Salvar pela escola: programa especial de educação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/1113 |
Resumo: | O texto trata da recuperação do Programa Especial de Educação, implantado no Rio de Janeiro nos dois mandatos do governador Leonel Brizola (1983-1987; 1991-1994). O Programa Especial de Educação ficou conhecido, principalmente, pela construção de mais de 500 escolas—Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs)—onde as crianças deveriam receber educação em tempo integral e assistência integral. As unidades monumentais previam atendimento educacional, médico, dentário e assistência especializada. O CIEP era também conhecido como “Brizolão”,umareferência direta ao governador Brizola.Otexto acompanha o programa em seus fundamentos, seu percurso e sinaliza razões de sua descontinuidade no estado do Rio de Janeiro. |
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Salvar pela escola: programa especial de educaçãoEducaçãoCidadaniaEscola de tempo integralPolítica educacionalEducationCitizenshipFull-time schoolEducational policyO texto trata da recuperação do Programa Especial de Educação, implantado no Rio de Janeiro nos dois mandatos do governador Leonel Brizola (1983-1987; 1991-1994). O Programa Especial de Educação ficou conhecido, principalmente, pela construção de mais de 500 escolas—Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs)—onde as crianças deveriam receber educação em tempo integral e assistência integral. As unidades monumentais previam atendimento educacional, médico, dentário e assistência especializada. O CIEP era também conhecido como “Brizolão”,umareferência direta ao governador Brizola.Otexto acompanha o programa em seus fundamentos, seu percurso e sinaliza razões de sua descontinuidade no estado do Rio de Janeiro.The text deals with the recuperation of the Special Education Programme implemented in Rio de Janeiro during the two mandates of Governor Leonel Brizola (1983-1987; 1991-1994). The Special Education Programme became known, principally, on account of the construction of over 500 schools—CIEPs (Integrated Centres for Public Education) —where the children were to receive a full-time education and comprehensive care. The monumental units provided for educational, medical and dental services and specialised assistance. Another name for a CIEP was “Brizolão”, i. e. Big Brizola, a direct reference to governor Brizola. The text follows the programme through the course of its existence, from its origins, and indicates reasons why it was discontinued in the State of Rio de Janeiro.Le texte aborde la relance du Programme spécial d’éducation, mis en oeuvre à Rio de Janeiro au cours des deux mandats du gouverneur Leonel Brizola (1983-1987; 1991-1994). Ce programme s’est surtout fait connaître grâce à la construction de plus de 500 écoles — Centres intégrés d’éducation publique (CIEP) — où les enfants devaient recevoir une éducation à plein temps et une assistance intégrale. En plus du volet éducationnel, les centres offraient une assistance médicale, dentaire et spécialisée. Le CIEP était aussi appelé “ Brizolão ”, une référence directe au gouverneur Brizola. Le texte rappelle les fondements du programme, sa mise en oeuvre, et il souligne les raisons de sa discontinuité dans l’état de Rio de Janeiro.El texto trata la recuperación del Programa Especial de Educación implementado en Río de Janeiro en los dos mandatos del gobernador Leonel Brizola (1983-1987; 1991-1994). El Programa Especial de Educación se dio a conocer, principalmente, por la construcción de más de 500 escuelas—Centros Integrados de Educación Pública (CIEPs)—donde los niños recibían educación en jornada completa y asistencia integral. Las unidades monumentales preveían atención educativa, médico, dentista y asistencia especializada. El CIEP era también conocido como “Brizolão”, una referencia directa al gobernador Brizola. El texto acompaña el programa en sus fundamentos, su trayecto y señala las razones de su discontinuidad en el estado de Río de Janeiro.CIES-ISCTE / CELTA2009-01-05T10:15:49Z2007-09-01T00:00:00Z2007-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/1113por0873-6529Bomeny, Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:56:50Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1113Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:29:15.139855Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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