As cegadas, um teatro de raíz comunitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frazão, Bruno Alexandre Marcos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/13569
Resumo: Dissertação submetida à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Teatro e Comunidade
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network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
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spelling As cegadas, um teatro de raíz comunitáriaCegadasTradiçãoCultura popularCarnavalTeatro comunitárioPopular cultureCarnivalCommunity theaterDissertação submetida à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Teatro e ComunidadePretende-se com esta dissertação perpetuar a tradição carnavalesca das cegadas em Setúbal e lançar o repto para que as mesmas sejam reativadas e novamente incluídas nos festejos carnavalescos da cidade. Outro aspeto que se pretende demonstrar com este estudo é o cariz de Teatro Comunitário que as cegadas apresentam e a forma como as pessoas se reviam e vivenciavam as histórias hilariantes representadas nas cegadas. A importância das cegadas vista como cultura popular e a sua passagem de geração em geração, a tradição oral, a sua comparação com a revista à portuguesa, com as canções de escárnio e maldizer e a sua ligação ao Fado complementam e contextualizam a presente investigação.ABSTRACT - The purpose of this thesis is to perpetuate the Carnival tradition of the “cegadas” in Setúbal and to submit an appeal to have them reactivated and included once again in the town’s Carnival festivities. Another aspect this study intends to demonstrate is the Community Theatre nature of the “cegadas” and the manner in which people identified themselves with and experienced the hilarious stories represented in the “cegadas”. This investigation is complemented and contextualized by the importance of the “cegadas” seen as popular culture and their transition from generation to generation, the oral tradition, their comparison with the Portuguese revue, with songs of scorn and slander and their connection with Fado.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e CinemaBezelga, IsabelWengorovius, RitaRCIPLFrazão, Bruno Alexandre Marcos2021-07-16T15:22:22Z2021-04-272021-04-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13569TID:202737446porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:08:32ZPortal AgregadorONG
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