Monetização de um marketplace : estudo de caso Mercadão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Manuel Carlos Côrte-Real Lencart Ferreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/32071
Resumo: Atualmente, a digitalização tem revolucionado o mundo empresarial sendo quase obrigatório uma empresa ter presença online. Assim, o número de empresas presentes no comércio digital tem vindo a crescer de ano para ano. Com este crescimento tornou-se essencial disponibilizar soluções que permitam uma aglomeração de empresas, facilitando a experiência do consumidor num website. Surgem então os marketplaces eletrónicos, e cada vez mais as empresas procuram estratégias para monetizar os marketplaces e para, assim, conseguirem criar mais oportunidades de receita nessas plataformas. O relatório de estágio realizado na empresa Fonte Online teve como principal objetivo descobrir quais são as principais estratégias de monetização de um marketplace. Nesse sentido, foi realizada uma análise da literatura e foi adotada uma estratégia de investigação de estudo de caso. O estudo de caso escolhido para o desenvolvimento desta investigação foi sobre o Pingo Doce, empresa presente no marketplace do Mercadão. Esse estudo de caso permitiu uma análise particular à estratégia utilizada para criar valor para a plataforma, bem como a identificação de um conjunto de recomendações com vista a contribuir para melhorar a estratégia de monetização adotada.
id RCAP_6bd65777904db643781040ced5010ac2
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32071
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Monetização de um marketplace : estudo de caso MercadãoMarketplaceMonetizaçãoMarketplace eletrónicoMonetizationElectronic marketplacesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoAtualmente, a digitalização tem revolucionado o mundo empresarial sendo quase obrigatório uma empresa ter presença online. Assim, o número de empresas presentes no comércio digital tem vindo a crescer de ano para ano. Com este crescimento tornou-se essencial disponibilizar soluções que permitam uma aglomeração de empresas, facilitando a experiência do consumidor num website. Surgem então os marketplaces eletrónicos, e cada vez mais as empresas procuram estratégias para monetizar os marketplaces e para, assim, conseguirem criar mais oportunidades de receita nessas plataformas. O relatório de estágio realizado na empresa Fonte Online teve como principal objetivo descobrir quais são as principais estratégias de monetização de um marketplace. Nesse sentido, foi realizada uma análise da literatura e foi adotada uma estratégia de investigação de estudo de caso. O estudo de caso escolhido para o desenvolvimento desta investigação foi sobre o Pingo Doce, empresa presente no marketplace do Mercadão. Esse estudo de caso permitiu uma análise particular à estratégia utilizada para criar valor para a plataforma, bem como a identificação de um conjunto de recomendações com vista a contribuir para melhorar a estratégia de monetização adotada.Nowadays, digitalization has revolutionized the business world and it is almost mandatory for a company to have an online presence. Therefore, the number of companies present in the digital commerce has been growing every year. With this growth it is essential to develop solutions that agglomerate potential suppliers, improving consumers’ online purchasing experiences. Thus, electronic marketplaces have assumed an increasing relevance, and more and more companies try to find effective strategies to monetize marketplaces and create more revenue opportunities from these platforms. This internship report, carried out at Fonte Online, had the central objective of discovering the main strategies for monetizing a marketplace. Therefore, it was done a literature review and used a case study research strategy. The case study chosen for the development of this research was Pingo Doce, a client of the marketplace Mercadão. This case study allowed the identification of the instruments used to create value for Mercadão and also to provide important recommendations in order to improve the monetization strategy adopted by the platform.Machado, Joana Pinto Leite CésarVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMiranda, Manuel Carlos Côrte-Real Lencart Ferreira2021-02-17T10:46:50Z2020-07-0920202020-07-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/32071TID:202561429porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:37:31Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32071Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:25:50.470671Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Monetização de um marketplace : estudo de caso Mercadão
title Monetização de um marketplace : estudo de caso Mercadão
spellingShingle Monetização de um marketplace : estudo de caso Mercadão
Miranda, Manuel Carlos Côrte-Real Lencart Ferreira
Marketplace
Monetização
Marketplace eletrónico
Monetization
Electronic marketplaces
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Monetização de um marketplace : estudo de caso Mercadão
title_full Monetização de um marketplace : estudo de caso Mercadão
title_fullStr Monetização de um marketplace : estudo de caso Mercadão
title_full_unstemmed Monetização de um marketplace : estudo de caso Mercadão
title_sort Monetização de um marketplace : estudo de caso Mercadão
author Miranda, Manuel Carlos Côrte-Real Lencart Ferreira
author_facet Miranda, Manuel Carlos Côrte-Real Lencart Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Joana Pinto Leite César
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Manuel Carlos Côrte-Real Lencart Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Marketplace
Monetização
Marketplace eletrónico
Monetization
Electronic marketplaces
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Marketplace
Monetização
Marketplace eletrónico
Monetization
Electronic marketplaces
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Atualmente, a digitalização tem revolucionado o mundo empresarial sendo quase obrigatório uma empresa ter presença online. Assim, o número de empresas presentes no comércio digital tem vindo a crescer de ano para ano. Com este crescimento tornou-se essencial disponibilizar soluções que permitam uma aglomeração de empresas, facilitando a experiência do consumidor num website. Surgem então os marketplaces eletrónicos, e cada vez mais as empresas procuram estratégias para monetizar os marketplaces e para, assim, conseguirem criar mais oportunidades de receita nessas plataformas. O relatório de estágio realizado na empresa Fonte Online teve como principal objetivo descobrir quais são as principais estratégias de monetização de um marketplace. Nesse sentido, foi realizada uma análise da literatura e foi adotada uma estratégia de investigação de estudo de caso. O estudo de caso escolhido para o desenvolvimento desta investigação foi sobre o Pingo Doce, empresa presente no marketplace do Mercadão. Esse estudo de caso permitiu uma análise particular à estratégia utilizada para criar valor para a plataforma, bem como a identificação de um conjunto de recomendações com vista a contribuir para melhorar a estratégia de monetização adotada.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-09
2020
2020-07-09T00:00:00Z
2021-02-17T10:46:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/32071
TID:202561429
url http://hdl.handle.net/10400.14/32071
identifier_str_mv TID:202561429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131974781108224