Modelos de Educação Ambiental no contexto de transição para a Economia Circular e Sustentabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ana Isabel Morais
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10547
Resumo: Os novos temas ambientais como a Educação Ambiental, as Alterações climáticas, a Neutralidade carbónica, a Economia circular, o Desperdício alimentar e os Objetivos de desenvolvimento sustentável possuem uma grande importância na atualidade por ser urgente e imprescindível alcançar as metas propostas estabelecidas por estas estratégias para que sejam atenuados os efeitos causados pela exploração insustentável do planeta. De modo, a compreender se a população residente em zonas de baixa densidade populacional, normalmente zonas rurais, com uma população mais envelhecida, tem conhecimento sobre estes temas foi efetuado um estudo. Este estudo baseou-se na realização de um primeiro inquérito para ficar a conhecer se a população tinha conhecimento sobre estes temas, de seguida foi elaborada uma formação para informar e aumentar os conhecimentos e competências da população acerca destas novas temáticas, finalizando com um segundo inquérito para averiguar se a formação tinha melhorado os conhecimentos dos mesmos relativamente a estes temas. A população estudada foi constituída por 175 indivíduos residentes no concelho de Valpaços, divididos em três grupos de diferentes faixas etárias, género e habilitações literárias, nomeadamente jovens dos 12 aos 18 anos, população ativa dos 19 aos 65 anos e idosos dos 66 aos 100 anos. De todos os inquiridos foi o grupo da população ativa e dos jovens dos 16 aos 18 anos que obteve os melhores resultados às questões do primeiro inquérito, enquanto que o grupo dos idosos e dos jovens dos 12 aos 15 anos apresentaram um maior desconhecimento relativamente a estes temas. Após a formação, verificou-se uma melhoria muito significativa no aumento do conhecimento relativo a estas temáticas, sendo que foi o grupo dos idosos onde se verificou uma melhoria mais acentuada do primeiro para o segundo inquérito. Através da análise dos dados é percetível que existe pouco conhecimento acerca destas temáticas, sobretudo na população mais jovem e idosa, sendo que o total de respostas erradas no primeiro inquérito foi 53%. A formação gerou resultados mais positivos, comprovada através da melhoria dos resultados do segundo inquérito, onde 78% das respostas foram dadas de forma correta, mostrando que é importante informar localmente a população sobre estes temas.
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Este estudo baseou-se na realização de um primeiro inquérito para ficar a conhecer se a população tinha conhecimento sobre estes temas, de seguida foi elaborada uma formação para informar e aumentar os conhecimentos e competências da população acerca destas novas temáticas, finalizando com um segundo inquérito para averiguar se a formação tinha melhorado os conhecimentos dos mesmos relativamente a estes temas. A população estudada foi constituída por 175 indivíduos residentes no concelho de Valpaços, divididos em três grupos de diferentes faixas etárias, género e habilitações literárias, nomeadamente jovens dos 12 aos 18 anos, população ativa dos 19 aos 65 anos e idosos dos 66 aos 100 anos. De todos os inquiridos foi o grupo da população ativa e dos jovens dos 16 aos 18 anos que obteve os melhores resultados às questões do primeiro inquérito, enquanto que o grupo dos idosos e dos jovens dos 12 aos 15 anos apresentaram um maior desconhecimento relativamente a estes temas. Após a formação, verificou-se uma melhoria muito significativa no aumento do conhecimento relativo a estas temáticas, sendo que foi o grupo dos idosos onde se verificou uma melhoria mais acentuada do primeiro para o segundo inquérito. Através da análise dos dados é percetível que existe pouco conhecimento acerca destas temáticas, sobretudo na população mais jovem e idosa, sendo que o total de respostas erradas no primeiro inquérito foi 53%. A formação gerou resultados mais positivos, comprovada através da melhoria dos resultados do segundo inquérito, onde 78% das respostas foram dadas de forma correta, mostrando que é importante informar localmente a população sobre estes temas.The new environmental topics such as environmental education, climate change, carbon neutrality, circular economy, food waste and the sustainable development goals are of great importance today, as it is urgent and essential to reach the proposed goals established by these strategies for that the effects caused by unsustainable exploitation of the planet are mitigated. This study was based on a first survey to recognise whether the population had any knowledge on these themes, followed by a workshop to inform, create awareness and increase the competences of the population on these new topics, finishing with a second survey to assess if the population’s knowledge on the latter had improved. The studied population was composed of 175 individuals, residing in the Valpaços county, split into three groups of different age ranges, genders and qualifications, namely young people between 12 and 18 years old, active population between 19 and 65 years old, and elderly between 66 and 100 years old. Of all the surveyed individuals, the group comprising of active population and young people between 16 and 18 years old obtained the highest score in the first survey, while the elder group and the group of young people between 12 and 15 years old displayed a smaller awareness with respect to these topics. After the workshop, a very significant improvement in the level of knowledge on these topics was observed, with the steepest improvement happening among the group of elderly people. Through the analysis of the data, one can apprehend that there is a clear lack of knowledge regarding these themes, especially among the younger and elder population, with the latter displaying a total of 53% wrong answers in the first survey. The workshop was responsible for a more positive outcome, which was then proven through an improvement in results in the second survey, where 78% of the answers were correct, validating the importance of informing the population on these issues locally.2021-07-05T11:04:59Z2021-04-23T00:00:00Z2021-04-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10547pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Ana Isabel Moraisreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:30:15Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10547Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:30.345695Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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