Adolescentes consumidores de substâncias aditivas: caracterização de uma amostra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teles, Patrícia Alexandra de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/25546
Resumo: Em Portugal, os consumos de substâncias aditivas têm a sua primeira expressão na adolescência. Os objetivos deste estudo centram-se na compreensão da relação que os adolescentes têm com o consumo, tendo em conta as questões da fase do desenvolvimento em que se encontram, e na exploração das suas perceções relativamente à intervenção terapêutica disponibilizada pelo CRI. Para tal, recorreu-se a uma amostra de 43 jovens em risco com idades entre os 13 e os 22 anos, que reponderam à Escala de Autoestima de Rosenberg, ao Inventário de Vinculação aos Pais e Pares, ao Questionário de Capacidades e Dificuldades e a uma entrevista. Os resultados mostraram que os jovens não percecionam o consumo como um problema na sua vida, e não apresentam expectativas em relação às consultas. Apresentam autoestima elevada, dão uma grande importância à relação com os pares e demonstram dificuldades a nível dos comportamentos e da hiperatividade; Abstract: In Portugal, the consumption of addictive substances has its onset during adolescence. The aims of this study focus on the understanding of the relationship that teenagers have with consumption considering the stage of development issues where they are, and the exploitation of their perceptions regarding the therapeutic intervention provided by CRI. A sample of 43 at-risk youth between the ages of 13 and 22 who responded to the Rosenberg Self-Esteem Scale, Inventory of Parent and Peer Attachment, Strengths and Difficulties Questionnaire and an interview. The results show that teenagers do not perceive consumption as a problem in their life, and do not have expectations for the appointments. They have a high self-esteem, care about the relationship with peers and demonstrate some difficulties in behaviour and hyperactivity.
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