A influência da música na experiência da arte: Emoções, recordações e intenções de consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Filipa Dias
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/13464
Resumo: A presente investigação desenvolve e testa empiricamente um modelo suscetível de ser usado para analisar o efeito dos elementos sensoriais do ambiente em instituições de arte. A variável atmosférica estudada foi a música, tendo-se conduzido dois estudos experimentais (em cenário virtual e em cenário real), pelos quais foram recolhidos dados que auxiliaram à compreensão do tipo de atmosfera musical que mais pode beneficiar o consumo em espaços de arte. Numa primeira fase, com base numa amostra de 234 indivíduos, a música foi investigada em termos dos seus atributos rítmicos, tendo-se a ausência/presença e o ritmo mexido/calmo como manipulações experimentais. Os resultados do estudo laboratorial revelaram uma aparente incapacidade da música para potenciar a experiência da arte, tendo sido empiricamente observado o seu efeito negativo sobre as emoções, recordações e intenções dos consumidores. Numa segunda fase, a partir de uma amostra de 218 visitantes de galerias de arte, tendo a ausência/presença de música como única manipulação experimental, foram investigados os efeitos da atmosfera musical na relação que se estabelece entre a experiência de visita e as emoções, as recordações e as intenções de consumo dos visitantes. O estudo II permitiu determinar que, no contexto artístico, experiências sensoriais e cognitivas estão associadas a emoções e recordações mais fortes e positivas, as quais, por sua vez, podem gerar maiores intenções de revisita e recomendação, saindo esta rede de relações reforçada na presença de música (evidências que não suportam as do estudo I). Em conjunto, as conclusões da análise empírica resultaram em descobertas relevantes para explicar o mecanismo subjacente à influência das variáveis musicais num cenário de arte, tendo sido, em torno delas, discutidas algumas implicações práticas para o marketing e para a gestão nas artes.
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