Monetização de um marketplace : estudo de caso Mercadão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/32071 |
Resumo: | Atualmente, a digitalização tem revolucionado o mundo empresarial sendo quase obrigatório uma empresa ter presença online. Assim, o número de empresas presentes no comércio digital tem vindo a crescer de ano para ano. Com este crescimento tornou-se essencial disponibilizar soluções que permitam uma aglomeração de empresas, facilitando a experiência do consumidor num website. Surgem então os marketplaces eletrónicos, e cada vez mais as empresas procuram estratégias para monetizar os marketplaces e para, assim, conseguirem criar mais oportunidades de receita nessas plataformas. O relatório de estágio realizado na empresa Fonte Online teve como principal objetivo descobrir quais são as principais estratégias de monetização de um marketplace. Nesse sentido, foi realizada uma análise da literatura e foi adotada uma estratégia de investigação de estudo de caso. O estudo de caso escolhido para o desenvolvimento desta investigação foi sobre o Pingo Doce, empresa presente no marketplace do Mercadão. Esse estudo de caso permitiu uma análise particular à estratégia utilizada para criar valor para a plataforma, bem como a identificação de um conjunto de recomendações com vista a contribuir para melhorar a estratégia de monetização adotada. |
id |
RCAP_6bd65777904db643781040ced5010ac2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32071 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Monetização de um marketplace : estudo de caso MercadãoMarketplaceMonetizaçãoMarketplace eletrónicoMonetizationElectronic marketplacesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoAtualmente, a digitalização tem revolucionado o mundo empresarial sendo quase obrigatório uma empresa ter presença online. Assim, o número de empresas presentes no comércio digital tem vindo a crescer de ano para ano. Com este crescimento tornou-se essencial disponibilizar soluções que permitam uma aglomeração de empresas, facilitando a experiência do consumidor num website. Surgem então os marketplaces eletrónicos, e cada vez mais as empresas procuram estratégias para monetizar os marketplaces e para, assim, conseguirem criar mais oportunidades de receita nessas plataformas. O relatório de estágio realizado na empresa Fonte Online teve como principal objetivo descobrir quais são as principais estratégias de monetização de um marketplace. Nesse sentido, foi realizada uma análise da literatura e foi adotada uma estratégia de investigação de estudo de caso. O estudo de caso escolhido para o desenvolvimento desta investigação foi sobre o Pingo Doce, empresa presente no marketplace do Mercadão. Esse estudo de caso permitiu uma análise particular à estratégia utilizada para criar valor para a plataforma, bem como a identificação de um conjunto de recomendações com vista a contribuir para melhorar a estratégia de monetização adotada.Nowadays, digitalization has revolutionized the business world and it is almost mandatory for a company to have an online presence. Therefore, the number of companies present in the digital commerce has been growing every year. With this growth it is essential to develop solutions that agglomerate potential suppliers, improving consumers’ online purchasing experiences. Thus, electronic marketplaces have assumed an increasing relevance, and more and more companies try to find effective strategies to monetize marketplaces and create more revenue opportunities from these platforms. This internship report, carried out at Fonte Online, had the central objective of discovering the main strategies for monetizing a marketplace. Therefore, it was done a literature review and used a case study research strategy. The case study chosen for the development of this research was Pingo Doce, a client of the marketplace Mercadão. This case study allowed the identification of the instruments used to create value for Mercadão and also to provide important recommendations in order to improve the monetization strategy adopted by the platform.Machado, Joana Pinto Leite CésarVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMiranda, Manuel Carlos Côrte-Real Lencart Ferreira2021-02-17T10:46:50Z2020-07-0920202020-07-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/32071TID:202561429porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:37:31Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32071Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:25:50.470671Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Monetização de um marketplace : estudo de caso Mercadão |
title |
Monetização de um marketplace : estudo de caso Mercadão |
spellingShingle |
Monetização de um marketplace : estudo de caso Mercadão Miranda, Manuel Carlos Côrte-Real Lencart Ferreira Marketplace Monetização Marketplace eletrónico Monetization Electronic marketplaces Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Monetização de um marketplace : estudo de caso Mercadão |
title_full |
Monetização de um marketplace : estudo de caso Mercadão |
title_fullStr |
Monetização de um marketplace : estudo de caso Mercadão |
title_full_unstemmed |
Monetização de um marketplace : estudo de caso Mercadão |
title_sort |
Monetização de um marketplace : estudo de caso Mercadão |
author |
Miranda, Manuel Carlos Côrte-Real Lencart Ferreira |
author_facet |
Miranda, Manuel Carlos Côrte-Real Lencart Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Machado, Joana Pinto Leite César Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Manuel Carlos Côrte-Real Lencart Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketplace Monetização Marketplace eletrónico Monetization Electronic marketplaces Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Marketplace Monetização Marketplace eletrónico Monetization Electronic marketplaces Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Atualmente, a digitalização tem revolucionado o mundo empresarial sendo quase obrigatório uma empresa ter presença online. Assim, o número de empresas presentes no comércio digital tem vindo a crescer de ano para ano. Com este crescimento tornou-se essencial disponibilizar soluções que permitam uma aglomeração de empresas, facilitando a experiência do consumidor num website. Surgem então os marketplaces eletrónicos, e cada vez mais as empresas procuram estratégias para monetizar os marketplaces e para, assim, conseguirem criar mais oportunidades de receita nessas plataformas. O relatório de estágio realizado na empresa Fonte Online teve como principal objetivo descobrir quais são as principais estratégias de monetização de um marketplace. Nesse sentido, foi realizada uma análise da literatura e foi adotada uma estratégia de investigação de estudo de caso. O estudo de caso escolhido para o desenvolvimento desta investigação foi sobre o Pingo Doce, empresa presente no marketplace do Mercadão. Esse estudo de caso permitiu uma análise particular à estratégia utilizada para criar valor para a plataforma, bem como a identificação de um conjunto de recomendações com vista a contribuir para melhorar a estratégia de monetização adotada. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-09 2020 2020-07-09T00:00:00Z 2021-02-17T10:46:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/32071 TID:202561429 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/32071 |
identifier_str_mv |
TID:202561429 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131974781108224 |