Confiança do consumidor e actividade económica : evidência europeia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Diana Sofia Pereira da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/13769
Resumo: Este trabalho tem como objectivo principal analisar a relação entre o índice de confiança do consumidor e um conjunto de variáveis macroeconómicas através da metodologia VAR à semelhança de outros estudos. Para estudar esta relação usaram-se dados de frequência mensal entre Outubro de 2000 e Outubro de 2013 para 16 países europeus. Ainda se procedeu à análise das funções impulso resposta e da decomposição da variância como forma de perceber se o índice de produção industrial, a taxa de desemprego, a inflação, a taxa de juro e a taxa de câmbio influenciam ou são influenciadas pelo índice de confiança do consumidor. Os principais resultados obtidos indicam que para a maioria dos países um aumento da confiança resulta num aumento da actividade económica, da mesma forma que a taxa de desemprego sofre um decréscimo face a um aumento da confiança. A análise da decomposição da variância confirma estes resultados, para um período de 24 meses, uma vez que segundo esta técnica a confiança do consumidor desempenha um papel importante na explicação dos erros na produção industrial e na taxa de desemprego para a maioria dos países. Contudo, a taxa de juro é a variável que exerce maior importância na explicação dos erros da confiança do consumidor, também para a generalidade dos países.
id RCAP_6ba6104adc18a8ccd76369a6842bb058
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/13769
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Confiança do consumidor e actividade económica : evidência europeiaEconomiaConsumidoresConsumo (economia) - EuropaDesenvolvimento económico - EuropaEste trabalho tem como objectivo principal analisar a relação entre o índice de confiança do consumidor e um conjunto de variáveis macroeconómicas através da metodologia VAR à semelhança de outros estudos. Para estudar esta relação usaram-se dados de frequência mensal entre Outubro de 2000 e Outubro de 2013 para 16 países europeus. Ainda se procedeu à análise das funções impulso resposta e da decomposição da variância como forma de perceber se o índice de produção industrial, a taxa de desemprego, a inflação, a taxa de juro e a taxa de câmbio influenciam ou são influenciadas pelo índice de confiança do consumidor. Os principais resultados obtidos indicam que para a maioria dos países um aumento da confiança resulta num aumento da actividade económica, da mesma forma que a taxa de desemprego sofre um decréscimo face a um aumento da confiança. A análise da decomposição da variância confirma estes resultados, para um período de 24 meses, uma vez que segundo esta técnica a confiança do consumidor desempenha um papel importante na explicação dos erros na produção industrial e na taxa de desemprego para a maioria dos países. Contudo, a taxa de juro é a variável que exerce maior importância na explicação dos erros da confiança do consumidor, também para a generalidade dos países.This work principal goal is to analyze the relationship between the consumer confidence index and a set of macroeconomic variables through the use of the VAR methodology, similar to previous studies. To study this relationship we have used monthly data between October 2000 and October 2013 for 16 European countries. We have still analyzed impulse response functions and variance decomposition methods in order to understand if the production index, the unemployment rate, inflation, the interest rate and the Exchange rate influence or are influenced by the consumer confidence index. Our main results indicate that for most of the countries an increase in consumer confidence results in an increase of the economic activity, in the same way as the unemployment rate suffers a decrease in face of a consumer confidence upward movement. The analysis of the variance decomposition confirms these results for a period of 24 months, once that following this method provided results the consumer confidence plays an important role in explaining the errors of industrial production and in the unemployment rate for most of the countries. However, the interest rate is the variable which exerts greater influence in explaining the errors associated to the prediction of the consumer confidence, also for most of the countries under analysis.Universidade de Aveiro2015-04-10T14:47:11Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13769TID:201572621porPinho, Diana Sofia Pereira da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:25:07Zoai:ria.ua.pt:10773/13769Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:32.503967Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Confiança do consumidor e actividade económica : evidência europeia
title Confiança do consumidor e actividade económica : evidência europeia
spellingShingle Confiança do consumidor e actividade económica : evidência europeia
Pinho, Diana Sofia Pereira da Silva
Economia
Consumidores
Consumo (economia) - Europa
Desenvolvimento económico - Europa
title_short Confiança do consumidor e actividade económica : evidência europeia
title_full Confiança do consumidor e actividade económica : evidência europeia
title_fullStr Confiança do consumidor e actividade económica : evidência europeia
title_full_unstemmed Confiança do consumidor e actividade económica : evidência europeia
title_sort Confiança do consumidor e actividade económica : evidência europeia
author Pinho, Diana Sofia Pereira da Silva
author_facet Pinho, Diana Sofia Pereira da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho, Diana Sofia Pereira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Economia
Consumidores
Consumo (economia) - Europa
Desenvolvimento económico - Europa
topic Economia
Consumidores
Consumo (economia) - Europa
Desenvolvimento económico - Europa
description Este trabalho tem como objectivo principal analisar a relação entre o índice de confiança do consumidor e um conjunto de variáveis macroeconómicas através da metodologia VAR à semelhança de outros estudos. Para estudar esta relação usaram-se dados de frequência mensal entre Outubro de 2000 e Outubro de 2013 para 16 países europeus. Ainda se procedeu à análise das funções impulso resposta e da decomposição da variância como forma de perceber se o índice de produção industrial, a taxa de desemprego, a inflação, a taxa de juro e a taxa de câmbio influenciam ou são influenciadas pelo índice de confiança do consumidor. Os principais resultados obtidos indicam que para a maioria dos países um aumento da confiança resulta num aumento da actividade económica, da mesma forma que a taxa de desemprego sofre um decréscimo face a um aumento da confiança. A análise da decomposição da variância confirma estes resultados, para um período de 24 meses, uma vez que segundo esta técnica a confiança do consumidor desempenha um papel importante na explicação dos erros na produção industrial e na taxa de desemprego para a maioria dos países. Contudo, a taxa de juro é a variável que exerce maior importância na explicação dos erros da confiança do consumidor, também para a generalidade dos países.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-04-10T14:47:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/13769
TID:201572621
url http://hdl.handle.net/10773/13769
identifier_str_mv TID:201572621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137546446307328