A arte de ler. Ler para quê?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/5485 |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa tem como principal objetivo aferir os hábitos e as preferências literárias de quem lê. Saber porque leem os leitores e o que pretendem encontrar. Escolhemos como amostra, indivíduos com formação académica superior e a frequentar a Universidade , este nosso critério de seleção prendeu-se com a necessidade de encontrar um conjunto de indivíduos com hábitos de leitura enraizados, de acordo com os objectivos da pesquisa. Pretendemos saber se num mundo onde a tecnologia impera e os computadores são um grande aliciante pela diversidade e rapidez de oferta, os indivíduos conseguem manter os seus hábitos de leitura e qual a importância que esta ocupa nas suas vidas. Procuramos ainda saber se os mesmos têm a noção de partilha, comunicação e criação artística implícitos no ato da leitura. |
id |
RCAP_6bb1f131df7d0dcc3244d71e1ac68f6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5485 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A arte de ler. Ler para quê?EDUCAÇÃOLEITURACOMUNICAÇÃOLINGUAGEMESCRITAMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - ESP. EM BIBLIOTECAS ESCOLARES E LITERACIAS DO SÉC.XXIEDUCATIONREADINGCOMMUNICATIONLANGUAGEWRITINGEste trabalho de pesquisa tem como principal objetivo aferir os hábitos e as preferências literárias de quem lê. Saber porque leem os leitores e o que pretendem encontrar. Escolhemos como amostra, indivíduos com formação académica superior e a frequentar a Universidade , este nosso critério de seleção prendeu-se com a necessidade de encontrar um conjunto de indivíduos com hábitos de leitura enraizados, de acordo com os objectivos da pesquisa. Pretendemos saber se num mundo onde a tecnologia impera e os computadores são um grande aliciante pela diversidade e rapidez de oferta, os indivíduos conseguem manter os seus hábitos de leitura e qual a importância que esta ocupa nas suas vidas. Procuramos ainda saber se os mesmos têm a noção de partilha, comunicação e criação artística implícitos no ato da leitura.This research’s main objective is assessing the habits and literary preferences, knowing why readers read and what they want to find. The sample consists of individuals with university degrees or attending the university. This selection criterion was chosen because the aim was finding a group of individuals with settled reading habits, according to our objectives. We want to know if, in a world where technology prevails and computers are a big attractive due to diversity and speed of offer, individuals can keep their reading habits and the importance it has in their lives. We also seek to find out whether they have the notion of sharing, communication and artistic creation implicit in the act of reading.2014-09-11T09:11:33Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5485TID:201199432porTalefe, Rute Saraiva Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:33Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5485Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:16.068234Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A arte de ler. Ler para quê? |
title |
A arte de ler. Ler para quê? |
spellingShingle |
A arte de ler. Ler para quê? Talefe, Rute Saraiva Ferreira EDUCAÇÃO LEITURA COMUNICAÇÃO LINGUAGEM ESCRITA MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - ESP. EM BIBLIOTECAS ESCOLARES E LITERACIAS DO SÉC.XXI EDUCATION READING COMMUNICATION LANGUAGE WRITING |
title_short |
A arte de ler. Ler para quê? |
title_full |
A arte de ler. Ler para quê? |
title_fullStr |
A arte de ler. Ler para quê? |
title_full_unstemmed |
A arte de ler. Ler para quê? |
title_sort |
A arte de ler. Ler para quê? |
author |
Talefe, Rute Saraiva Ferreira |
author_facet |
Talefe, Rute Saraiva Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Talefe, Rute Saraiva Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO LEITURA COMUNICAÇÃO LINGUAGEM ESCRITA MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - ESP. EM BIBLIOTECAS ESCOLARES E LITERACIAS DO SÉC.XXI EDUCATION READING COMMUNICATION LANGUAGE WRITING |
topic |
EDUCAÇÃO LEITURA COMUNICAÇÃO LINGUAGEM ESCRITA MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - ESP. EM BIBLIOTECAS ESCOLARES E LITERACIAS DO SÉC.XXI EDUCATION READING COMMUNICATION LANGUAGE WRITING |
description |
Este trabalho de pesquisa tem como principal objetivo aferir os hábitos e as preferências literárias de quem lê. Saber porque leem os leitores e o que pretendem encontrar. Escolhemos como amostra, indivíduos com formação académica superior e a frequentar a Universidade , este nosso critério de seleção prendeu-se com a necessidade de encontrar um conjunto de indivíduos com hábitos de leitura enraizados, de acordo com os objectivos da pesquisa. Pretendemos saber se num mundo onde a tecnologia impera e os computadores são um grande aliciante pela diversidade e rapidez de oferta, os indivíduos conseguem manter os seus hábitos de leitura e qual a importância que esta ocupa nas suas vidas. Procuramos ainda saber se os mesmos têm a noção de partilha, comunicação e criação artística implícitos no ato da leitura. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-11T09:11:33Z 2014-01-01T00:00:00Z 2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/5485 TID:201199432 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/5485 |
identifier_str_mv |
TID:201199432 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817554275630317568 |