Projeto de execução de um viaduto rodoviário com secção em “π”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/6750 |
Resumo: | Trabalho Final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil, Estruturas |
id |
RCAP_6b6fa68d860eaaef7e2b7b1efb1a91e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6750 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Projeto de execução de um viaduto rodoviário com secção em “π”Projeto de execuçãoViaduto rodoviárioBetão armadoPré-esforçoFases construtivasEstados limiteAçãoFinal designRoad viaductReinforced concretePrestressed concreteStages of constructionLimit stateActionTrabalho Final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil, EstruturasO presente trabalho que se submete à apreciação, denominado por “Projeto de Execução de um viaduto Rodoviário com secção em “π“”, enquadra-se no âmbito do Trabalho Final de Mestrado do curso de Engenharia Civil - Especialização em Estruturas, com vista à obtenção do grau de Mestre, tendo sido orientado pelo Doutor Luciano Jacinto. O Projeto de Execução foiconcebido com base no Estudo Prévio realizado na unidade curricular de Pontes e Viadutos. O trabalho é composto por peças escritas e peças desenhadas, em que, no primeiro estão abrangidas: memória descritiva e justificativa, cálculos justificativos e anexos de cálculo, enquantonas peças desenhadas estão incluídos: desenhos de dimensionamento geral, desenhos de betão armado e pormenores. Entende-se, por intermédio deste trabalho, que é imprescindível a modelação tomando em conta os efeitos das fases construtivas. Fenómenos físicos como a retração e fluência do betão e, a relaxação dos cabos de pré-esforço, são de consideração imperativa, tal como a influência das sobrecargas de serviço, como é o caso das sobrecargas regulamentares que incluem os seus efeitos dinâmicos. O projeto de execução cumpre a legislação em vigor, respeita os critérios de segurança, é economicamente viável, funcional e oferece garantias de durabilidade. Adquiriu-se e desenvolveuse competência ao nível de dimensionamento de estruturas de betão armado e pré-esforçadoutilizando o Regulamento de Segurança e Ações para Estruturas de Edifícios e Pontes (RSA) e o Regulamento de Estruturas de Betão Armado e Pré-Esforçado (REBAP), tendo-se recorrido também ao Eurocódigo 2 (EN 1992-1-1), ao Eurocódigo 7 (EN 1997-1) e ao Eurocódigo 8 (EN 1998-5). Teve-se em conta algumas condicionantes, tais como, a topografia do terreno, o traçado da estrada, a zona sísmica, entre outras. A sua conceção enquadra-se nos métodos construtivos mais comuns. Na realização da mesma, aplicaram-se conhecimentos adquiridos no decorrer da formação académica. A análise estrutural foi modelada e executada através do programa de cálculo automático SAP2000. Partindo dos esforços obtidos, procedeu-se às várias verificações de segurança recorrendo ao Excel. As conclusões relativamente às diferenças que advêm da adoção de métodos simplificadores, utilizados no estudo prévio, contra as dos métodos mais rigorosos, usados no projeto de execução,são evidentes. São apontadas, no quarto capítulo, as possíveis comparações entre os dois estudos.Abstract: The present dissertation “Final Design of a Road Viaduct with ‘π’” section is contextualized under the Final Work of Civil Engineering Master Degree subject, under Structures area and aims at obtainment the Master Degree under the supervision of Dr. Luciano Jacinto. The Final Designwas conceived taking in account a Preliminary Project carried out in Bridges and Viaducts subject. This work incorporates two different parts: written documents and technical, drawings; in the first case, there are included a descriptive text, supporting calculations and elements such as other calculations. Besides that, in the second case, there are included dimensioning, general drawings, reinforced concrete drawings and details. Through this work, it is considered that the modeling is crucial, bearing in mind the effects of the stages of construction. Physical development such as concrete's annulment and fluency, and the refief of prestressing cables are to be taken into account, such as the service overloads importance, how is the case of the regulatory burdens which includes its dynamic e ffects. The application project fulfills legislation in practice, it respects the safety criteria, it is economically sustainable, functional and offers durability guarantees. It has achieved and developed qualification at a scaling of concrete structures level loaded and prestressed adopting the Regulamento de Segurança e Ações para Estruturas de Edifícios e Pontes (RSA) and Regulamento de Estruturas de Betão Armado e Pré-Esforçado (REBAP), having used the Eurocode 2 (EN 1992-1-1), of Eurocode 7 (EN 1997-1) and of Eurocode 8 (EN 1998-5). In spite of having a common conception, the road viaduct is carefully limited and molded considering several factors such as terrain topography, road design and seismic area. In one hand, the conception involved the most common construction methods and, in the other hand, its execution used a specific knowledge achieved during all the academic training. The structural analysis was modeled and executed by the computer program SAP2000. Based on the strutural analysis results, it was necessary to proceed to the various security checks using the Microsoft Excel program. The conclusions compared to the changes that come from the simplifying method adoption, used on a preliminary study, against the ones of the most severe methods, that are used on the execution project, are clear. The possible comparisons between the two studies is identified on the fourth chapter.Instituto Superior de Engenharia de LisboaJacinto, Luciano Alberto do CarmoRCIPLGarcia, Guilherme José Bernardes2017-01-17T19:04:28Z2016-11-282016-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6750TID:201553341porGARCIA, Guilherme José Bernardes - Projeto de execução de um viaduto rodoviário com secção em “π”. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2016. Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:51:52Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6750Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:50.572648Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto de execução de um viaduto rodoviário com secção em “π” |
title |
Projeto de execução de um viaduto rodoviário com secção em “π” |
spellingShingle |
Projeto de execução de um viaduto rodoviário com secção em “π” Garcia, Guilherme José Bernardes Projeto de execução Viaduto rodoviário Betão armado Pré-esforço Fases construtivas Estados limite Ação Final design Road viaduct Reinforced concrete Prestressed concrete Stages of construction Limit state Action |
title_short |
Projeto de execução de um viaduto rodoviário com secção em “π” |
title_full |
Projeto de execução de um viaduto rodoviário com secção em “π” |
title_fullStr |
Projeto de execução de um viaduto rodoviário com secção em “π” |
title_full_unstemmed |
Projeto de execução de um viaduto rodoviário com secção em “π” |
title_sort |
Projeto de execução de um viaduto rodoviário com secção em “π” |
author |
Garcia, Guilherme José Bernardes |
author_facet |
Garcia, Guilherme José Bernardes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Jacinto, Luciano Alberto do Carmo RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Guilherme José Bernardes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto de execução Viaduto rodoviário Betão armado Pré-esforço Fases construtivas Estados limite Ação Final design Road viaduct Reinforced concrete Prestressed concrete Stages of construction Limit state Action |
topic |
Projeto de execução Viaduto rodoviário Betão armado Pré-esforço Fases construtivas Estados limite Ação Final design Road viaduct Reinforced concrete Prestressed concrete Stages of construction Limit state Action |
description |
Trabalho Final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil, Estruturas |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-28 2016-11-28T00:00:00Z 2017-01-17T19:04:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/6750 TID:201553341 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/6750 |
identifier_str_mv |
TID:201553341 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
GARCIA, Guilherme José Bernardes - Projeto de execução de um viaduto rodoviário com secção em “π”. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2016. Dissertação de mestrado. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Engenharia de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Engenharia de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133417225322496 |