Sistema de monitorização e descoberta de hotspots Bluetooth por georeferenciação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/10662 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Informática |
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Sistema de monitorização e descoberta de hotspots Bluetooth por georeferenciação681.324Dissertação de Mestrado em InformáticaA tecnologia Bluetooth abre inúmeras possibilidades para aqueles que pretendem comunicações eficazes, sem fios, a curta distância. Utilizada em PDA´s, telemóveis, computadores e outros dispositivos, pode ser associada ao marketing de proximidade. O presente trabalho pretende evidenciar de que forma a tecnologia Google Maps pode ser utilizada para, juntamente com sistemas móveis equipados com Bluetooth, descobrir e monitorizar, em tempo real, o estado de um conjunto de hotspots. Neste caso específico, pretendeu-se dar a conhecer de que forma é possível georeferenciar e monitorizar hotspots Bluetooth e de que forma era possível disponibilizar tal ferramenta numa aplicação Web based. Uma vez que estes hotspots são utilizados na difusão de conteúdos publicitários, foi ainda feita uma abordagem ao marketing de publicidade, bem como às diferentes tecnologias disponíveis actualmente para dar resposta à georeferenciação de objectos. O sistema desenvolvido, aplicado ao marketing de proximidade, permitirá ainda analisar em tempo real o estado da rede, redireccionando as campanhas de marketing e maximizando o uso dos hotspots no envio de mensagens de publicidade.The Bluetooth technology opens a wide range of possibilities for those who intend fast and efficient wireless communications in a short distance. Used in PDA’s, cell phones, computers and other devices, it can also be adopted to support and foster Bluetooth Marketing. The present work intends to show the way Google Maps technology can be used to discover and monitor, in real time, a group of Bluetooth hotspots, using a mobile system. In this particular case, we also intend to show how to georeference and locate a hotspot Bluetooth and how to do it using a web-based application. Once those hotspots are used to diffuse publicity, it was made an approach to Bluetooth marketing, as well as to the different technologies available today to georeference objects in a map. The developed system, applied to Bluetooth marketing, allows the user to see, in real time, the state of a Bluetooth piconet, redirecting his marketing campaign and maximizing the use of the hotspots to send publicity messages.Carvalho, PauloUniversidade do MinhoTavares, Frederico Nuno Ferreira da Costa2009-12-172009-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10662porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:37:43Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10662Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:34:03.208016Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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