisão sobre o estado da IVC de modo a proceder a um redesign e definição de normas de aplicação da mesma. Mas o que é a IVC? E qual a sua importância para uma instituição? O que a torna tão relevante ao ponto de se tornar objeto de investigação para este trabalho? A IVC representa a marca visual gráfica de uma empresa, ou neste caso em concreto de um órgão institucional. Nessa imagem está expresso a visão e os objetivos desta instituição, bem como os valores e conceitos que a mesma pretende transmitir ao seu público. Representa uma linguagem visual que é própria e única dessa instituição, e como tal deve ser forte e bem trabalhada, mas ao mesmo tempo simples e uniformizada de modo que seja facilmente percetível e identificável pelo seu público consumidor. A IVC permite que a imagem institucional marque a sua presença de forma harmoniosa em todos os materiais gráficos (flyers, cartazes, embalagens, outdoors, publicações etc.) produzidos pela instituição. Uma IVC forte permite, que o mais pequeno detalhe visual, como por exemplo uma fonte ou cor específica, torne de imediato reconhecível a marca de uma instituição, permitindo ao público realizar essa associação facilmente. Com esta breve explicação do assunto já é possível entender o nível de importância que uma IVC constituiu para a empresa ou instituição a que pertence, e o mesmo acontece no caso de uma instituição como a CMVFX. Tendo em conta estes pressupostos é perfeitamente justificável a preocupação da equipa de design relativamente ao assunto. Mas após este reconhecimento da situação ter sido também notado pela chefia da divisão, foi colocado em marcha um plano para reformular a IVC institucional e definir novas regras para aplicar relativamente ao uso da mesma. Estratégias para a Construção da IVC Institucional A partir deste ponto foi realizado um trabalho pela equipa de design que contou com a participação e envolvimento da estagiária na apresentação de propostas para solucionar a decorrente situação, e cujo processo será descrito e elaborado ao longo deste relatório. Este relatório está dividido em três partes principais. Primeiramente é feita uma abordagem ao estágio curricular e ao tipo de tarefas que são desempenhadas no local de trabalho em concreto, bem como algumas das atividades desempenhadas pela estagiária ao longo do decorrer do estágio, as quais, não estando diretamente relacionadas com o tema principal desta discussão, são importantes para o entendimento do tipo e natureza das atividades pelas quais a mesma esteve responsável de concretizar. Seguidamente inicia-se uma explicação de como surgiu a questão relativa ao tópico investigativo deste relatório, de modo que possamos entender com uma sequência lógica de eventos qual a pertinência deste tema em concreto para este relatório. Em segundo lugar é feita uma análise sobre o estado da arte relativamente ao tema, de modo que possamos entender melhor o significado de uma Identidade Visual Corporativa e qual o seu papel num contexto institucional. Em terceiro lugar, é descrito como foi feito o processo de redefinição da Identidade Visual da instituição em análise, bem como o desempenho e participação da estagiária no desenvolvimento deste projeto e investigação sobre o respetivo tópico.Santos, HáliaDuarte, MiguelRepositório ComumPedro, Marta Filipa de Oliveira2023-01-31T11:57:05Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43484TID:203199480porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-20T10:53:02Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43484Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:37:24.590278Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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