A biblioteca escolar e a formação de utilizadores: um programa de ação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Olívia Domingues da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/216
Resumo: Vivemos numa sociedade em acelarada mudança e marcada pela importância da informação e do conhecimento. O sistema educativo de um país não pode ficar à margem desta mudança e deve por isso preparar os seus alunos de forma a que estes possam ser, no futuro, cidaddãos capazes de se adaptar às mudanças e de lidar com a imensa informação disponível, utilizando-a de forma eficaz para resolver as suas necessidades de informação e de conhecimento. Ora, reconhecimento, dentro do sistema educativo as bibliotecas escolares têm um papel fundamental, entre outros, na organização e difusão da informação nos seus vários suportes. Reconhecer a necessidade de preparar os cidadãos para os desafios da sociedade da informação é reconhecer a necessidade de os tornar competentes em literacia da informação, capazes de aceder, selecionar, compreender, avaliar e finalmente transformar a imensa informação disponível em conhecimento útil para a sua vida. É aqui que as bibliotecas escolares podem e devem desempenhar um papel fundamental - a recente criação, pelo Ministério da Educação, do cargo de professor bibliotecário, sendo uma aposta no papel fundamental dos recursos humanos nas bibliotecas escolares, constitui uma oportunidade para reforçar o papel destas nas escolas e também encarar os novos desafios que se lhes colocam no âmbito da literacia da informação. Com efeito, a biblioteca escolar deve constituir-se como centro de inovação e aprendizagem da escola, um mundo de recursos que, em colaboração com os professores curriculares, deve ser utilizado pelos alunos para que estes tenham a oportunidade de ser autónomos na sua aprendizagem, para que possam aprender a aprender e estejam preparados para, no futuro, resolver as suas necessidades de informação, dominando as estratégias que os tornem cidadãos prontos a aprender ao longo da vida. Comeste programa de formação de utilizadores de bibliotecas e de literacia de informação, concebido para se utilizado numa escola do 1.º ciclo, com turmas do 3.º e 4.º ano, pretende-se melhorar as competências dos alunos nessa área e comprovar , com base nas evidências recolhidas, que as atividades realizadas na bibliotecas podem contribuir para melhorar a forma como os alunos acedem à informação e se tornam mais autónomos na utilização dos diversos recursos da biblioteca.
id RCAP_6b54c319b40291806cb3f35926482027
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/216
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A biblioteca escolar e a formação de utilizadores: um programa de ação.Biblioteca escolarFormação de utilizadoresLiteraciaTMEVivemos numa sociedade em acelarada mudança e marcada pela importância da informação e do conhecimento. O sistema educativo de um país não pode ficar à margem desta mudança e deve por isso preparar os seus alunos de forma a que estes possam ser, no futuro, cidaddãos capazes de se adaptar às mudanças e de lidar com a imensa informação disponível, utilizando-a de forma eficaz para resolver as suas necessidades de informação e de conhecimento. Ora, reconhecimento, dentro do sistema educativo as bibliotecas escolares têm um papel fundamental, entre outros, na organização e difusão da informação nos seus vários suportes. Reconhecer a necessidade de preparar os cidadãos para os desafios da sociedade da informação é reconhecer a necessidade de os tornar competentes em literacia da informação, capazes de aceder, selecionar, compreender, avaliar e finalmente transformar a imensa informação disponível em conhecimento útil para a sua vida. É aqui que as bibliotecas escolares podem e devem desempenhar um papel fundamental - a recente criação, pelo Ministério da Educação, do cargo de professor bibliotecário, sendo uma aposta no papel fundamental dos recursos humanos nas bibliotecas escolares, constitui uma oportunidade para reforçar o papel destas nas escolas e também encarar os novos desafios que se lhes colocam no âmbito da literacia da informação. Com efeito, a biblioteca escolar deve constituir-se como centro de inovação e aprendizagem da escola, um mundo de recursos que, em colaboração com os professores curriculares, deve ser utilizado pelos alunos para que estes tenham a oportunidade de ser autónomos na sua aprendizagem, para que possam aprender a aprender e estejam preparados para, no futuro, resolver as suas necessidades de informação, dominando as estratégias que os tornem cidadãos prontos a aprender ao longo da vida. Comeste programa de formação de utilizadores de bibliotecas e de literacia de informação, concebido para se utilizado numa escola do 1.º ciclo, com turmas do 3.º e 4.º ano, pretende-se melhorar as competências dos alunos nessa área e comprovar , com base nas evidências recolhidas, que as atividades realizadas na bibliotecas podem contribuir para melhorar a forma como os alunos acedem à informação e se tornam mais autónomos na utilização dos diversos recursos da biblioteca.Orientação: Prof.ª Doutora Manuela Barreto Nunes.2013-08-14T18:01:04Z2012-10-11T10:00:13Z2012-10-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfQueiroz, O.D.S. (2011). A biblioteca escolar e a formação de utilizadores: um programa de ação [Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/216http://hdl.handle.net/11328/216Queiroz, O.D.S. (2011). A biblioteca escolar e a formação de utilizadores: um programa de ação [Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/216http://hdl.handle.net/11328/216porCota: TME 476Queiroz, Olívia Domingues da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:13:41Zoai:repositorio.upt.pt:11328/216Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:41:44.450486Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A biblioteca escolar e a formação de utilizadores: um programa de ação.
title A biblioteca escolar e a formação de utilizadores: um programa de ação.
spellingShingle A biblioteca escolar e a formação de utilizadores: um programa de ação.
Queiroz, Olívia Domingues da Silva
Biblioteca escolar
Formação de utilizadores
Literacia
TME
title_short A biblioteca escolar e a formação de utilizadores: um programa de ação.
title_full A biblioteca escolar e a formação de utilizadores: um programa de ação.
title_fullStr A biblioteca escolar e a formação de utilizadores: um programa de ação.
title_full_unstemmed A biblioteca escolar e a formação de utilizadores: um programa de ação.
title_sort A biblioteca escolar e a formação de utilizadores: um programa de ação.
author Queiroz, Olívia Domingues da Silva
author_facet Queiroz, Olívia Domingues da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Olívia Domingues da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Formação de utilizadores
Literacia
TME
topic Biblioteca escolar
Formação de utilizadores
Literacia
TME
description Vivemos numa sociedade em acelarada mudança e marcada pela importância da informação e do conhecimento. O sistema educativo de um país não pode ficar à margem desta mudança e deve por isso preparar os seus alunos de forma a que estes possam ser, no futuro, cidaddãos capazes de se adaptar às mudanças e de lidar com a imensa informação disponível, utilizando-a de forma eficaz para resolver as suas necessidades de informação e de conhecimento. Ora, reconhecimento, dentro do sistema educativo as bibliotecas escolares têm um papel fundamental, entre outros, na organização e difusão da informação nos seus vários suportes. Reconhecer a necessidade de preparar os cidadãos para os desafios da sociedade da informação é reconhecer a necessidade de os tornar competentes em literacia da informação, capazes de aceder, selecionar, compreender, avaliar e finalmente transformar a imensa informação disponível em conhecimento útil para a sua vida. É aqui que as bibliotecas escolares podem e devem desempenhar um papel fundamental - a recente criação, pelo Ministério da Educação, do cargo de professor bibliotecário, sendo uma aposta no papel fundamental dos recursos humanos nas bibliotecas escolares, constitui uma oportunidade para reforçar o papel destas nas escolas e também encarar os novos desafios que se lhes colocam no âmbito da literacia da informação. Com efeito, a biblioteca escolar deve constituir-se como centro de inovação e aprendizagem da escola, um mundo de recursos que, em colaboração com os professores curriculares, deve ser utilizado pelos alunos para que estes tenham a oportunidade de ser autónomos na sua aprendizagem, para que possam aprender a aprender e estejam preparados para, no futuro, resolver as suas necessidades de informação, dominando as estratégias que os tornem cidadãos prontos a aprender ao longo da vida. Comeste programa de formação de utilizadores de bibliotecas e de literacia de informação, concebido para se utilizado numa escola do 1.º ciclo, com turmas do 3.º e 4.º ano, pretende-se melhorar as competências dos alunos nessa área e comprovar , com base nas evidências recolhidas, que as atividades realizadas na bibliotecas podem contribuir para melhorar a forma como os alunos acedem à informação e se tornam mais autónomos na utilização dos diversos recursos da biblioteca.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-11T10:00:13Z
2012-10-11
2013-08-14T18:01:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Queiroz, O.D.S. (2011). A biblioteca escolar e a formação de utilizadores: um programa de ação [Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/216
http://hdl.handle.net/11328/216
Queiroz, O.D.S. (2011). A biblioteca escolar e a formação de utilizadores: um programa de ação [Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/216
http://hdl.handle.net/11328/216
identifier_str_mv Queiroz, O.D.S. (2011). A biblioteca escolar e a formação de utilizadores: um programa de ação [Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/216
url http://hdl.handle.net/11328/216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TME 476
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134981904138240