Análise de vibrações da passagem superior de Campo Grande

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Manuel Liumba
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/10301
Resumo: Neste trabalho apresenta-se um estudo numérico e experimental que visa a avaliação do conforto da ponte pedonal de Campo Grande, em Lisboa, a qual envolve o desenvolvimento de modelos numéricos e a realização de ensaios dinâmicos ambientais e forçados para identificar experimentalmente os parâmetros modais da ponte (frequências naturais, modos de vibração e coeficientes de amortecimento) e os níveis de conforto imposto pela regulamentação internacional. Assim, na primeira parte deste trabalho faz-se uma revisão sobre os conceitos e fundamentos de análise dinâmica, nomeadamente para osciladores de um grau de liberdade e para os sistemas de vários graus de liberdade, no domínio do tempo e da frequência. Além disso, efetua-se uma revisão sobre a caracterização da ação de um peão sobre pontes pedonais e faz-se uma revisão sobre os critérios de conforto humano de acordo com vários regulamentos. A segunda parte do trabalho começa por apresentar uma breve descrição da estrutura da passagem superior pedonal de Campo Grande, das vigas longitudinais e dos materiais utilizados, do equipamento de aquisição dinâmica de dados e dos oito ensaios dinâmicos, nomeadamente os ensaios em excitação ambiente e com pessoas a caminhar e a saltar de forma aleatória e sincronizada. De seguida, desenvolvem-se modelos analíticos e numéricos, devidamente calibrados com dados experimentais, para validar os parâmetros modais da obra. Por fim, procede-se à análise dos níveis de vibrações dos ensaios dinâmicos, à verificação de conforto de acordo com vários regulamentos através da limitação à aceleração vertical máxima associada à passagem de um peão, e à verificação de conforto em projeto, recorrendo à norma EUR 23984 EN, criada com a finalidade de servir como base no dimensionamento de pontes pedonais suscetíveis às ações induzidas pelos peões.
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