O uso do RPG como ferramenta de ensino de História
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/6855 |
Resumo: | Com esse trabalho procuramos demonstrar como o RPG, um jogo de interpretação de personagens, pode e deve ser utilizado como ferramenta do ensino de História para os estudantes do Ensino Médio, pois este jogo exige uma grande interação, raciocínio rápido e criatividade por parte dos praticantes, características essas essenciais para o bom desenvolvimento de um estudante. Para comprovar a tese de que o RPG é uma ferramenta pedagógica útil ao ensino ao desenvolvimento humano no âmbito cognitivo e pessoal, trazemos nesse trabalho uma aprofundada bibliografia debatendo a escola e o seu papel na sociedade, os jogos e as suas aplicações no ensino – especificadamente o RPG e a suas possibilidades –, o multiculturalismo, bem como a sua importâncias, e as experiências de outros pesquisadores com o RPG em ambiente escolar;em seguida foi feito um experimento com cinco estudantes dos três anos do Ensino Médio, abrangendo um recorte metodológico dos discentes da Escola Estatual de Ensino Médio Mário Gurgel, no qual estes jogaram RPG – ministrado pelo professor responsável pelo experimento – durante uma semana interpretando indígenas da América Pré-Colombiana, mais especificadamente os astecas. Esses estudantes fizeram duas redações – uma antes e uma depois do experimento – apontando o seu olhar sobre os indígenas e, por fim, responderam um questionário especificando o que achavam do ensino como é passado hoje, o que acharam do experimento e se praticariam mais vezes na escola. Os resultados foram surpreendentes e estão detalhados na parte final deste trabalho, demonstrando que o RPG, seguramente, pode ser utilizado na escola como uma ferramenta de ensino, não somente para a compreensão dos povos indígenas e nem só na História, mas para qualquer assunto em qualquer disciplina. |
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