Crescimento Económico e Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tapia, René Ormazábal
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/32
Resumo: O objecto deste artigo é a ideia de que a educação foi um elemento potencial do crescimento económico da era industrial e que será determinante na procura do desenvolvimento futuro, envolvendo todas as facetas do ser humano e não apenas o seu papel de recurso produtivo. As investigações sobre o ‘crescimento económico’, na abordagem neoclássica da teoria económica, encaram as pessoas e a sua educação como ‘recursos’ ou um meio de conseguir e garantir o crescimento. Esta é a visão ortodoxa do conceito de ‘capital humano’. O crescimento económico, porém, tem gerado também exclusão social, não levando sempre à partilha da riqueza produzida. Nas teorias e reflexões sobre desenvolvimento humano, em contraste, as pessoas são não o meio, mas o fim do próprio desenvolvimento. O campo da educação - aspecto crucial deste desenvolvimento integral da pessoa - tem contributos teóricos e práticos para os desafios que se apresentam no começo do século XXI à economia, o bem-estar, a preservação da cultura, a capacidade de respeitar a diversidade e a percepção da justiça. Summary The object of this article is the idea that education was a potential element of the economic growth in the industrial era and that it will be determinant in the search of future modes of development, involving all the aspects of the human being, and not only its role as productive resource. The research on ‘economic growth’, in the neoclassical economic theory, regards people and education as ‘resources’ or a means of achieving and ensuring growth. This is the orthodox vision of the concept of ‘human capital’. Economic growth, however, has also generated social exclusion, not always leading to the sharing of the produced wealth. In contrast, under the light of the theories and reflections on human development, people are not the means, but the end of development. The field of education - as a crucial aspect of this integral development of the self - has theoretical and practical contributions to the challenges presented, at the outset of the 21st-century, to economy, preservation of culture, capacity of respecting diversity, and the perception of justice.
id RCAP_6bb1f055f67606d73c51e1f5f48f3c7b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Crescimento Económico e EducaçãoO objecto deste artigo é a ideia de que a educação foi um elemento potencial do crescimento económico da era industrial e que será determinante na procura do desenvolvimento futuro, envolvendo todas as facetas do ser humano e não apenas o seu papel de recurso produtivo. As investigações sobre o ‘crescimento económico’, na abordagem neoclássica da teoria económica, encaram as pessoas e a sua educação como ‘recursos’ ou um meio de conseguir e garantir o crescimento. Esta é a visão ortodoxa do conceito de ‘capital humano’. O crescimento económico, porém, tem gerado também exclusão social, não levando sempre à partilha da riqueza produzida. Nas teorias e reflexões sobre desenvolvimento humano, em contraste, as pessoas são não o meio, mas o fim do próprio desenvolvimento. O campo da educação - aspecto crucial deste desenvolvimento integral da pessoa - tem contributos teóricos e práticos para os desafios que se apresentam no começo do século XXI à economia, o bem-estar, a preservação da cultura, a capacidade de respeitar a diversidade e a percepção da justiça. Summary The object of this article is the idea that education was a potential element of the economic growth in the industrial era and that it will be determinant in the search of future modes of development, involving all the aspects of the human being, and not only its role as productive resource. The research on ‘economic growth’, in the neoclassical economic theory, regards people and education as ‘resources’ or a means of achieving and ensuring growth. This is the orthodox vision of the concept of ‘human capital’. Economic growth, however, has also generated social exclusion, not always leading to the sharing of the produced wealth. In contrast, under the light of the theories and reflections on human development, people are not the means, but the end of development. The field of education - as a crucial aspect of this integral development of the self - has theoretical and practical contributions to the challenges presented, at the outset of the 21st-century, to economy, preservation of culture, capacity of respecting diversity, and the perception of justice.Instituto Superior Miguel Torga2002-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/32Interações: Sociedade e as novas modernidades; No. 2Interações: Sociedade e as novas modernidades; Núm. 2Interações: Sociedade e as novas modernidades; N.º 22184-39290873-0725reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/32https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/32/33Tapia, René Ormazábalinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-21T19:44:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:49:49.745274Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Crescimento Económico e Educação
title Crescimento Económico e Educação
spellingShingle Crescimento Económico e Educação
Tapia, René Ormazábal
title_short Crescimento Económico e Educação
title_full Crescimento Económico e Educação
title_fullStr Crescimento Económico e Educação
title_full_unstemmed Crescimento Económico e Educação
title_sort Crescimento Económico e Educação
author Tapia, René Ormazábal
author_facet Tapia, René Ormazábal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tapia, René Ormazábal
description O objecto deste artigo é a ideia de que a educação foi um elemento potencial do crescimento económico da era industrial e que será determinante na procura do desenvolvimento futuro, envolvendo todas as facetas do ser humano e não apenas o seu papel de recurso produtivo. As investigações sobre o ‘crescimento económico’, na abordagem neoclássica da teoria económica, encaram as pessoas e a sua educação como ‘recursos’ ou um meio de conseguir e garantir o crescimento. Esta é a visão ortodoxa do conceito de ‘capital humano’. O crescimento económico, porém, tem gerado também exclusão social, não levando sempre à partilha da riqueza produzida. Nas teorias e reflexões sobre desenvolvimento humano, em contraste, as pessoas são não o meio, mas o fim do próprio desenvolvimento. O campo da educação - aspecto crucial deste desenvolvimento integral da pessoa - tem contributos teóricos e práticos para os desafios que se apresentam no começo do século XXI à economia, o bem-estar, a preservação da cultura, a capacidade de respeitar a diversidade e a percepção da justiça. Summary The object of this article is the idea that education was a potential element of the economic growth in the industrial era and that it will be determinant in the search of future modes of development, involving all the aspects of the human being, and not only its role as productive resource. The research on ‘economic growth’, in the neoclassical economic theory, regards people and education as ‘resources’ or a means of achieving and ensuring growth. This is the orthodox vision of the concept of ‘human capital’. Economic growth, however, has also generated social exclusion, not always leading to the sharing of the produced wealth. In contrast, under the light of the theories and reflections on human development, people are not the means, but the end of development. The field of education - as a crucial aspect of this integral development of the self - has theoretical and practical contributions to the challenges presented, at the outset of the 21st-century, to economy, preservation of culture, capacity of respecting diversity, and the perception of justice.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-04-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/32
url https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/32
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/32
https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/32/33
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Miguel Torga
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Miguel Torga
dc.source.none.fl_str_mv Interações: Sociedade e as novas modernidades; No. 2
Interações: Sociedade e as novas modernidades; Núm. 2
Interações: Sociedade e as novas modernidades; N.º 2
2184-3929
0873-0725
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130362995015680