Inovação e governança para a sustentabilidade das organizações de economia social:educação de jovens empreendedores e dirigentes de projetos sociais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/2998 |
Resumo: | Dissertação, Mestrado, Gestão de Organizações de Economia Social, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2020 |
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Inovação e governança para a sustentabilidade das organizações de economia social:educação de jovens empreendedores e dirigentes de projetos sociaisEmpreendedorismo socialInovação SocialEducaçãoDissertação, Mestrado, Gestão de Organizações de Economia Social, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2020O presente projecto tem por título “Inovação e Governança para a Sustentabilidade das Organizações de Economia Social: educação de jovens empreendedores e dirigentes de projetos sociais”. A questão de investigação subjacente é: “Qual o impacto de um projecto de empreendedorismo social numa escola pública? O caso concreto do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte de Mação”. Neste sentido, importa formular estratégias de medição do impacto do trabalho que vai ser desenvolvido, que dado o seu carácter pioneiro poderá vir no futuro a ser reformulado, ainda que parcialmente. A inovação social passa por prototipar projetos educativos impactantes junto das novas gerações. No plano das políticas públicas territoriais, o desenvolvimento local sustentável transporta-nos para níveis de decisão descentralizados, devolvendo a voz aos actores sociais. Assim, o desenvolvimento endógeno apela ao empreendedorismo social e a instituições educativas locais que lancem essas sementes em parceria com associações cooperativas de desenvolvimento económico, social e cultural. No presente trabalho esclarecem-se todos os instrumentos teóricos utilizados para concetualizar o trabalho efetuado, assim como o caminho que foi tomado desde a planificação da ação (mediante os objetivos pretendidos), passando pela descrição das aulas, análise dos resultados aferidos, e ainda uma reflexão acerca das opiniões de todos aqueles que, sendo externos ao projeto, trabalharam de perto com o mesmo e sem os quais não faria sentido tirar quaisquer ilações. Como nos diz Yunus (2011:19): Partimos do princípio de que as empresas com fins lucrativos são a principal fonte da criatividade humana e a única forma de abordar os problemas da sociedade. Como será possível constatar, tenciona-se pôr estas ideias “em cima da mesa”, possibilitando aos nossos alunos experienciarem o empreendedorismo social e as suas potencialidades. A única coisa que temos de fazer é libertá-los (seres humanos reais) da atitude mental que põe a obtenção do lucro no centro de todas as empresas, uma ideia que lhes impusemos através da nossa teoria económica defeituosa”. (Idem: 20)Oliveira, PedroRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCordeiro, Cláudia Sofia Marques2020-07-24T15:26:38Z2020-07-202020-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2998TID:202505197porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:34:27Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2998Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:51.958446Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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